Links relacionados a Segurança Alimentar e Nutricional
É um dos órgãos da ONU que cuida dos assuntos relacionados à alimentação e agricultura.
O MDS tem a missão de coordenar, supervisionar, controlar e avaliar a execução dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, bem como aprovar os orçamentos gerais do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Serviço Social do Transporte (SEST).
Secretaria destinada a formular e implementar a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, além de promover e coordenar programas do Governo Federal nesta área.
O Consea é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição.
O Fórum é uma articulação de entidades, movimentos sociais da sociedade civil organizada, indivíduos e instituições que se ocupam da questão da segurança alimentar e nutricional.
Os Consórcios de SAN são organizações territoriais, institucionalmente formalizadas, com um número definido de municípios que se agrupam para desenvolver ações, diagnósticos e projetos de segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento local, gerando trabalho e renda.
A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) reúne 750 organizações da sociedade civil que trabalham na gestão e no desenvolvimento de políticas públicas de convivência com o semiárido. É a responsável pelo Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, que busca disseminar tecnologias sociais para a captação e armazenamento de água, como cisternas.
Organização Não Governamental sediada em Juazeiro, na Bahia, que luta pela convivência com o Semiárido Brasileiro, buscando soluções eficazes, que respeitam as características do povo e das terras desta região.
A revista busca a divulgação de resultados de pesquisas técnico-científicas na área de alimentos e nutrição e análises e teorias da gestão pública, estacando os aspectos tecnológicos e socioeconômicos que envolvam as temáticas.
O observatório tem o propósito de ampliar e disseminar o conhecimento, capacitar recursos humanos e promover o debate pluridisciplinar e trans-setorial sobre as políticas públicas e ações governamentais para a garantia da segurança alimentar e nutricional por meio da plena realização do direito humano à alimentação e nutrição adequadas no Brasil.
A Abrandh é uma organização da sociedade civil de interesse público constituída em junho de 2002, como resultado da consolidação do Grupo de Trabalho Brasileiro sobre Direito Humano à Alimentação Adequada.
É uma autarquia sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional.
Ação Fome Zero é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e representa uma aliança de empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento social sustentável do país.
A Rebrae é o mais novo instrumento de integração e disseminação das ações de segurança alimentar desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras.
Desde 1981, um conjunto de entidades civis e governamentais, reconhecendo a importância das temáticas Alimentação e Nutrição para as populações, reúne-se para celebrar no Rio Grande do Sul o Dia Mundial da Alimentação, instituído na data de 16 de outubro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A finalidade institucional da Agência é promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.
Página do Ministério da Saúde com legislação, publicações, dicas de saúde, programas de governo e outros na área de alimentação e nutrição
A AS-PTA tem como missão apoiar a construção de capacidades políticas e institucionais de organizações da agricultura familiar para que elas assumam de forma crescente o protagonismo na formulação e defesa de padrões de desenvolvimento rural que associam a equidade social, a viabilidade econômica e a conservação dos recursos ambientais.
Informações, notícias, comunidades, banco de projetos, publicações e outros sobre a Rede.
Articula a luta política de forma integrada (visão global) com a organização econômica/social, construindo caminhos e alternativas concretas para os agricultores e agricultoras familiares.
O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) é um movimento organizado da sociedade civil, sem fins lucrativos, democrático, ecumênico, supra-partidário, presente em todo o território brasileiro em forma de rede com mais de 400 entidades filiadas. Tem sua ação programática fundada no eixo Luta pela Vida Contra a Violência e atua na promoção dos Direitos Humanos em sua universalidade, interdependência e indivisibilidade, fundado nos princípios estabelecidos pela Carta de Princípios (Carta de Olinda) de 1986.
A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
Criada
graças à iniciativa do Frei Betto, a Rede de Educação Cidadã tem a
missão de realizar processos sistemáticos de sensibilização, mobilização
e educação cidadã junto à população brasileira, promovendo a
participação ativa e consciente na formulação e controle social nas
políticas estruturantes de segurança alimentar e nutricional,
incentivadas pelo Fome Zero, na superação da miséria, afirmando um
projeto popular, democrático e soberano de nação.
Mais de 989
entidades envolvidas no combate à miséria e pobreza e na mobilização
para a cidadania da população brasileira estão integradas a esta rede.
Artigos e informações intersetoriais em Segurança Alimentar e Nutricional.
Agência responsável pela Gestão dos Recursos Hídricos brasileiros. No site é possível encontrar notícias, calendário de eventos e artigos. Também está disponível uma Biblioteca Virtual com materiais sobre águas.
É uma estratégia impulsionada pelo governo federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos.
A Rede de Ação e Informação pelo Direito a se Alimentar, ou FIAN, é uma Organização Internacional de Direitos Humanos que trabalha em nível mundial pelo Direito a se Alimentar, como ONG especializada com Status Consultivo das Nações Unidas.
Mantido pela associação de mesmo nome, o Portal O Eco reúne notícias e reportagens sobre meio ambiente, feitas voluntariamente e sem a intenção de lucro. Possui uma seção dedicada aos alimentos.