Você está aqui: Página Inicial Outros

Outros

Jornada de (Re)Leituras e Reflexões / VIII EnconASA / III ENGEPAN

Jornada de (Re)Leituras e Reflexões

desafio para participação num processo de autoaprendizagem -

 
A  atual REDEgenteSAN sempre teve o direcionamento educacional pautado por princípios consolidados de pensadores como  JOSUÉ DE CASTRODARCI RIBEIROPAULO FREIREFLORESTAN FERNANDES e outros desta linha pedagógica e filosófica. A Jornada de (Re)Leituras e Reflexões tem como objetivo incentivar a leitura de obras destes e de outros importantes pensadores brasileiros , a fim de ampliar as referências teóricas dos participantes da REDEgenteSAN que atuam como atores sociais nas suas regiões.
 
Para tanto estamos postando livros e artigos destes autores na Biblioteca Virtual da REDEgenteSAN. E também incentivando a produção de reflexões, individuais ou coletivas, pelos participantes da Rede. Basta enviá-las para a Assessoria de Comunicação da REDEgenteSAN (comunicacao@redesan.ufrgs.br ), que providenciaremos sua publicação em espaços da Plataforma.

Obras já postadas na Biblioteca Virtual da REDEgenteSAN:

Josué de Castro

JC
Josué Apolônio de Castro (1908-1973), mais conhecido como Josué de Castro, foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome. Destacou-se no cenário brasileiro e internacional, não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo, mas também no plano político em vários organismos internacionais. Partindo de sua experiência pessoal no Nordeste brasileiro, publicou uma extensa obra que inclui: "Geografia da Fome", "Geopolítica da Fome", "Sete Palmos de Terra e um Caixão" e "Homens e Caranguejos". Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e foi também Embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Clique aqui e veja o livro GEOGRAFIA DA FOME
Clique aqui e veja o artigo A FOME

 
 

PAULO FREIRE

          null          null          null           null     


Paulo Reglus Neves Freire (1921—1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

 
Obs: Todas as obras do projeto (Re)Leituras e Reflexões estão disponibilizadas gratuitamente na Biblioteca Virtual da REDEgenteSAN.

 

 

x - x - x - x - x

 VIII EnconASA

Logo ASA Logo EnconASA

Aproximadamente 700 pessoas vinculadas a projetos e ações sociais no semiárido brasileiro estiveram reunidas por cinco dias de novembro de 2012, em Januária/MG,  no VIII Encontro Nacional da ASA (VIII EnconASA). Debates, trocas de experiências, propostas de convivência com o semiárido e muito espírito de luta foram vistos no evento que também discutiu o rumo que a ASA deve tomar nos próximos anos. Temas como acesso á água, cisternas para consumo humano e para produção, acesso à terra e sementes estão entre as prioridades.

A REDEgenteSAN (RedeSAN FAURGS) esteve presente promovendo encontro entre os alunos/gestores, divulgando os cursos 2013 e conversando sobre novas necessidades daqueles que trabalham no semiárido. Também encaminhou parceria com a rádio comunitária de São Congo/MG, que vai transmitir aos seus ouvintes os conteúdos dos Cursos Livres de Convivência com o Semiárido, e com um grupo de acadêmicos de Alagoas aos quais foram liberadas as inscrições nos cursos.

(NOVO) Clique aqui e veja a CARTA POLÍTICA DO VIII EnconASA

 

Avaliação da coordenação do VIII EnconASA sobre o evento.


Clique aqui para ver algumas fotos do evento.

Governo reafirma compromissos com a ASA no encerramento do VIII EnconASA

Diretoria da AP1MC é reeleita por mais dois anos

Mística de encerramento anuncia o Rio Grande do Norte como sede do IX EnconASA

 

Mais informações sobre o EnconASA - www.oitavoenconasa.org.br.

 

 

Ações do documento

x - x - x - x - x

III ENGEPAN

III Encontro Nacional de Gestores da Rede de Equipamentos e Serviços de Alimentação e Nutrição

 

Outros

 

Com o objetivo de melhorar a estruturação e integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares no país, cerca de 150 gestores de SAN se reuniram entre 12 e 13 de abril em Brasília/DF no III ENGEPAN - Encontro Nacional de Gestores da Rede de Equipamentos e Serviços de Alimentação e Nutrição.

Os eixos prioritários da discussão foram:

  1. Apresentação dos eixos prioritários e ações estratégicas da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) para implantação e qualificação de Equipamentos e Serviços de Apoio a Produção, Abastecimento e Consumo de Alimentos – à luz dos Planos de Governo – PBSM, PPA, PLANSAN.
  2. Apresentação de iniciativas municipais e/ou regionais de estruturação e integração de Sistemas Públicos Agroalimentares.
  3. Plano de ampliação dos serviços e qualificação profissional de beneficiários no âmbito dos Equipamentos Públicos de oferta de alimentação adequada e saudável (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias), e de abastecimento e combate ao desperdício de alimentos (Unidades de Apoio a Distribuição da Agricultura Familiar – UADAF) para o período 2012 – 2014.

 



Veja as apresentações disponibilizadas:

 

 

Ações do documento
Calendário de SAN
« Setembro 2017 »
Setembro
SeTeQuQuSeSaDo
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
Aniversariantes do mês

Parabenize seu colega da REDEgenteSAN

 

SECRETARIA do PROJETO REDEgenteSAN - FAURGS / MDS
Rua Miguel Teixeira, 86 - 2º andar / CEP: 90050-250 / Porto Alegre - RS | Fones: (51) 3022-7496 / (51) 9976-3219 | e-mail.: secretaria@redesan.ufrgs.br