Você está aqui: Página Inicial Notícias Campanha mundial incentiva ações contra o desperdício de alimentos

Campanha mundial incentiva ações contra o desperdício de alimentos

Campanha procura incentivar ações mais sustentáveis entre consumidores

Atitudes simples - como elaborar receitas criativas para utilizar alimentos esquecidos na geladeira ou prestar atenção à data de validade dos produtos para consumi-los no prazo - podem ajudar a reduzir 1,3 bilhão de toneladas de comida desperdiçadas a cada ano no mundo.

Ações como essas serão incentivadas pela nova campanha global “Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício”, lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A iniciativa é voltada especialmente aos consumidores, comerciantes e membros das cadeias produtivas da gastronomia e da hospedagem. Ao longo de 2013, acontecerão diversas ações pelo mundo que serão reunidas em um portal (www.thinkeatsave.org - em breve com versão em português).

No site é possível encontrar dicas simples de como evitar desperdícios, reduzir impactos ambientais e poupar recursos. Os internautas podem ainda trocar informações sobre o tema, incentivando assim a cultura global do consumo sustentável.

Segundo o PNUMA, o Brasil terá um papel estratégico para o sucesso da campanha por ser um grande produtor de alimentos. Por isso, está prevista para o segundo semestre a realização de um evento sobre a iniciativa no País.

A ação também é uma consequência da Rio+20. Na conferência, chefes de estado aprovaram uma série de incentivos em prol do consumo e da produção sustentáveis.

Como afirma o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, “não há segmento mais emblemático do que este para trabalhar por um mundo ecoeficiente. Para termos uma vida verdadeiramente sustentável, precisamos transformar a maneira como produzimos nossos alimentos”.

Problema ambiental

De acordo com informações da FAO, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido durante os processos de produção e venda, um desperdício equivalente a 1 trilhão de dólares. Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada - cerca de 300 toneladas por ano - ainda é própria para o consumo. Essa quantidade é igual a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, sendo suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas.

Além disso, há um impacto direto na geração de resíduos e desperdício de recursos utilizados, como terra cultivável, insumos agrícolas e tempo de trabalho. Somando este aspecto às emissões de gases poluentes durante a colheita, ao transporte e ao armazenamento dos alimentos, a consequência é também um grave problema ambiental.

Ações do documento
Calendário de SAN
« Novembro 2017 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930
Aniversariantes do mês

Parabenize seu colega da REDEgenteSAN

 

SECRETARIA do PROJETO REDEgenteSAN - FAURGS / MDS
Rua Miguel Teixeira, 86 - 2º andar / CEP: 90050-250 / Porto Alegre - RS | Fones: (51) 3022-7496 / (51) 9976-3219 | e-mail.: secretaria@redesan.ufrgs.br