Pesquisas

A Clínica de Atendimento Psicológico também desenvolve pesquisas. A seguir encontra-se a lista de pesquisas já realizadas, como também aquelas que estão em andamento (atual):

 

1      BRIZIO, M. D. ; PICCININI, C. A. ; ZIMMERMANN, V. B. Motivos de consulta nas diferentes faixas etárias. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1989.

2      BRIZIO, M. D. ; APARÍCIO, S. ; ALCANTARA, J. V. Motivos de consulta nas diferentes faixas etárias nos anos de 1989 e 1990. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1990.

3      ZIMMERMANN, V. B. (coord.). Mito familiar e problemas de aprendizagem. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1990.

4      BRIZIO, M. D. (coord.). Análise qualitativa dos motivos de consulta: a Função Paterna na subjetividade da criança e sua relação com o sintoma. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, novembro de 1991.

5      BRIZIO, M. D. (coord.). Interconsulta com profissionais que encaminham crianças para atendimento psicoterápico e sua importância no início do tratamento. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1991.

6      BRIZIO, M. D. (coord.). Discurso de mulheres na faixa etária dos 50 aos 60 anos sobre homens do seu cotidiano. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1991.

7      ZIMMERMANN, V. B. (coord.). A dificuldade na alfabetização como motivo de consulta e seu percurso no tratamento de orientação psicanalítica. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1991.

8      BRIZIO, M. D. (coord.). Interconsulta com profissionais que encaminham pacientes para atendimento psicoterápico e sua importância no início do tratamento. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1991.

9      BRIZIO, M. D. (coord.). Lista de instituições que prestam serviço na área de Saúde. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, novembro de 1992.

10   BRIZIO, M. D.; PICCININI, C. A. Motivos de consulta na latência e puberdade. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Porto Alegre, 1992.

11   ZIMMERMANN, V. B. (coord.). Uma análise do atendimento de crianças na Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, novembro de 1992.

12   BRIZIO, M. D.;  FROEMMING, L. S. O atendimento de pacientes psicóticos em Clínica Psicanalítica de Serviço Público. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1993.

13   BRIZIO, M. D. (coord.). Um trabalho de investigação com aqueles pacientes que tiveram várias tentativas de início de tratamento psicoterápico interrompidas. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, outubro de 1993.

14   ZIMMERMANN, V. B. (coord.). Análise do atendimento de crianças na Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1993.

15   SETTINERI, F. F. (coord.). O processo de construção da subjetividade: marcas linguísticas no discurso do neurótico e do psicótico. Projeto Integrado de Pesquisa entre a UFRGS, PUC/RS, UNIJUÍ, e APPOA. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1996.

16   BRIZIO, M. D. (coord.). Pacientes encaminhados da DRA (ex-FEBEM) para atendimento no Instituto de Psicologia da UFRGS na Clínica de Atendimento Psicológico de 1984 a 2001. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2002.

17   CAMPESATTO, P. M. (coord.). A clientela das clínicas escola de psicologia da Região Metropolitana de Porto Alegre. Projeto de Pesquisa para a Dissertação do Curso de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Clínica de Atendimento Psicológico, UFRGS. Porto Alegre, 2004.

18   FERRARI, A. G. (coord.). A fantasmática materna e sua relação com a sintomatologia do filho. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004/2005.

19   KESSLER, C. H. (coord.). Supervisão: báscula para a psicanálise em clínica na universidade. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005- Atual.

20   KESSLER, C. H. (coord.). A Psicanálise e a clínica na Universidade. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010- Atual.

21   MILANO, L. (coord.). A especificidade da transcrição da fala sintomática: aspectos enunciativos. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009- Atual.

22   WEINMANN, A. O. (coord.). Cinema e Psicanálise. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011- Atual.

23   SORDI, R. O. (coord.). Conhecimento, modalidades de aprendizagem e subjetivação. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011- Atual.

24   WEINMANN, A. O. (coord.). Pesquisa em Psicopatologia e Psicanálise. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011- Atual.

25   CARDOSO, J. L. (coords.). A análise enunciativa na clínica dos distúrbios de linguagem. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011-Atual.

26   KESSLER, C. H. (coord.). A pesquisa clínica em transferência. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013-Atual.

27   FERRARI, A. G.; SILVA, M. R.; CARDOSO, J. L. (coords.). O impacto da Metodologia IRDI na prevenção de risco psíquico em crianças que frequentam creche no seu primeiro ano e meio de vida. Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013-Atual.

28   FLORES, V. N. (coord.); CARDOSO, J. L.; MILANO, Luiza. O aspecto vocal/fônico da enunciação nos distúrbios de linguagem: um estudo enunciativo dos distúrbios articulatórios com etiologia orgânica definida. PPG-Letras/Clínica de Atendimento Psicológico. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011-Atual.