Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Português Geral Alunos da UFRGS Opções de Mobilidade

Opções de Mobilidade

Opções de Mobilidade

Programas da RELINTER

 

Informações e editais contendo pré-requisitos, documentação necessária e procedimentos são publicados na página da Relinter, no link Editais Abertos , quando da abertura das oportunidades.

 

1. PROGRAMAS COM BOLSA 

 

ESCALA – AUGM: intercâmbio entre Universidades do Grupo AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevideo – www.grupomontevideo.edu.uy). O ESCALA Estudantil é um programa de intercâmbio para alunos de graduação que já tenham concluído pelo menos 50% dos créditos de seu curso. Consiste na ida de um aluno de um curso da UFRGS para o curso correspondente em determinada universidade, e a vinda de um aluno do curso correspondente da mesma universidade para a UFRGS. As reuniões do Grupo AUGM definem os cursos que cada Universidade irá ter de intercâmbio com cada uma das outras Universidades. A abertura de inscrições tem sido semestral. O Programa oferece alojamento e alimentação gratuitos na Universidade de destino do aluno, além de um auxílio-passagem para o deslocamento até a cidade onde se realizará o intercâmbio.

Período provável de abertura de inscrições: abril/maio para o segundo semestre do mesmo ano, ou novembro/dezembro, para o primeiro semestre do ano seguinte.

 

SANTANDER UAM – Universidad Autónoma de Madrid: intercâmbio entre a UFRGS e a Universidad Autónoma de Madrid – www.uam.es. Alunos de todas as áreas concorrem por um determinado número de vagas (geralmente 6) com bolsa na UAM. O auxílio oferecido é uma quantia mensal para todas as despesas do aluno, além de uma quantia para gasto com as passagens de ida e volta. As inscrições abrem uma vez por ano (abril/maio).

 

SANTANDER LUSO-BRASILEIRAS: intercâmbio entre Universidades brasileiras e portuguesas patrocinado pelo Banco Santander. Programa de intercâmbio de um semestre para alunos de graduação de todas as áreas, desde que cursem cadeiras da Universidade de destino que tenham equivalência em seus respectivos cursos de origem. Os alunos concorrem entre si por determinado número de bolsas oferecidas à UFRGS. O auxílio consiste em uma quantia oferecida pelo Santander para auxiliar nas despesas durante todo o período de intercâmbio. Os candidatos devem ter passaporte e abrir uma conta no Banco Santander.

Período provável de abertura de inscrições: abril/maio, para o primeiro semestre do ano acadêmico 2009/2010 em Portugal (setembro-janeiro) e outubro/novembro, para o segundo semestre (fevereiro-junho). Esse programa não costuma abrir em todos os semestres.

 

 

 TÜBINGEN: intercâmbio entre a UFRGS e a Universidade de Tübingen, Alemanha - www.uni-tuebingen.de. A Universidade de Tübingen oferece anualmente determinado número de bolsas para alunos de graduação de Universidades conveniadas ao redor do mundo. A oportunidade é aberta para todas as áreas. É necessário saber alemão para se candidatar. Uma pré-seleção é feita pela UFRGS, que envia as candidaturas pré-selecionadas para a seleção final em Tübingen. Os alunos que não são selecionados para receberem bolsa podem, mesmo assim, se inscrever para um intercâmbio em Tübingen sem o auxílio financeiro.

Período provável de abertura de inscrições: Geralmente é aberto o edital em dezembro, tendo suas inscrições para vaga com bolsa até março e apenas para a vaga, sem a bolsa até dezembro. 

 

2. PROGRAMAS SEM BOLSA  

 

 

U.PORTO: intercâmbio entre a UFRGS e a Universidade do Porto, Portugal – www.up.pt. Programa de intercâmbio para alunos de graduação de todas as áreas, desde que haja cadeiras na U.Porto que possam ter equivalência em seu curso aqui na UFRGS. A RELINTER recebe as candidaturas e faz uma avaliação da documentação antes de encaminhá-la para Portugal. A seleção definitiva é feita em cada Faculdade da U.Porto. Não há bolsa para esse programa, apenas a isenção de taxas acadêmicas. Os candidatos devem ter passaporte.

Período provável de abertura de inscrições: abril/maio, para início do intercâmbio no primeiro semestre do ano acadêmico 2009/2010 da U.Porto (setembro-janeiro) ou outubro/novembro, para o segundo semestre (fevereiro-junho).

 

POLITO: intercâmbio entre a UFRGS e o Politecnico di Torino (POLITO – www.polito.it), Itália, através do acordo bilateral entre as Instituições. Programa de intercâmbio para alunos de graduação de Engenharia e Arquitetura. O programa não prevê auxílio financeiro, apenas a possibilidade de vaga. A Polito propicia isenção de mensalidades, mas o aluno tem de pagar algumas taxas administrativas. As inscrições são feitas através de formulário on-line e entrega de documentos na Relinter. Os estudantes que têm cidadania italiana podem se candidatar através do passaporte italiano, para uma possível dispensa da necessidade de obter visto de estudante. A Escola de Engenharia, através de sua Comissão de Mobilidade Estudantil (COMOBE – 7º andar do prédio novo da EE), faz uma pré-seleção de seus alunos antes do envio das candidaturas para a seleção definitiva por parte da POLITO.

Período provável de abertura de inscrições: abril/maio, para início do intercâmbio no primeiro semestre do ano acadêmico 2009/2010 da Polito (setembro-janeiro) ou outubro/novembro, para o segundo semestre (fevereiro-junho).

 

 

PROGRAMA GRENOBLE-BRESIL: acordo bilateral entre a UFRGS e as Universidades de Grenoble – www.grenoble-universites.fr. Programa de intercâmbio para alunos de graduação de todas as áreas. O estudante interessado obtém o formulário de inscrição através do site da Relinter e deve entrar em contato com as Universidades de Grenoble ou diretamente com uma dessas Universidades para manifestar sua intenção de realizar intercâmbio. O Programa não prevê auxílio financeiro.

Período provável de abertura de inscrições: até maio, para o primeiro semestre do ano acadêmico (setembro-janeiro) e até outubro, para o segundo semestre (fevereiro-junho).

 

 

HEIDELBERG: acordo bilateral entre a UFRGS e a Ruprecht-Karls Universität Heidelberg, Alemanha – www.uni-heidelberg.de. Programa de intercâmbio para alunos de graduação de todas as áreas. A inscrição se efetua através de formulário on-line e envio de documentos. O estudante interessado deve entrar em contato com a Universidade de Heidelberg para manifestar sua intenção de realizar intercâmbio. O Programa não prevê auxílio financeiro; a seleção é feita diretamente nas Faculdades da Universidade de Heidelberg.

Período provável de abertura de inscrições: abril/maio, para o primeiro semestre do ano acadêmico (outubro-fevereiro) e setembro/outubro, para o segundo semestre (março-julho).

Ações do documento