Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias

Notícias

Bolsas de pós-doutorado no Canadá
Encontram-se abertas, até o dia 11 de dezembro, as inscrições para o Programa de Bolsas para Pesquisa de Pós-Doutorado do Governo do Canadá, que visa proporcionar oportunidades de pesquisa a promissores doutores recém diplomados nas áreas de humanas, ciências sociais, ciências naturais e engenharia.
Bolsas de doutorado na Suíça
A Fundação Pierre du Bois, de Genebra, Suíça, está oferecendo duas bolsas de doutorado para o ano acadêmico de 2010-2011 para alunos da América Latina. As bolsas são destinadas às áreas de História e Política e o prazo de inscrições é até o dia 15 de janeiro de 2010.
Bolsas para mestrado e para profissionais Bélgica
A pedido do consulado geral da Bélgica, anunciamos duas oportunidades de bolsas na região de Flanders, na Bélgica. A primeira é destinada para alunos do primeiro ano de mestrado que ocupem posição de responsabilidade na sociedade civil (ONGs, governo, lideranças comunitárias, dentre outros).
Estudantes participam da XVII Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM
A Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), composta por 22 universidades de cinco países da América Latina, incluindo a UFRGS, promoveu as XVII Jornadas de Jovens Pesquisadores nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2009, na Universidade Nacional Entre Ríos (UNER) em Concórdia, Argentina.
PROGRAMA EUBRANEX II ABRE INSCRIÇÕES
É com satisfação que a Relinter divulga mais uma oportunidade de bolsa de intercâmbio. Trata-se do programa EUBRANEX II, continuação do projeto EUBRANEX (European-Brazilian Network for Academic Exchange), que é coordenado pela Universidade Técnica de Munique (TUM). A rede reúne 20 instituições de ensino superior de excelência na Europa e no Brasil, sendo 11 no Brasil e 9 na Europa.
Confira lista de selecionados EBWII
Dezessete (17) acadêmicos da UFRGS foram selecionados para realizar um período de estudos em instituição européia ao abrigo do programa Euro Brazilian Windows II (EBWII). O programa oferece bolsas de pelo menos 1.000 Euros por mês e cobre despesas com passagens aéreas e seguro saúde.
Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro lança edital
Foi publicado no Diário Oficial da União, o novo edital do Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro que pretende selecionar 30 doutorandos brasileiros para intercâmbio científico na França, em regime de co-tutela ou co-orientação. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2010.
UFRGS lança Campus Internacional
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul lançará segunda-feira, dia 9 de novembro, o Campus Internacional, uma plataforma para o desenvolvimento de ações integradas de internacionalização. Desta forma, a UFRGS poderá consolidar e expandir a cooperação internacional de forma ordenada e estratégica.
RELINTER seleciona para Bolsa BT-SAE
A Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS disponibiliza Bolsas-Treinamento SAE
Última semana para inscrição no programa "START UP" de bolsas na Europa
Encerram neste domingo, dia 6 de dezembro de 2009, as inscrições para o projeto “Student, Teaching and Research Training” - START UP. O START UP é um consórcio de Instituições Européias e Brasileiras através do “Erasmus Mundus Programme”, projeto que concede bolsas de pelo menos 1.000 Euros para estudantes de graduação ou doutorado e pessoal docente interessados em realizar uma mobilidade nas instituições parceiras na Europa por períodos de um mês (pessoal docente) e seis ou dez meses (graduação e doutorado).
Erasmus Mundus - Start up - Importante!
IMPORTANTE: Assim como a inscrição, todos os documentos devem ser submetidos em inglês para candidatura ao programa START UP. Como a UFRGS não fornece históricos escolares ou diplomas em inglês nem serviços de tradução, os estudantes podem fazer eles mesmos a versão de sua documentação em inglês.
Programa "Erasmus Mundus" de bolsas na Europa
Entre os dias 19 de outubro e 6 de dezembro de 2009, estão abertas as inscrições para o projeto "Student, Teaching and Research Training " START UP. O START UP é um consórcio de Instituições Européias e Brasileiras através do "Erasmus Mundus Programme".
Nph promove curso de extensão sobre África
O Núcleo de Pesquisa em História promove, nos dias 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro, o Curso de Extensão “Africanidades: história, arte e cultura. O evento, que ocorrerá no Memorial do RGS, em Porto Alegre, será gratuito.
Otto-Friedrich-Universität Bamberg recebe inscrições de estudantes da UFRGS
A Secretaria de Relações Internacionais viabiliza mais uma oportunidade de intercâmbio com a Alemanha. Através de programa de acordo bilateral entre a UFRGS e a Otto-Friedrich-Universität Bamberg, alunos de graduação da UFRGS recebem a oportunidade de estudarem um ou dois semestres nesta universidade alemã, a partir do primeiro semestre de 2010 (Summer Semester 2010).
