Livros

Avaliação Psicológica nos Contextos de Saúde e Hospitalar
Editora Artmed – 1ª edição, ano 2019
216 páginas – ISBN 978-85-82715-57-4

Organizadores: Claudio Simon Hutz, Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentini, Eduardo Remor

Quarto livro da Coleção Avaliação Psicológica, este livro traz conteúdo baseado nos últimos avanços em pesquisa e discute os melhores métodos e instrumentos de avaliação para psicólogos que atuam nos contextos de saúde e hospitalar. Escrita por especialistas brasileiros, esta obra enfatiza a relação entre a teoria e a prática, sendo essencial para estudantes e profissionais da psicologia, bem como para pesquisadores de áreas afins, como medicina, enfermagem e nutrição.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade
Editora Artmed – 1ª edição, ano 2018
486 páginas – ISBN 978-85-82714-87-4

Organizadores: Claudio Simon Hutz, Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentini

Terceiro livro da Coleção Avaliação Psicológica, traz ao leitor informações abrangentes e atuais sobre o tema. Reunindo importantes profissionais da área, a obra aborda: o processo psicodiagnóstico, as especificidades do psicodiagnóstico de crianças, adolescentes e idosos, a avaliação de inteligência e personalidade, e o psicodiagnóstico nas alterações psicológicas mais prevalentes.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Aplicações da Psicologia Positiva: Trabalho e Organizações
Editora Hogrefe – 1ª edição, ano 2018
239 páginas – ISBN 978-85-85439-63-7

Organizadores: Ana Claudia Souza Vazquez, Claudio Simon Hutz

É do conhecimento de todos a relevância que o trabalho tem sobre os indivíduos, mas como interagir nesse contexto? Este livro traz contribuições inéditas e muito atualizadas sobre a área da psicologia positiva organizacional e do trabalho (PPOT). Escrito por pesquisadores renomados, a obra apresenta uma diversidade de visões e um amplo panorama das múltiplas aplicações da PPOT. Com o intuito de contribuir e aprimorar a prática dos profissionais, a obra oferta ao seu leitor a descrição da psicologia positiva, material em alta pela aplicabilidade e efetividade no mercado, assim como, as formas de interação nas organizações e as dinâmicas no mundo dos negócios.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Intervenções em Psicologia Positiva aplicadas à Saúde
Editora Leader – 1ª edição, ano 2018
356 páginas – ISBN 978-85-5474-033-7

Organizadores: Claudio Simon Hutz, Caroline T. Reppold

Este livro traz aplicações da Psicologia Positiva para a saúde. Especialistas descrevem, nos 14 capítulos de “Intervenções em Psicologia Positiva Aplicadas à Saúde”, estudos criteriosos sobre a aplicação à saúde humana da Psicologia Positiva, que se dedica a desenvolver os meios para que as pessoas possam vivenciaravida ótima, tendo como foco suas forças e potencialidades. Intervenções em gratidão, em casos de assédio, na prevenção à violência, noenvelhecimento, no cultivo do equilíbrio emocional e na vivência de pacientes emhospitais são alguns temas abordados com embasamento em casos que atingiram osresultados esperados pelos profissionais da Psicologia Positiva.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Avaliação em Psicologia Positiva: técnicas e medidas
Editora Hogrefe – 1ª edição, ano 2016
184 páginas – ISBN 978-85-85439-33-0

Organizador: Claudio Simon Hutz

Este livro apresenta várias escalas para a avaliação de importantes variáveis na área da Psicologia Positiva, tais como Engajamento no Trabalho, Altruísmo, Autocompaixão, Amizade, Suporte Social. Essas escalas são válidas para uso no Brasil e podem ser utilizadas por pesquisadores, professores, estudantes e profissionais. Elas são apresentadas com explicações sobre como devem ser aplicadas e como os resultados devem ser interpretados.
O leitor encontrará também neste livro capítulos discutindo métodos e técnicas de avaliação da Resiliência, Mindfulness e Forças e Virtudes, além de várias outras informações atualizadas, incluindo um capítulo sobre indicadores de bem-estar subjetivo em crianças.
Trata-se de uma obra fundamental para quem trabalha ou para quem está iniciando sua formação na área da Psicologia Positiva.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Psicodiagnóstico
Editora Artmed – 1ª edição, ano 2016
428 páginas – ISBN 978-85-8271-311-2

