Você está aqui: Página Inicial Núcleos e Laboratórios UNITI - Universidade para a Terceira Idade

Apresentação

UNITI - Universidade para a Terceira Idade

 

O projeto UNITI (Universidade para a Terceira Idade), em seu XXII ano   de atividade tem como princípios norteadores estudos realizados sobre velhice, envelhecimento e longevidade que dão conta que os idosos são cada vez mais numerosos e já buscam ocupar espaços   significativos na sociedade contemporânea. Isto porque se recupera a imagem do idoso como produtor e com potencial para exercer atividades específicas importantes.

O Projeto UNITI é uma proposta intergeracional, pois participam da sua equipe estagiários, bolsistas de extensão e de iniciação científica da PROPESQ e PROPESQ/CNPq. O projeto em pauta vem proporcionando uma revisão no processo de socialização de pessoas idosas, permitindo e oferecendo experiências de aprendizagens sobre o ritmo e a sequência das mudanças evolutivas do curso de vida. Normas e papéis sociais, assumidos ou atribuídos, funcionando como agenda social aparecem como evidências que regulam as possibilidades de mudanças de estereótipos e visão do mundo, da dita terceira idade.

São participantes do Projeto UNITI idosos da comunidade de ambos os sexos, com idade a partir de 60 anos.

A proposta do Projeto comporta, sempre que necessário, modificações e adaptações de acordo com os últimos estudos e pesquisas que vêm acontecendo no Brasil. Sua dinâmica é interdisciplinar e instituinte.

São características importantes do Projeto UNTI cultivar o empreendedorismo, a inovação e a construção do conhecimento sobre a temática do envelhecimento e longevidade.