Abertas inscrições para o programa Erasmus Mundus IMACS
Estão abertas até 30/12/2009 as inscrições para o programa Erasmus Mundus IMACS (International Master in Advance Clay Science). São oferecidas bolsas de 24 meses em nível Master 1 e 2 nas áreas de Ciências Exatas e da Terra.
UFRGS estreita laços com a Bélgica
A convite do Exmo. Sr. Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, a Secretária de Relações Internacionais da UFRGS, professora Liane Hentschke, participou da missão brasileira à Bélgica nos dias 26 a 30 de outubro de 2009.
Oportunidades de bolsa nos EUA para o ano acadêmico 2010/2011 (agosto/2010 a junho de 2011)
A CAPES e a FULBRIGHT oferecem bolsas de estágio de doutorado nos EUA e tornam pública a realização de seleção de professor/pesquisador visitante na Universidade de Columbia.
Oportunidade de estágio remunerado na Assembléia Nacional do Québec
Estudantes de economia, administração pública, ciências políticas, sociologia, história, comunicação, jornalismo ou qualquer outra formação universitária pertinente e equivalente com fluência no idioma francês podem apresentar candidatura até o dia 20 de março de 2010.
UFRGS recebe delegação da Universidade Católica de Louvain
A Secretária de Relações Internacionais da UFRGS, Professora Liane Hentschke, recebeu dia 9 de dezembro, juntamente com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Aldo Lucion e os professores Pantelis Varvaki Rados, Marisa Maltz, Fernando Abreu e Silva, Pedro Froelich, Teresa Cristina Tavares Dalla Costa, Profa Renata Limberger, delegação da Universidade Católica de Louvain (UCL), Bélgica, para formalização de acordo de cooperação entre as universidades e visita às unidades da UFRGS.
Bolsas de pesquisa em Portugal
O INESC PORTO, instituição de pesquisa localizada no Porto, Portugal, está oferecendo bolsas de pesquisa científica com duração de 12 meses para jovens pesquisadores em quatro diferentes projetos nas áreas de Gestão Industrial, Inovação Tecnológica, Engenharia de Softwares e Web.
República da Coreia oferece bolsas para estudantes de graduação
O Governo da República da Coreia, por intermédio da Embaixada da Coreia em Brasília, torna público o Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Graduação 2010. O objetivo do programa é proporcionar a alunos internacionais a chance de estudar a graduação em universidades da República da Coreia. A bolsa de estudos é para o período de 5 anos, sendo 1 ano de estudo do coreano e 4 anos de estudos específicos de graduação.
Agência espanhola renova concessão de bolsas para integrantes do Grupo Tordesilhas
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID) renovou por mais um ano a concessão das Becas Tordesillas para integrantes do Grupo Tordesilhas, formado por universidades do Brasil, Portugal e Espanha.
Abertas inscrições para curso com estágio na Itália
A pedido da ACIRS, a RELINTER divulga 15 vagas para participar do projeto Agriquality - Plano Integrado para a Formação de Técnicos para a Produção de Qualidade no Setor de Laticínios.
INESC Porto divulga novas oportunidades de bolsa
O INESC PORTO, instituição de pesquisa de excelência em P&D, localizada no Porto, Portugal, está recrutando pesquisadores com perfis que satisfaçam os requisitos presentes nos editais e oferece bolsas de pesquisa científica em três diferentes projetos, nas áreas de Sistemas de Energia, Previsão eólica e gestão do sistema de produção e transporte com grande penetração de produção eólica e Robótica Móvel.
Doutorado pleno no exterior recebe inscrições até fevereiro de 2010
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a seleção de candidaturas para a realização de doutorado pleno no exterior nas diversas áreas do conhecimento. A bolsa destina-se a candidatos de comprovado desempenho acadêmico, cujos projetos não podem ser realizados total ou parcialmente no Brasil e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência, excetuando-se aquelas situadas nos Estados Unidos e na Alemanha, cuja candidatura é orientada por edital específico.
Santander e Fundación Carolina disponibilizam bolsas para intercâmbio acadêmico
A Fundação Carolina oferece auxílio financeiro para que jovens graduados de países ibero-americanos realizem cursos de pós-graduação na Espanha. Nesta edição, são oferecidas 1.645 bolsas. Destas, 1.092 são para estudos de pós-graduação, 248 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 252 para a formação permanente. Esta última modalidade é direcionada, exclusivamente, a profissionais latino-americanos e espanhóis. Além disso, há 53 oportunidades de bolsas institucionais, que se voltam ao financiamento dos estudos de docentes em universidades espanholas.
