Você está aqui: Página Inicial Notícias Homenagem à professora Martha Brizio

Homenagem à professora Martha Brizio

O Conselho do Instituto de Psicologia, reunido em sessão ordinária no último dia 2 de maio, prestou homenagem à professora Martha Brizio, falecida no último dia 23 de abril, pela sua intensa dedicação ao Curso de Psicologia e o seu importante papel na constituição e manutenção da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS aberta à comunidade. A Equipe Técnica da Clínica de Atendimento Psicológico também prestou homenagem à professora, a qual reproduzimos a seguir:

 

HOMENAGEM À MARTHA BRIZIO

“Graças a Porto Alegre, pude construir uma história pessoal que teve repercussões no espaço público, para além de meu círculo de familiares e amigos. Devo a esta cidade, pois foi nela que inscrevi meu nome e construí laços que me sustentaram nessa caminhada. Por isto, por mais que faça, nunca poderei pagar o que ela me proporcionou. Mas não é esse o motor do desejo: uma dívida simbólica impagável que nos move pela vida afora?”.

São palavras de Martha Brizio quando contemplada com o título honorífico de Cidadã de Porto Alegre – na presença de muitos de seus amigos, familiares e colegas de trabalho da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS.  Sua trajetória pessoal e profissional, marcadas por uma coragem e comprometimento ímpares, se nos coloca como inspiração: o trabalho desenvolvido aqui na Clínica carrega muito de sua transmissão e suas marcas reverberam de forma intensa em nosso fazer.

Neste momento de partida desta que foi a fundadora e diretora da instituição por mais de 30 anos, sentimo-nos profundamente tristes, consternados. Ao mesmo tempo, lembrando da força e seriedade com que Martha sempre conduziu sua relação com este espaço e com a psicanálise, somos convocados (e movidos, também nós em uma dívida simbólica) a honrar seu legado trabalhando a partir de uma ética da qual ela sempre esteve como referência. O olhar para o sujeito, para a singularidade, em um estilo único que nos ensinou sobre o encontro humano e respeitoso com aqueles que sofrem.

Nossa eterna gratidão e reconhecimento.

 

Equipe Técnica da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS

Maio de 2018.