Organizadores: Claudio Simon Hutz, Denise R. Bandeira, Clarissa Trentini e Jefferson Krug

Segundo livro da Coleção Avaliação Psicológica, traz ao leitor informações abrangentes e atuais sobre o tema. Reunindo importantes profissionais da área, a obra aborda: o processo psicodiagnóstico, as especificidades do psicodiagnóstico de crianças, adolescentes e idosos, a avaliação de inteligência e personalidade, e o psicodiagnóstico nas alterações psicológicas mais prevalentes.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Psicometria
Editora Artmed – 1ª edição, ano 2015
192 páginas – ISBN 978-85-8271-235-1

Organizadores: Claudio Simon Hutz, Denise R. Bandeira e Clarissa Trentini

Primeiro livro da coleção Avaliação Psicológica, Psicometria é uma introdução concisa e acessível à área, em que os autores abordam: o uso de métodos, técnicas e testes; o desenvolvimento, a adaptação e a validação de testes; os aspectos éticos envolvidos; as formas de construir e administrar testes; a validade e a fidedignidade; o sistema de avaliação de testes psicológicos (Satepsi).

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Avaliação em Psicologia Positiva
Editora Artmed – 1ª edição, ano 2013
151 páginas – ISBN 978-85-8271-086-9

Organizador: Claudio Simon Hutz

Finalmente temos num mesmo livro escalas para avaliar satisfação de vida, afetos positivos e negativos, autoestima, autoeficácia, otimismo, esperança - todas validadas pelos pesquisadores do Laboratório de Mensuração e também com normas. Lançamento no XV Simpósio da Anpepp 2014

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Transtorno do espectro obsessivo-compulsivo
Editora Casa do Psicólogo – 1ª edição, ano 2013
474 páginas – ISBN: 978-85-8040-264-3

Organizadores: Caroline T. Reppold, Ygor A. Ferrão e Claudio S. Hutz

Elaborada por alguns dos principais pesquisadores da área, esta obra trata de transtornos de ansiedade, transtornos de controle dos impulsos, transtornos relacionados ao uso de substâncias e transtornos alimentares que envolvem o espectro obsessivo-compulsivo. Alguns capítulos descrevem relatos de casos ilus¬trativos dos diagnósticos e tratamentos propostos. Com isso, pretende-se ampliar a articulação teórica e clínica existente entre transtornos mentais de um mesmo espectro, o que pode resultar em novas hipóteses sobre sua semiologia, etiologia e terapêutica.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Estudos e pesquisas em psicologia do desenvolvimento e da personalidade: uma homenagem a Angela Biaggio
Editora Casa do Psicólogo - 1ª edição, ano 2013
224 páginas - ISBN: 978-85-8040-267-4

Organizadores: Claudio Simon Hutz e Luciana Karine de Souza

Este livro foi organizado com a finalidade de disponibilizar para a comunidade científica contribuições recentes e relevantes nas áreas de psicologia do desenvolvimento, da personalidade, psicologia social e avaliação psicológica. Os trabalhos presentes neste livro também contribuem para a educação e outras áreas do conhecimento, dada a interdisciplinaridade no tratamento teórico e conceitual realizado pelos autores. São capítulos de alta qualidade, produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, fundamentados em pesquisas de temas relevantes e de interesse tanto da comunidade científica nacional como internacional. Os temas abrangem moralidade, desenvolvimento social, estilo atribucional, empatia, adoção, avaliação do julgamento moral, educação para a paz e a justiça. Esta obra tem por objetivo homenagear uma grande pesquisadora, a qual deixou contribuições marcantes na trajetória da produção científica nacional em psicologia do desenvolvimento e de boa parte dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – a professora Angela Maria Brasil Biaggio.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Amizades em contexto - Desenvolvimento e cultura
Editora Casa do Psicólogo - 1ª edição, ano 2012
264 páginas - ISBN: 978-85-8040-094-6.