Instituto Ling oferece bolsas de estudo em algumas das melhores universidades do mundo
O Instituto Ling recebe inscrições para bolsas de estudos de pós-graduação no exterior. Estes programas beneficiam profissionais em início de carreira, que demonstrem liderança, espírito empreendedor, excelência acadêmica e identificação com os valores do Instituto Ling. Para concorrer à bolsa, o interessado deve apresentar a carta de aceitação da escola onde pretende estudar, ser cidadão brasileiro e demonstrar necessidades de recursos.
L’ÚNIVERSITÉ DE GRENOBLE viabiliza oportunidade de estudos para alunos de graduação da UFRGS
Através do Grenoble-Brésil Programme, do qual a UFRGS é parte ativa, a Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS (Relinter) promove programa de intercâmbio acadêmico para alunos de graduação. Os estudos terão duração de um semestre ou um ano, com início em agosto de 2010, ocorrendo na Université de Grenoble, em Grenoble, França. O programa está aberto para estudantes de qualquer curso da UFRGS.
CREPUQ viabiliza mobilidade de estudantes entre Universidades do Brasil e Universidades do Québec, Canadá
Programa viabilizado através da CREPUQ - Conferência dos Reitores das Universidades do Québec permite a mobilidade de estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento entre Universidades do Brasil e Universidades de Québec, desde que exista equivalência entre cadeiras da universidade estrangeira e do curso do estudante na UFRGS.
Université Joseph Fourier promove programa de mestrado direcionado a estudantes estrangeiros
A UJF (Universidade Joseph Fourier) de Grenoble abre inscrições para seu novo programa de bolsas. Este é destinado a estudantes estrangeiros que queiram cursar o segundo ano do mestrado (M2R - second-year Research Master) ou realizar um período de estágio em pesquisa em um de seus laboratórios como parte do programa de mestrado.
EBW2 reabrirá processo de seleção para docentes e doutorandos brasileiros
O consórcio “Euro Brazilian Windows 2”, parte do programa “Erasmus Mundus” de cooperação e mobilidade na área do ensino superior, disponibilizará bolsas de mobilidade para professores e estudantes de doutorado que tenham interesse em mover-se a uma das instituições parceiras. Ao todo são 50 vagas.
START UP reabre processo de seleção para doutorandos brasileiros
As inscrições para a segunda chamada do projeto estão abertas entre os dias 28 de janeiro e 28 de fevereiro. Podem se candidatar estudantes de doutorado da UFRGS das seguintes áreas: Arquitetura, Administração, Engenharia e Tecnologia, Geociências, Matemática, Informática e Ciências Naturais. O projeto concede passagens aéreas, seguro saúde e bolsa de 1500 euros por mês aos selecionados .
Divulgado o Edital para a 2ª chamada do START UP
Já esta disponivel o Edital de segunda chamada do START UP. As inscrições durarão até dia 28 de fevereiro e o projeto concede passagens aéreas, seguro saúde e bolsa de 1500 euros mensais.
Divulgados resultados do START UP
Para ter acesso à lista de classificação, acesse o site www.eubrazilstartup.eu. É possível verificar o resultado com o número de inscrição (número UID) do candidato. Os selecionados receberão toda a informação necessária sobre o início das mobilidades nos próximos dias.
Abertas inscrições para bolsas de pesquisa nas universidades do Grupo Coimbra
O programa de bolsas é destinado a jovens professores e pesquisadores das Universidades Latino-Americanas do Grupo Coimbra. Atualmente estão abertas as inscrições para a edição 2010, cujo prazo termina no próximo dia 15 de Março. As bolsas variam de 500 a 3000 Euros.
FILE lança prêmio internacional na área das Linguagens Eletrônicas : FILE PRIX LUX
O FILE PRIX LUX concederá sete prêmios (primeiro e segundo lugar e cinco menções honrosas) para cada uma das três categorias, oferecendo assim 21 prêmios em dinheiro no valor total de R$ 285 mil. As áreas são Arte Interativa, Sonoridade Eletrônica e Linguagem Digital. As inscrições estão abertas até 5 de março.
Anunciadas Bolsas de Pesquisa Científica no INESC Porto/Portugal
O INESC PORTO, instituição de pesquisa de excelência em P&D, localizada no Porto, Portugal, está recrutando pesquisadores com perfis que satisfaçam os requisitos presentes nos editais e oferece bolsas de pesquisa científica em três diferentes projetos, nas áreas de Sensores em redes Wireless, Optoelectronica/microfabricação e Reconhecimento de padrões, aplicações médicas, sistemas de apoio à decisão.
