Sobre a Rede
Neurogenética
 

A "Rede Neurogenética" é uma rede multicêntrica, financiada pela Fundação do Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), cujo objetivo principal é disponibilizar a investigação molecular de condições neurogenéticas, para indivíduos de diversas partes do Brasil.

Os exames moleculares diagnósticos que oferecemos incluem os das ataxias espinocerebelares autossômicas dominantes SCA1, SCA2, SCA3, SCA6, SCA7 e DRPLA; o da ataxia de Friedreich (FRDA); e o da doença de Huntington (HD). Em breve, o diagnóstico de outras condições também será incluído.

Cinco centros distribuídos pelo território brasileiro, participam avaliando e selecionando pacientes para essas análises. Eles estão sediados no Rio de Janeiro, em Belém do Pará, em Salvador, em Belo Horizonte, e em Florianópolis. Veja no item Centros Participantes nossos endereços e telefones locais.

Esses centros realizarão a avaliação clínica, devendo disponibilizar esse serviço às suas comunidades médicas.

Os exames diagnósticos serão realizados no Centro Coordenador, sediado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (veja itens Centros Participantes).

Nossa intenção é dar início a uma rede nacional para a investigação e o diagnóstico das doenças neurodegenerativas acessível aos usuários do SUS, embora no momento os exames ainda sejam financiados com verba de pesquisa. Criar-se-á, também, um registro nacional de casos de doenças neurogenéticas, instrumento essencial ao planejamento de políticas públicas para esse grupo de doenças, acessível aos participantes da rede e aos órgãos públicos ligados à saúde.



 
     

     
      Perguntas mais frequentes
O que quer dizer “herança dominante” ?

  Últimos materiais
 Sensory gating
   
 Modifier genes

 
             
     
Ufrgs Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Rua Ramiro Barcelos 2350
90.035-903, Porto Alegre, RS, Brasil.
Telefone: 55 51 3359 8011 | Fax: 55 51 3359 8010
e-mail: redeneurogenetica@ufrgs.br
Fapergs