Organizadores: Luciana Karine de Souza e Claudio Simon Hutz

Os oito Capítulos deste livro caracterizam-se por oferecer definições claras do conceito de amizade que, somadas, demarcam com precisão suas diferentes acepções. Vários Capítulos, além de apresentarem resumos de programas de pesquisa realizados sobre diversos aspectos da amizade, oferecem também revisões teóricas atualizadas e concisas a partir de disciplinas como Filosofia, Antropologia e Sociologia sem, entretanto, perder de vista a Psicologia Social da amizade como eixo teórico fundamental. Além disso, frequentemente apresentam discussão da aplicação prática dos resultados das pesquisas descritas.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Avanços em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes II.
Ed. Casa do Psicólogo, 2012.

Organizador: Claudio Simon Hutz

O Grupo de Trabalho em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) tem, entre seus objetivos principais, produzir um livro-texto, a cada dois anos, que possa ser útil para profissionais e estudantes de psicologia e áreas afins. Este é o segundo de uma série iniciada em 2010. No primeiro livro, apresentamos 13 Capítulos. No presente, são 19 Capítulos que atualizam o leitor interessado na área. Os autores deste volume são alguns dos principais pesquisadores brasileiros em atividade, e as informações trazidas são atualizadas e compatíveis com a nossa realidade. 

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Avanços em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes.
Editora Casa do Psicólogo – 1ª edição 2010.
373 páginas – ISBN 978-85-62553-18-9.


Organizador: Claudio Simon Hutz

Este livro é produto do trabalho dos membros do GT da ANPEPP sobre Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes. Este Grupo de Trabalho derivou-se do GT original sobre Avaliação Psicológica iniciado em 1990 e que se multiplicou em vários GTs em 2008 devido ao crescimento da área da Avaliação Psicológica no país. Os autores dos capítulos desta coletânea são pesquisadores altamente qualificados nas temáticas sobre as quais discorrem, e nossa expectativa é que este material possa representar uma contribuição efetiva para estudantes de pós-graduação, psicólogos, neuropsicólogos e outros profissionais envolvidos na avaliação de crianças e adolescentes. 

Para adquirir o livro, clique aqui.

   
Avanços em Psicologia Comunitária e Intervenções Psicosociais
Editora Casa do Psicólogo – 1ª edição 2010
325 páginas – ISBN 978-85-62553-16-5.

Organizador: Claudio Simon Hutz

Este livro é o quarto de uma série iniciada em 2002 a partir de um projeto apoiado pelo International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect (ISPCAN), que foi, na época, financiado pela OAK Foundation com o objetivo de produzir material atualizado e de qualidade para profissionais que atuam na área da saúde comunitária e também para apoiar as atividades de cursos de graduação e pós-graduação de psicologia , medicina, serviço social , pedagogia e outros voltados para a atuação com grupos e populações em situações de risco. 
Desde então, temos produzido sistematicamente atualizações e novas informações úteis para a nossa realidade, produzidas como resultados de pesquisas conduzidas tanto no onsso programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) e no curso de especialização em Saúde Comunitária da UFRGS como por pesquisadores de outras regiões do país que se destacam pela qualidade de seus trabalhos. 
O quarto livro, que está sendo lançado agora, também pea Casa do Psicólogo, que tem sido uma parceria importante na difusão deste conhecimento, retoma questões originais, referentes a abuso sexual e suicídio na adolescência, mas avança e trata também de questões mais ampla da psicologia comunitária contemporânea, envolvendo questões institucionais, sociais e também na polêmica a questões das cotas raciais nas universidades.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Avanços e Polêmicas em Avaliação Psicológica
Editora Casa do Psicólogon – 1ª Edição 2009
318 páginas – ISBN 978-85-7396-646-6.