Divulgado o Edital para a 2ª chamada do EBW2
EBW2 reabre processo de seleção para docentes e doutorandos brasileiros. O consórcio identificou a disponibilidade de mais 50 vagas após a etapa de seleção dos candidatos brasileiros para a mobilidade na Europa, sendo elas distribuídas da seguinte forma: 5 para docentes, 1 mês (para todo Brasil), 22 para PhD de 6 meses e 23 para PhD de 10 meses.
Ultima Semana de Inscrições para Bolsas de Doutorado START UP
As inscrições durarão até dia 28 de fevereiro e o projeto concede passagens aéreas, seguro saúde e bolsa de 1500 euros mensais. Podem se candidatar estudantes de doutorado da UFRGS das seguintes áreas: Arquitetura, Administração, Engenharia e Tecnologia, Geociências, Matemática, Informática e Ciências Naturais.
Anunciadas Bolsas de Pesquisa Científica no INESC Porto/Portugal
O INESC PORTO, instituição de pesquisa de excelência em P&D, localizada no Porto, Portugal, está recrutando pesquisadores com perfis que satisfaçam os requisitos presentes nos editais e oferece bolsas de pesquisa científica em dois diferentes projetos, na área de Computação visual, análise gestual, sistemas digitais interactivos e na área de Ciência da Computação.
Já está Disponível a Segunda edição do Newsletter EBW2
Neste newsletter acompanharemos informações acerca da gestão do projeto, noticias e datas essenciais. Serão apresentadas, também, algumas das experiências vividas pelos bolsistas EBW durante os seus períodos de mobilidade.
Oportunidade de Bolsas para Engenharia e Tecnologia em Portugal
Possibilidade de apresentar inscrições para mobilidades para estudo, Pesquisa ou ensino no DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA (DEMec) da FACULDADE DE ENGENHARIA - UNIVERSIDADE DO PORTO (FEUP), PORTO, PORTUGAL através do convênio Erasmus Mundus.
The Graduate Institute of International and Development Studies Cria Um Novo Programa Para Professores
O Global South Scholar-In-Residence é o mais novo programa do Graduated Institute/Genebra-Suíça, que será oferecido por um período de um semestre (3-5 meses) para acadêmicos da África, Ásia e América Latina. Os candidatos selecionados poderão atualizar seus currículos de ensino, participar de cursos de formação, aprimorar seus projetos de pesquisa e contribuir para enriquecer a vida intelectual do Instituto.
Novo Curso de Verão organizado pela Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra
O Curso, Conflict, Culture Cooperation and Development: The View from Europe, que ocorrerá em Coimbra entre 19 e 28 de Julho, destina-se prioritariamente a estudantes internacionais, que tenham terminado a graduação ou que estão cursando um mestrado e, além de seminários conduzidos por especialistas nestas matérias, incluirá também “workshops”, debates e uma visita de estudo.
Abertas Inscrições Para Prêmio Fernão Mendes Pinto
Instituído pelo Conselho de Administração da AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa, visa premiar um trabalho acadêmico que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa. O valor do Prêmio Fernão Mendes Pinto é de 10.000 (Dez mil euros) e as inscrições durarão até 30 de Maio de 2010.
Elida Tessler, professora do Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS, recebe prêmio internacional
Artista plástica, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, Elida Tessler acaba de receber um prêmio internacional. A fundação Cisneros Fontanals Art Foundation, organização sem fins lucrativos baseada em Miami e fundada em 2002 por Ella Fontanals Cisneros e sua família para apoiar projetos culturais e educacionais na área das artes visuais, subvencionará o projeto Dubling, elaborado pela artista durante a realização da pesquisa .p.a.r.t.e.s.c.r.i.t.a.: textos de artistas e a presença da palavra na arte contemporânea. Esta pesquisa é inscrita no DAV-IA/UFRGS, inserida na linha de pesquisa "Processos Híbridos de Criação" do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e foi desenvolvida durante a realização de pós-doutorado de Elida em Paris no ano de 2009, com Bolsa CAPES.
Palestra informativa sobre processo seletivo para bolsas de estudos
O Professor Alain Peyraube apresentará o programa de bolsas desta nova estrutura dia 17/05/2010, as 10h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito. Todas as disciplinas de pesquisa são aceitas (das matemáticas às ciências humanas e sociais). Os concursos são abertos à maioria dos países, inclusive ao Brasil. A seleção é feita de acordo com o princípio de "peer review".
Organization of American States apresenta oportunidade de estágio
O programa de estágios da OAS é coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos e procura oferecer aos estudantes de Graduação e Pós-graduação a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. O candidato deve ter domínio em pelo menos dois dos quatro idiomas oficiais da organização: Espanhol, Francês, Inglês e Português.
Bolsa de Mestrado , Doutorado e Pós-Graduação para a Itália
No dia 16 de março às 10h no Auditório da Economia, a CCIRS realizará uma palestra de apresentação das oportunidades de bolsas de estudos para estudantes e professores através do sistema "Alto Formação Milanesa". A palestra será ministrada por representantes de três renomadas universidades italianas. possibilidade de bolsa de até 5000 Euros.
