Pesquisas

Aprimoramento de Escalas e Relações entre Traços de Personalidade e Construtos da Psicologia Positiva

Objetivo: Este projeto tem dois grandes objetivos: o primeiro é o de aprimorar a avaliação da personalidade feita através de escalas no Brasil. Isso se dará a partir da revisão do instrumento Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN), que se propõe a avaliar o Neuroticismo, um dos teorizados Cinco Grandes Fatores da personalidade. O segundo, é o de produzir um estudo detalhado das relações entre os diversos construtos da Psicologia Positiva (Satisfação com a vida, Afetos, Otimismo, Esperança, Autoestima, Autoeficácia) e características de personalidade.

Autor: Claudio Simon Hutz

 

 

Autonomia e Teoria da Autodeterminação

Resumo: Investiga o desenvolvimento da autonomia durante a adolescência, diferenciando-o da independência. Autonomia é definida conforme a teoria da autodeterminação: funcionamento autoendossado e volitivo. 

Objetivos: Contribuir na definição do construto da autonomia, diferenciando-o de independência; compreender o processo da aquisição da autonomia durante a adolescência, estudo sobre as teoria da autodeterminação e as necessidades básicas de autonomia, competência e relação. 

Autora: Daniela Bergesch D'Incao.