Você está aqui: Página Inicial Orgãos Auxiliares Clínica de Atendimento Psicológico Apresentação

Apresentação

A Clínica foi fundada a partir da Resolução n° 01/1977 do Departamento de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, sob o título de Núcleo de Atendimento Psicológico ao Estudante (NAPE). Criada com a finalidade de oferecer atendimento psicológico aos alunos da graduação do Curso de Psicologia da mesma universidade, alterou este objetivo para o atendimento à comunidade. Passou, assim, a ser espaço para a realização de estágio curricular nesta Universidade, atendendo à exigência do Ministério da Educação para os cursos de graduação em Psicologia no país.

Em 1979, assume a denominação de Clínica de Atendimento Psicológico, tornando-se Órgão Auxiliar do Instituto de Psicologia em agosto de 2006. Inicialmente dedicou-se a escuta de pacientes baseada na teoria psicanalítica proposta por Freud e Lacan. Posteriormente, foram acrescidos os atendimentos em terapia sistêmica de casal e de família, psicopedagogia (atualmente clínica da aprendizagem) e fonoaudiologia. O trabalho é executado por uma equipe técnica constituída de psicólogos e fonoaudiólogos, bem como de consultores de áreas como Serviço Social, Terapia Ocupacional e Psiquiatria, numa proposta de trabalho interdisciplinar. Ainda a Clínica é espaço de formação a partir de cursos de extensão e especialização em Atendimento Clínico, bem como de pesquisa. Articula a vinda de profissionais convidados, nacionais e internacionais, para compartilhamento de experiências e para reflexões teóricas.

Caracteriza-se como espaço de efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão, mantendo-se como instituição aberta à comunidade. Propõe-se a receber pacientes neuróticos, psicóticos, sindrômicos, deficientes, entre outros, sem limite de faixa etária, que tem a Clínica como referência para a escuta e elaboração do sofrimento psíquico.

A partir das reflexões e pesquisas realizadas, foram publicados boletins, revista e livros, os quais estão listados na seção Publicações.