Processo seletivo para bolsas de estudo na Nova Zelândia
O Governo da Nova Zelândia, por intermédio da Embaixada da Nova Zelândia em Brasília, torna pública a nova rodada seletiva para o Programa NZDS-Open Scholarships, o programa oficial de bolsas de estudo para mestrado e doutorado da Agência de Desenvolvimento Internacional da Nova Zelândia (NZAID), para o ano acadêmico de 2011. O prazo para o envio das inscrições é 30 de abril de 2010.
Programa de bolsas para mestrado na Albert-Ludwigs-University of Freiburg
O Programa de Mestrado Internacional em Ciências Biomédicas é um programa conjunto da Albert-Ludwigs-University of Freiburg (Alemanha) e da Faculdade de Medicina, Farmácia e Bioquímica da da Universidade de Buenos Aires (Argentina), que opera desde 2008. O programa tem uma duração de 2 anos e está estruturado em duas partes diferentes. Os primeiros 8 meses do primeiro ano será em Buenos Aires, e os outros 4 meses em Freiburg. No segundo ano, haverá um trabalho de pesquisa experimental, que pode ser realizado em Buenos Aires ou em Freiburg também. O Programa de Mestrado termina com a publicação ea defesa de uma tese de pesquisa.
A Fundação Estudar prorrogou o prazo final de inscrições
As inscrições do Processo Seletivo de bolsas de estudo de graduação e pós-graduação da Fundação Estudar foram prorrogadas debolsas de estudo de graduação e pós-graduação para o dia 21 de março.
Oferta de bolsa: trabalhe na Relinter
A Secretaria de Relações Internacionais abriu processo de seleção de bolsista. A carga horária é de 20h semanais nas quais o bolsista será responsável pela atualização e pelo desenvolvimento da página do Campus Internacional, pela comunicação da Relinter e pela organização do fluxo de informações da Secretaria.
Divulgado o Edital para a Université de Montréal
Já esta disponivel o Edital para a Université de Montréal (UdeM), localizada em Montreal, Canadá. A UdeM oferece vagas de mobilidade para o ano acadêmico de 2010-2011. Inscrições para a sessão de outono até 30/04/2010 (início das aulas em setembro/2010) e para sessão de inverno até 31/08/2010 (início das aulas em janeiro/2011).
Últimos dias para inscrição no programa de bolsas na Europa EBWII
Estão abertas, até dia 31 de março de 2010, as inscrições para a 2ª chamada do projeto “Euro Brazilian Windows II” (EBW II). A 2ª chamada do projeto oferece 45 vagas a estudantes de doutorado e 5 vagas a professores interessados em realizar uma mobilidade nas instituições parceiras na Europa por períodos de um mês (pessoal docente) e seis ou dez meses (doutorado).
Notícias Campus France
O Campus France anuncia programas de bolsas para Master e Pós-doutorado na França.
Lançado edital para Institut d’Etudes Politiques de Rennes
Está disponível edital para a IEP Rennes, localizado em Rennes, França. O IEP Rennes oferece 8 vagas de mobilidade de graduação para o ano acadêmico de 2010-2011. Inscrições para o 1º semestre até 10/05/2010 (início das aulas em agosto/2010) e para o 2º semestre, até 10/10/2010 (início das aulas em janeiro/2011). As áreas contempladas são Direito, Economia, História, Política e Ciências Sociais.
Publicado edital para Bamberg
A Secretaria de Relações Internacionais viabiliza mais uma oportunidade de intercâmbio com a Alemanha. Através de programa de acordo bilateral entre a UFRGS e a Otto-Friedrich-Universität Bamberg, alunos de graduação da UFRGS têm a oportunidade de estudar um ou dois semestres na universidade alemã, a partir do primeiro semestre de 2010-2011 (winter semester).
Prorrogadas as inscrições para Intercâmbio entre países do MERCOSUL
Entre os dias 01 de abril e 07 de maio, os estudantes dos cursos de Agronomia e Arquitetura da UFRGS, interessados em realizar intercâmbio para a Argentina no segundo semestre de 2010, podem realizar suas inscrições. Através do programa MARCA - Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo Experimental de Acreditação de Cursos de Graduação no MERCOSUL – serão oferecidas sete vagas; divididas entre cinco universidades do país.
Estudantes Internacionais são recepcionados no Salão de Atos II
Realizado na noite de 31 de março, o evento contou com a presença do vice-reitor da UFRGS Rui Vicente Oppermann que recepcionou os alunos internacionais. Foi realizada mostra cultural por alunos estrangeiros de quatro países (Uruguai, El Salvador, Colômbia e Guatemala) e o encerramento foi feito em um coquetel para os alunos.
