Você está aqui: Página Inicial Núcleos e Laboratórios LACODI - Laboratório de Análise de Conteúdo e Discurso

LACODI - Laboratório de Análise de Conteúdo e Discurso

Localização: Sala 111

 

Objetivos

O LACODI apóia as atividades de ensino, pesquisa e extensão de alunos e professores do Instituto de Psicologia, oferecendo treinamento e serviços de Análise de Conteúdo, quantitativa e qualitativa, bem como de Análise de Discurso. Os interessados são treinados no uso do programa Nvivo, que permite análise dos textos digitalizados. Equipado com diversos transcribers digitais e analógicos, é utilizado na análise de entrevistas, de interações familiares e sessões de psicoterapia.

 

Histórico

O LACODI foi criado em 2001 para apoiar as atividades de ensino, pesquisas e extensão que envolvem entrevistas, interações familiares, psicoterapia e textos, que requerem análise de conteúdo quantitativa e qualitativa, assim como de discurso. Vários equipamentos do LACODI foram adquiridos com recursos do CNPq, FAPERGS e PPG-Psicologia/UFRGS, concedidos aos Professores Cesar A. Piccinini e Rita Sobreira Lopes. Recursos pessoais foram utilizados para a importação de equipamentos (três transcribers) e são comumente alocados na manutenção dos equipamentos e compra de utensílios para o laboratório. O Prof. Jonathan Tudge (University of North Caroline-Greensboro, EUA) também contribuiu com a doação de quarto transcriber.

 

Equipamentos disponíveis

  • Seis computadores Pentium
  • Cinco transcribers digitais utilizados na transcrição de gravações digitais
  • Quatro transcribers analógicos utilizados na transcrição de gravações analógicas (fita cassete)
  • Sete gravadores digitais (Sony)
  • Oito mini-gravadores (Sony e Panasonic)
  • Dois gravadores de mesa

 

Espaço físico

O LACODI está localizado na Sala 111 do Instituto de Psicologia e mede, aproximadamente, 25 metros quadrados.

 

Condições ambientais

Um ar condicionado é utilizado na aclimatação e renovação do ar.

 

Usuários

Professores, pós-graduandos e graduandos associados ao Grupo de Interação Social, Desenvolvimento e Psicopatologia (GIDEP/UFRGS/CNPq), que funciona junto ao PPG Psicologia do Desenvolvimento.