Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Português Geral Alunos Internacionais Como Estudar na UFRGS

Como Estudar na UFRGS

Como Estudar na UFRGS
          1. MOBILIDADE GRADUAÇÃO

Para iniciar seu processo de candidatura a uma vaga de mobilidade acadêmica em cursos de graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o estudante internacional deve seguir os seguintes passos:

  • Preencher o Formulário de Candidatura de Aluno Visitante. O formulário pode ser acessado clicando aqui. Após preenchido, o formulário deve ser enviado por e-mail à nossa Secretaria, para que a candidatura seja analisada. Junto ao formulário, devem ser enviados os seguintes documentos:
  • Histórico Escolar. Documento fornecido pela instituição de origem, onde constam as disciplinas cursadas, com as respectivas notas e cargas horárias, devidamente assinado.
  • Cópia do Passaporte: uma cópia onde se possa ver, com clareza, o número do documento e a foto.
  • Plano de Estudos: lista de disciplinas que o estudante gostaria de cursar na UFRGS; essa lista deve ser autorizada (assinatura e carimbo dos responsáveis) pela Universidade/Faculdade de origem. As disciplinas oferecidas pela UFRGS podem ser conferidas no link Atividades de Ensino, clicando aqui. O plano de estudos se constitui na segunda página do Formulário de Candidatura de Aluno Visitante. O plano de estudos poderá sofrer alterações de acordo com a apreciação do professor tutor e do coordenador de curso, e conforme a oferta de disciplinas.
  • Descrição de Disciplinas Concluídas: este deve ser um arquivo onde conste uma breve descrição, em português, de todas as disciplinas em que o aluno já tenha sido aprovado em sua universidade de origem. Não é necessário que seja um documento oficial; o estudante pode escrever um relato informal das cadeiras cursadas.

Os documentos devem ser enviados por email em um único arquivo PDF para incoming@relinter.ufrgs.br e por correio para o endereço que segue abaixo:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Secretaria de Relações Internacionais

Av. Paulo Gama, 110. Anexo 1 - andar térreo.

Bairro Farroupilha

CEP: 90040-060 Porto Alegre - RS, Brasil

Após recebermos os documentos necessários e os formulários corretamente preenchidos, será feita uma avaliação das candidaturas. Em seguida enviaremos por correio a Carta de Aceite àqueles alunos aceitos por nossa instituição. A Carta de Aceite é um documento oficial que atesta que o aluno poderá estudar em uma determinada instituição e é um documento necessário para solicitar o visto de estudante para vir estudar no Brasil (visto temporário IV).

Esperamos receber a sua candidatura e desejamos-lhe boa sorte no processo de seleção!

Prazo limite para candidaturas 

Semestre 2017/2: 05 de abril de 2017

Semestre 2018/1: 05 de novembro de 2017




2. GRADUAÇÃO COMPLETA 

Para realizar um curso completo de graduação na UFRGS, existem duas alternativas:

- o estudante passa pelo exame vestibular. Informações em http://www.ufrgs.br/coperse/

- o estudante se candidata ao programa PEC-G (programa estudante convênio de graduação) na representação diplomática brasileira no país de origem. Informações em http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.html

 

3. INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR

Para ingresso extravestibular, contate a Pró-Reitoria de Graduação. Informações em http://www.ufrgs.br/prograd/processos-seletivos/ingresso-extravestibular

 

 4. PÓS-GRADUAÇÃO

Para realizar um curso completo de pós-graduação, é necessário entrar em contato com o curso desejado. Os pré-requisitos para candidatura em Mestrado e Doutorado não são os mesmos em todos os cursos da UFRGS. Sugerimos que você escolha o curso no qual tem interesse, visitando o site http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/pos-graduacao/mestrado (para Mestrado) ou http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/pos-graduacao/doutorado (para Doutorado) e contate diretamente o Programa de Pós-Graduação para verificar quais são as condições para admissão e procedimentos de candidatura. Nesse caso, há possibilidade de bolsa.

Outra opção é realizar candidatura para a pós-graduação através do Programa PEC-PG, na representação diplomática brasileira no país de origem. Informações em http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PG/candidatura.html

 

 5. ATIVIDADE DE PESQUISA

Para realizar estágio de pesquisa, visite o site da UFRGS, nos mesmos links para cursos de pós-graduação. No site de cada curso de pós-graduação, especialmente em mestrado e doutorado, existem listas com os nomes dos professores pesquisadores, relações de grupos e laboratórios de pesquisa. Você também pode localizar grupos de pesquisa neste site: http://www.ufrgs.br/propesq/portal-da-pesquisa. Após, entre em contato diretamente com o pesquisador/grupo de pesquisa com o qual deseja realizar o estágio. Se o pesquisador aprovar sua candidatura, ele deverá entrar em contato com nossa secretaria para efetivar seu registro na Universidade, através do email: incoming@relinter.ufrgs.br

 

 6. PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

A UFRGS oferece um curso de português para estrangeiros a baixo custo, direcionado tanto a estudantes que queiram vir ao Brasil apenas para estudar português, quanto àqueles que pretendem melhorar seu português para auxiliar-lhes na compreensão das disciplinas que estão cursando na UFRGS. O curso de português para estrangeiros de nossa instituição é uma experiência que ultrapassa as fronteiras acadêmicas, de maneira que os alunos são incitados a imergir na cultura brasileira através de diversas atividades dinâmicas e atividades extraclasse. As candidaturas dos estudantes interessados em fazer o curso são recebidas pelo Instituto de Letras da Universidade. Para maiores informações sobre o Programa de Português para estrangeiros/UFRGS, entre em contato com: ileppe@ufrgs.br ou pelo telefone +55 51 33086690.

 Mais informações no link:  www.ufrgs.br/ppe

 

 

Ações do documento