Programa de Intercâmbio para a França
A Université de Savoie, na França, oferece vagas de mobilidade para o ano acadêmico de 2010-2011. Para se candidatar o aluno deve estar regularmente matriculado na UFRGS; ter completado, no mínimo, o primeiro ano de graduação e ter um mínimo de 20% de seu curso concluído no momento da inscrição; não estar em semestre de colação de grau (o aluno deve cursar o intercâmbio e, após seu retorno, ter disciplinas a serem cursadas na UFRGS); e ter conhecimento suficiente de língua francesa para entender e falar.
Intercâmbio científico entre Brasil e França
Visando apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França e estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) selecionará projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. As inscrições acontecem até o dia 12 de maio de 2010.
Bolsas Universitárias para Portugal
A Casa da América Latina e o Banco Santander estão oferecendo bolsas universitárias e prêmio científico para alunos oriundos de países latino-americanos. As bolsas universitárias são destinadas a estudantes que já tenham se inscrito em alguma universidade portuguesa para cursos de mestrado e o prêmio científico destina-se a distinguir a melhor dissertação de doutorado de aluno oriundo de país da América latina que já tenha concluído o curso em uma Universidade Portuguesa.
Integrantes da CPLP vão estimular difusão da língua portuguesa
O ensino da língua portuguesa será estimulado em todos os países e o idioma deverá ser usado nos principais documentos expedidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e outros organismos internacionais, além de material científico e técnico. A ideia é difundir a língua, que é falada por cerca de 250 milhões de pessoas em todo mundo, ocupando o sexto lugar no cenário internacional.
XVIII JORNADAS DE JOVENS PESQUISADORES DA AUGM
A Associación de Universidades Grupo Montevideo – AUGM e a Universidad Nacional Del Litoral – UNL convocam os interessados a se inscrever para apresentação de trabalhos nas XVIII Jornadas de Jovenes Investigadores da AUGM. O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro de 2010 na cidade de Santa Fe na Argentina.
Abertas Inscrições para Universidade do Porto
Estão abertas as inscrições para o programa de Intercâmbio entre a UFRGS e a Universidade do Porto em Portugal. O convênio não prevê bolsa auxílio, mas os alunos terão a isenção nas taxas acadêmicas. Estão disponíveis vagas em diversas áreas do conhecimento, que podem ser visualizadas no site da RELINTER.
Publicado Edital do Programa Escala Docente
A Associação Universidades Grupo Montevideo – por meio da Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS – informa a abertura de edital para participação no Programa Escala Docente. O programa é destinado à professores da UFRGS - de carreira do Magistério Superior - para complementação de formação acadêmica e para realização de atividades de pesquisa e docência.
Abertas inscrições para o Programa Escala Estudantil
A Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), está disponibilizando onze vagas para estudantes de graduação da UFRGS realizarem mobilidade acadêmica no segundo semestre de 2010 em universidades do Mercosul.
Palestra sobre bolsas de estudo no Japão
Será realizada no dia quatro de abril no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS a palestra sobre bolsas de estudo no Japão. O evento terá duração de aproximadamente uma hora e começará às 10 horas.
Programa de Intercâmbio para o IEP na França
Publicado edital para programa de intercâmbio entre a UFRGS e o Institut D’Etudes Politiques de Grenoble na França. Através de um convênio bilateral entre as duas Universidades, a Secretaria de Relações Internacionais viabiliza a oportunidade aos alunos de graduação que desejam realizar mobilidade de seis a doze meses a partir de agosto de 2010.
Bolsas para Universidade Autônoma de Madri
Publicado o edital para mobilidade entre alunos da UFRGS e a Universidade Autônoma de Madri. O intercâmbio é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais – RELINTER e tem como objetivo o enriquecimento cultural de todos os alunos envolvidos.
Seis vagas para estudar Mandarim na China
A Comunication University of China abriu vagas para os estudantes da UFRGS estudarem língua e cultura chinesa durante o semestre de 2010/2. O prazo para enviar a candidatura encerra-se dia 08 de junho. A mobilidade não exige um conhecimento prévio do idioma, embora seja recomendável. O inglês torna-se, portanto, necessário para os meses iniciais de adaptação.
Bolsas de Doutorado-Sanduíche, Universidade de Coimbra, Portugal
O Grupo Coimbra e a Universidade de Coimbra disponibilizam até 3 bolsas para participar do programa CNPq de doutorado-sanduíche, para o período de 2010/2013. As áreas contempladas pelo programa são: Biologia Celular e Molecular, Direito e Neurociências.
