Você está aqui: Página Inicial Notícias CRPRS lamenta morte da psicanalista e professora Martha Brizio

CRPRS lamenta morte da psicanalista e professora Martha Brizio

Nota do CRPRS sobre o falecimento da professora Martha Brizio:

 

Profissional com extensa participação acadêmica e clínica, morreu na segunda-feira (23/04) em Porto Alegre a psicóloga e psicanalista argentina Martha Dominga Brizio. Radicada na capital desde 1976, recebeu o título de Cidadã em 2008 devido ao trabalho social desenvolvido na Clínica de Psicologia da UFRGS – onde foi professora por 32 anos (1977-2009).

Bacharelada em Psicologia pela Universidad del Litoral (Santa Fé) em 1967, concluiu no mesmo ano a licenciatura em Psicologia pela Universidad Nacional de Rosario (Rosario) e se especializou em Psicanálise e Clínica pela UFRGS, em 1995. Foi diretora da Clínica de Psicologia da mesma universidade entre 2000 e 2009 – quando se aposentou e passou a atuar como colaboradora.

Martha nasceu na província de Santa Fé (San Martín de las Escobas, 6 de setembro de 1939). Na Argentina, participou do movimento estudantil, trabalhou em clínica e lecionou Psicanálise. Também desenvolveu um trabalho de atendimento psicanalítico com operários grevistas na região de Rosário.

Chegou ao Brasil com um grupo de lacanianos que migrou da Argentina por razões políticas: Miguel Massolo, Alfredo Jerusalinski e Silvia Eugenia Molina. Em Porto Alegre, teve papel decisivo na criação do Núcleo de Atendimento Psicológico ao Estudante (Nape), embrião da futura Clínica de Psicologia da UFRGS e do Departamento de Psicanálise. Martha Brizio era registrada no CRPRS desde 1983.

“Seu carisma e beleza encantava a todos. Tive a honra de ser seu aluno e supervisionando. Durante oito anos aprendi muito com ela sobre a clínica das psicoses. Ela, como ninguém, tinha um manejo transferencial emocionante e invejável com a loucura, acolhendo e sendo amada pelos pacientes”, escreveu o colega e discípulo Gaio Fontella em uma rede social.

O CRPRS expressa seu sentimento de pesar e se solidariza com os familiares de Martha, além de seus amigos, colegas, pacientes e alunos.

 

Texto original: http://www.crprs.org.br/comunicacao/noticias/crprs-lamenta-morte-da-psicanalista-e-professora-martha-brizio-4054