Organizador: Claudio Simon Hutz

Jurena Alcides Cunha nasceu em Porto Alegre - RS, em 30 de outubro de 1925 e faleceu na mesma cidade em 20 de agosto de 2003. Ao longo de sua trajetória, como pesquisadora e como professora deu contribuições muito relevantes e marcantes para a área de avaliação psicológica. Jurema trabalhou como professora na UNISINOS, na PUC-RS e, nos últimos anos de sua vida, no PPG em Psicologia da UFRGS. Inúmeros psicólogos estudaram com Jurema e muitos foram seus bolsistas de IC, colaboradores em seu grupo de pesquisa, orientandos de mestrado e doutorado. Muitos ainda estão ativos e são figuras de destaque na psicologia brasileira. Jurema recebeu uma justa homenagem no congresso do IBAPE em 2003, em Campinas, pouco antes de falecer. Agora, comemorando 21 anos de atividade, o PPG em Psicologia da UFRGS tomou a iniciativa de produzir este livro como uma homenagem póstuma a Jurema Alcides Cunha, por seu trabalho, sua dedicação e suas contribuições para a área de avaliação psicológica. Este livro, editado pelo professor Claudio Simon Hutz, contou com a colaboração de 17 autores, entre eles os principais pesquisadores na área de avaliação psicológica, que produziram 12 capítulos discutindo avanços e polêmicas na área. Procuramos produzir um livro que a Jurema teria gostado de ler. 

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Prevenção e Intervenção em Situações de Risco e Vulnerabilidade
Editora Casa do Psicólogo – 1ª edição 2007
273 páginas – ISBN978-85-7396-550-6

Organizador: Claudio Simon Hutz

Adoção tardia, crianças e adolescentes em situação de abandono, contexto prisional, abuso sexual no âmbito familiar, uso de drogas, reinserção familiar de adolescentes, entre outras, são situações de vulnerabilidade e risco, que representam um desafio ao profissional de psicologia: como efetuar a prevenção ou a intervenção em tais contextos?

Este livro escrito por especialistas em suas áreas de pesquisa, será certamente um grande apoio ao psicólogo, como também aos diversos profissionais que lidam com essas problemáticas.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Teaching Psychology Around the World
Cambridge Scholars Publishing – 1st Edition 2007
625 pages – ISBN 1-84718-259-3; ISBN 13: 9781847182593

Edited by: Sherry McCrthy,Ph.D.; Stephen Newstead, Ph.D.; Victor Karandashev, Ph.D.; Carlo Prandini, Ph.D.; Claudio Hutz, Ph.D., and William Gomes, Ph.D.

This book is dedicated to all of our colleagues who have devoted their time and energy to help us bring together information about the similarities and differences of teaching and practicing psychology throughout their respective countries. It is especially dedicated to Professor Ernesto Alvarez (1953-2007), former Dean of Psycology at Universidad Autonoma de Baja California (UABC), who spent much of his life bringing together students and professors of psychology from around the world.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Preventing Teen Violence
A guide for parents and professionals

Praeger Publishers – 1st Edition 2006
286 pages – ISBN 0-275-98246-7; ISSN 1546-668X

Edited by: Sherri N. McCarthy and Claudio Simon Hutz

This volume examines adolescent aggression from many perspectives – biological, psychological, and social – and analyses some of the contributing factors to this growing problem. Written by internationally recognized experts in adolescent psychology, this book not only covers the causes of teen violence but, more important, offers solutions.

McCarthy, Hutz, and their contributors reveal the precursors to violent behavior and provide strategies for working with adolescents to prevent future violence. The symptoms and strategies are described clearly, in a way that can be understood and adapted by parents, schools, social service agencies, and criminal justice institutions. Topics include: substance, abuse, suicide and self-harm, sexual aggression, anger management and impulse control, gang violence, school violence, bullying, resilience, and increasing critical thinking skills. This book is a must-read for anyone who lives, works, or comes in contact with youth.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   
Violência e Risco na Infância e Adolescência
Editora Casa do Psicólogo – 1ª edição 2005
224 páginas – ISBN85-7396-412-X


Organizador: Claudio Simon Hutz

Este livro é parte de um projeto de divulgação de informações e conhecimentos para a atuação profissional com grupos e populações em situação de risco. Interessa a todos os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes que se desenvolvem em condições atípicas, vitimizados pela violência, pela pobreza e pela exclusão social.

Para adquirir o livro, clique aqui.

   

Situações de risco e vulnerabilidade na infância e na adolescência: aspectos teóricos e estratégias de intervenção
Ed. Casa do Psicólogo – 1ª edição 2002
212 páginas – ISBN 85-7396-166-X

Organizador: Claudio Simon Hutz

Textos especialmente úteis para estudantes de graduação e pós-graduação interessados nos aspectos psicológicos do desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil, em especial as que vivem em situações de risco pessoal e social.

Para adquirir o livro, clique aqui.