Palestra informativa sobre processo seletivo para bolsas de pesquisa do ERC
O European Research Council (ERC), fundado em 2007, está financiando bolsas de alto nível destinadas a "jovens pesquisadores" ou pesquisadores confirmados. O valor das bolsas pode chegar até 2M€ para jovens pesquisadores e até 2.5M€ para os pesquisadores confirmados. Todas as disciplinas de pesquisa são aceitas (das matemáticas às ciências humanas e sociais). Os concursos são abertos à maioria dos países, inclusive ao Brasil. A seleção é feita de acordo com o princípio de "peer review".
Programa EBWII lança 3ª chamada
Estão abertas, até dia 25 de maio de 2010, as inscrições para a 3ª chamada do projeto “Euro Brazilian Windows II” (EBW II). A 3ª chamada do projeto oferece 31 vagas para doutorandos interessados em realizar uma mobilidade nas instituições parceiras na Europa por períodos de seis ou dez meses.
Palestra informativa sobre intercâmbio acadêmico nos EUA
O vice-cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Sr. Sean Hantak ministrará palestra no dia 20/05/2010, quinta-feira, às 10h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura, sobre temas relacionados a intercâmbio acadêmico, liberação de vistos, política americana para estrangeiros, entre outros assuntos. A palestra destina-se à alunos de graduação, pós-graduação, professores e demais interessados em obterem informações úteis sobre intercâmbio com os EUA.
Curso de extensão na área de arquitetura e engenharia
A Secretaria do Patrimônio Histórico (SPH) juntamente com a Faculdade de Arquitetura, Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE) da UFRGS e a Pró-Reitoria de Extensão/Museu da UFRGS promovem este curso com ênfase na recuperação de alvenarias e revestimentos afetados pela ação de sais de umidade, com o professor e arquiteto alemão Jörg Seele.
Nova chamada para o Programa Escala Docente 2010-2011
A Associação Universidades Grupo Montevideo – por meio da Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS – informa a prorrogação da convocatória para participação no Programa Escala Docente 2010-2011. As inscrições vão até o dia 31 de maio.
RELINTER realiza passeio de integração com intercambistas
No último sábado, dia 15, o pessoal da RELINTER realizou um passeio de integração com os intercambistas da UFRGS. Após o passeio no ônibus Linha Turismo que percorre a zona sul de Porto Alegre, a confraternização continuou com um churrasco na Ilha da Pintada.
Download da palestra sobre o processo seletivo do ERC
Já é possível baixar as duas apresentações que foram mostradas durante a palestra informativa sobre o Processo Seletivo do European Research Council. A palestra ocorreu no dia 17 de maio, no Auditório do Direito.
Veja por que estudar na China
Acadêmicos de Relações Internacionais da UFRGS escrevem um relato sobre suas experiências na China, fornecendo uma série de dicas para quem está pensando em viajar. O material é muito interessante e vale a pena ser conferido.
Amigo Internacional
A RELINTER está desenvolvendo um projeto que tem como finalidade trazer para o cotidiano dos estudantes da UFRGS a oportunidade de vivenciar uma nova cultura e praticar uma língua. O Amigo Internacional consiste na adoção de um dos estudantes de intercâmbio por um aluno da UFRGS, de forma a facilitar a ambientação e a adaptação do intercambista em Porto Alegre.
Euro Brazilian Windows II Newsletter
Através da Newsletter do programa EBW II, é possível conferir informações importantes relacionadas ao projeto, datas essenciais e notícias de eventos. Além disso, estão presentes depoimentos dos próprios bolsistas EBW, compartilhando algumas das experiências vividas.
Expo-Shanghai: possibilidades de convênio Brasil-China
A Secretária de Relações Internacionais da UFRGS, Profa. Liane Hentschke, integra a delegação do Município de Porto Alegre na Expo-Shanghai entre os dias 1-6 de junho, , liderada pelo prefeito José Fortunatti. Porto Alegre foi uma das 52 cidades selecionadas para participar da feira com o Case “Governança Solidária”.
Abertas inscrições para o Programa Santander Luso Brasileiro
A Secretaria de Relações Internacionais da UFRGS (RELINTER) divulga uma oportunidade de bolsas de estudo para Portugal. É o programa Santander Luso-Brasileiras que tem parceria com 16 Instituições portuguesas.
British Council abre inscrições para o Climate Generation
O British Council, a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, está com inscrições abertas até 8 de julho de 2010 para o programa Climate Generation. 100 jovens ativistas da América Latina e Caribe serão selecionados, sendo 25 do Brasil.
Inscrições para intercâmbio Doutorado-Sanduíche com a Universidade de Coimbra
O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, O CNPq e a Universidade de Coimbra abrem as inscrições para o Intercâmbio de Bolsistas de Doutorado-Sanduíche com a Universidade de Coimbra (UC), Portugal, para o período 2010/2013. As áreas que o programa abrange são Biologia Celular e Molecular, Direito e Neurociências e as propostas devem ser apresentadas até o dia 22 de junho.
