Linhas de pesquisa

Relações Conjugais: conflito, diversidade e qualidade conjugal

Objetiva compreender a dinâmica do subsistema conjugal em termos das idiossincrasias do casamento na contemporaneidade, dos diferentes níveis de satisfação, das repercussões da família de origem, das implicações advindas do trabalho, dos casais homossexuais, entre outros fenômenos que dizem respeito a relação conjugal.


A Família e a tarefa de educar: desafios e reflexões na diversidade

Objetiva conhecer os valores, atitudes, metas, crenças e estratégias educativas familiares frente às demandas contemporâneas. Busca-se identificar os recursos favorecedores e de proteção do desenvolvimento dos filhos os quais as famílias adotam no processo educativo de sua prole. Estuda a vinculação da parentalidade com a conjugalidade em termos de estratégias de resolução de conflitos no núcleo familiar.


Fases evolutivas da família frente às demandas modernas

Objetiva identificar as principais tarefas e conflitos inerentes a cada fase do ciclo evolutivo vital da família, enfocando as demandas do contexto atual. Visa conhecer os fatores facilitadores e dificultadores do processo evolutivo que os membros das famílias têm encontrado na execução das tarefas inerentes ao seu papel no sistema familiar em diferentes estágios do ciclo vital.

PPG Psicologia
FAPERGS
CNPQ
CAPES
UFRGS
Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares.
Campos da Saúde - UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Instituto de Psicologia - Sala 126
CEP: 90035-003 - Fone: (51) 3308 - 5322
E-mail: relacoesfamiliares@hotmail.com
Facebook