História do Grupo

Desde a sua criação, temos investigado temas que dizem respeito à configuração, estrutura e funcionamento das famílias e dos casais, enfocando as temáticas desde uma perspectiva psicossocial. As pesquisas realizadas visam reunir subsídios para a compreensão das mudanças que tem ocorrido na família, a fim de propor novas alternativas e intervenções que otimizem a saúde do sistema familiar. As teorias sistêmica e ecológico-contextual são os alicerces teóricos que sustentam o trabalho desde 1995, quando o grupo se constituiu.

Ao trabalho de pesquisa estão vinculados alunos de iniciação científica, de aperfeiçoamento, mestrandos e doutorandos, na sua maioria bolsistas, apoiados pela CAPES, CNPq e FAPERGS. As problemáticas geradoras das pesquisas, nos distintos níveis, encontram-se associadas às linhas de pesquisa e aos temas de investigação da coordenadora, que é pesquisadora e bolsista produtividade do CNPq, desde 1996.

O grupo reúne-se semanalmente para discutir os aspectos gerais e operacionais das pesquisas que estão sendo desenvolvidas, além de realizar seminários de estudos com seus integrantes a fim de instrumentalizá-los para o desempenho das atividades que dizem respeito à investigação e formação acadêmica.

O espírito de colaboração e o compromisso com o trabalho de pesquisa realizado nos diversos níveis é a proposta do núcleo que fomenta a integração e o aprendizado de seus membros na perspectiva da formação integral e precoce de pesquisadores.
 

PPG Psicologia
FAPERGS
CNPQ
CAPES
UFRGS
Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares.
Campos da Saúde - UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Instituto de Psicologia - Sala 126
CEP: 90035-003 - Fone: (51) 3308 - 5322
E-mail: relacoesfamiliares@hotmail.com
Facebook