ÚLTIMA SEMANA: XVIII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM
A Associación de Universidades Grupo Montevideo – AUGM e a Universidad Nacional Del Litoral – UNL convocam os interessados a se inscrever para apresentação de trabalhos nas XVIII Jornadas de Jovenes Investigadores da AUGM. O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro de 2010 na cidade de Santa Fe na Argentina. As inscrições vão até dia 18 de junho, sexta-feira.
Selecionados do programa de bolsas Santander Luso-Brasileiras
Confira a lista dos 10 selecionados para estudar em universidades de Portugal.
Palestra sobre o Grupo PARISTECH
Convidamos todos os alunos da Escola de Engenharia para palestra sobre o Grupo PARISTECH, composto por 12 renomadas Escolas de Engenharia Francesas, nesta quinta-feira, dia 24/06, às 12h, no Auditório da Escola de Engenharia.
Possiblidade de bolsa nos Estados Unidos
A Eduaction USA abriu inscrições para professores que tem interesse de lecionar português em universidades americanas (Foreign Language Teaching Assistant). As bolsas são para alunos que possuam bacharelado em língua portuguesa ou língua inglesa e as inscrições vão até o dia 15 de julho.
Cooperação científica entre Brasil e Bélgica abre novo edital
O edital do novo Programa Capes/WBI - modalidade Projetos Conjuntos de Pesquisa - foi publicado nesta terça-feira, 22. A iniciativa tem como objetivo apoiar o intercâmbio entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas, nas especialidades de ciências biológicas e da saúde; agroindústria; e engenharias (nas especialidades mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial). As inscrições vão até 5 de agosto.
Curso de especialização “O Novo Direito Internacional”
No âmbito das comemorações do Ano da Cooperação Brasil-Alemanha na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dos eventos acadêmicos organizados sob o tema geral “Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação”, a Faculdade de Direito da UFRGS realiza o Seminário “Sustentabilidade nas Ciências Humanas, Sociais, Econômicas, e Artes”, que irá ocorrer no dia 30 de junho de 2010, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (Av. João Pessoa, 80/2º andar) a partir das 9h30min.
Programa CAPES-WBI (Wallonie-Bruxelles) parcerias universitárias
O Programa Capes/WBI é regido pelo interesse mútuo de Brasil e Bélgica em favorecer a colaboração e o intercâmbio acadêmico e científico. O concurso visa a selecionar projetos de parcerias universitárias com o início das atividades no ano de 2011. As inscrições vão de 24 de junho a 7 de agosto.
Pré-seleção da Universidade Autónoma de Madrid é adiada
Devido ao grande número de candidatos, a pré-seleção para o ingresso na Universidade Autónoma de Madrid foi adiada. Os pré-selecionados terão os nomes divulgados na página da RELINTER somente a partir do dia 16 de julho.
Chamada de artigos para a revista INTERFACES BRASIL/CANADÁ
A ABECAN (Associação Brasileira de Estudos Canadenses) lança chamada de artigos para a revista INTERFACES BRASIL/CANADÁ nº 12, que será publicada em maio de 2011. O tema é Perspectivas trans e multidisciplinares em Estudos Canadenses no Brasil seguido de sessão de temática livre e resenhas. A data limite para o envio de artigos para seleção é 30 de setembro de 2010.
Projeto desenvolvido por pesquisadores da UFRGS é destaque na imprensa internacional
A Secretaria de Relações Internacionais gostaria de parabenizar o aluno de doutorado Vitor Pamplona e seu orientador, Prof. Manuel Menezes de Oliveira Neto, que tiveram seu projeto destacado na página inicial Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Bolsas para Licenciatura na Universidade de Coimbra
Para estimular o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas em nível de graduação sanduíche o CAPES e a Universidade de Coimbra, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tornam pública a realização de seleção de projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores. As inscrições serão gratuitas e efetuadas por meio do preenchimento de formulários e envio de documentos, exclusivamente via Internet, até o dia 16 de julho de 2010, horário de Brasília.
Sai a lista de pré-selecionados para a Universidad Autónoma de Madrid
Veja a seguir a lista dos 12 pré-selecionados para a bolsa de estudos na UAM:
Abra as portas de sua casa para o mundo. Hospede um aluno intercambista!
A Secretaria de Relações Internacionais vem desenvolvendo um programa que consiste em hospedar um aluno intercambista da UFRGS em sua casa. O Intercâmbio em Casa permite que pessoas que possuam, ou possuíram, vínculo com a UFRGS possam desfrutar da diversidade cultural sem sair de casa.
Ações do documento