Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Português Geral Alunos da UFRGS Opções de Mobilidade

Opções de Mobilidade

Opções de Mobilidade

Programas da RELINTER

 

Informações e editais contendo pré-requisitos, documentação necessária e procedimentos são publicados na página da Relinter, no link Editais Abertos , quando da abertura das oportunidades.

 

PROGRAMAS COM BOLSA 

 

ESCALA – AUGM: intercâmbio entre Universidades do Grupo AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevideo – www.grupomontevideo.edu.uy). O ESCALA Estudantil é um programa de intercâmbio para alunos de graduação que já tenham concluído pelo menos 50% dos créditos de seu curso. Consiste na ida de um aluno de um curso da UFRGS para o curso correspondente em determinada universidade, e a vinda de um aluno do curso correspondente da mesma universidade para a UFRGS. As reuniões do Grupo AUGM definem os cursos que cada Universidade irá ter de intercâmbio com cada uma das outras Universidades. A abertura de inscrições tem sido semestral. O Programa oferece alojamento e alimentação gratuitos na Universidade de destino do aluno, além de um auxílio-passagem para o deslocamento até a cidade onde se realizará o intercâmbio.

Período provável de abertura de inscrições: abril/maio para o segundo semestre do mesmo ano, ou novembro/dezembro, para o primeiro semestre do ano seguinte.

 

SANTANDER UAM – Universidad Autónoma de Madrid: intercâmbio entre a UFRGS e a Universidad Autónoma de Madrid – www.uam.es. Alunos de todas as áreas concorrem por um determinado número de vagas (geralmente 6) com bolsa na UAM. O auxílio oferecido é uma quantia mensal para todas as despesas do aluno, além de uma quantia para gasto com as passagens de ida e volta. As inscrições abrem uma vez por ano (abril/maio).

 

SANTANDER LUSO-BRASILEIRAS: intercâmbio entre Universidades brasileiras e portuguesas patrocinado pelo Banco Santander. Programa de intercâmbio de um semestre para alunos de graduação de todas as áreas, desde que cursem cadeiras da Universidade de destino que tenham equivalência em seus respectivos cursos de origem. Os alunos concorrem entre si por determinado número de bolsas oferecidas à UFRGS. O auxílio consiste em uma quantia oferecida pelo Santander para auxiliar nas despesas durante todo o período de intercâmbio. Os candidatos devem ter passaporte e abrir uma conta no Banco Santander.

Período provável de abertura de inscrições: abril/maio, para o primeiro semestre do ano acadêmico 2009/2010 em Portugal (setembro-janeiro) e outubro/novembro, para o segundo semestre (fevereiro-junho). Esse programa não costuma abrir em todos os semestres.

  

PROGRAMAS SEM BOLSA  

 

Ver edital CAMPUS INTERNACIONAL 

 

Ações do documento