Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Português Geral Alunos Internacionais Dia a Dia na UFRGS

Dia a Dia na UFRGS

Dia a Dia na UFRGS

Com o objetivo de facilitar a adaptação cultural dos estudantes internacionais visitantes, vamos apresentar alguns aspectos importantes do cotidiano dos alunos da UFRGS.

Restaurante Universitário

Bibliotecas

Campus

Deslocamento entre os campi da UFRGS

Casa do Estudante

Cultura

Atividades Esportivas

 

Restaurante Universitário

 A Universidade possui cinco restaurantes universitários. Todos que possuem a carteirinha da universidade (saiba mais sobre a carteirinha) (estudantes de graduação, de pós-graduação, de português para estrangeiros, professores e funcionários) podem utilizar qualquer um deles para almoços e jantares, quando o tiverem. Os restaurantes do Centro e do Vale oferecem almoço e jantar, os demais apenas almoço. Para freqüentar os RUs o usuário deverá portar seu cartão de identificação em mãos.

RU CENTRO.jpg


RU1 Campus Centro

RU2 Campus da Saúde

RU3 Campus do Vale

RU4 Faculdade de Agronomia

RU5 Esefid

RU6 Bloco 4- Vale

 

 

Os restaurantes funcionam no sistema de "Buffet" com variações diárias de cardápios, estabelecidos por nutricionistas, a partir de critérios que atendam as exigências de uma dieta equilibrada. 

 

Bibliotecas

A UFRGS possui 33 bibliotecas com um acervo bibliográfico de quase 700.000 volumes e mais de 14.000 títulos de periódicos. Todos os alunos têm direito a utilizar qualquer uma delas, tanto para pesquisas in loco, quanto para retirar material para leitura em casa. Para esse último, basta passar a carteirinha da universidade no leitor óptico e digitar sua senha. A senha do aluno é a sua data de aniversário, no sistema comum no Brasil: dia, mês e ano (dd/mm/aaaa).
          Os alunos podem retirar quantos livros desejarem (embora alguns exemplares raros ou escassos não possam ser emprestados). O prazo de entrega varia conforme a classificação do material: diário (até o final daquele dia), três dias, semanal e regular (14 dias – classificação disponível apenas para professores a alunos da pós-graduação).
          Não é possível renovar materiais que tenham reservas de outros interessados. Fique atento: em caso de atraso, é cobrado multa por dia e por exemplar!
          É possível consultar o acervo e renovar e reservar material por meio do site do SABi (Sistema de Automação de Bibliotecas). O SABi oferece tutoriais para ensinar a utilizar todo os seus recursos online.

 

CampusFaculdade de Medicina - Campus Central
Foto: Rochele Zandavalli

A Universidade possui quatro campi (do Centro, do Vale, Olímpico e da Saúde). Cada um deles é dividido em quarteirões ou em subáreas. É importante que o aluno internacional saiba que Porto Alegre é uma cidade relativamente grande e que os campi se encontram em diferentes pontos da cidade. A transição entre eles além de dever ser feita com auxílio de meios de transporte (ônibus, carro ou moto) também pode ser demorada. Portanto, na hora de escolher as disciplinas que cursará, o aluno deve ter em mente essa separação física da Universidade. Sugerimos que o aluno busque agrupar aulas no mesmo campus em horários próximos. Por meio da ferramenta “Localiza” disponível no site da UFRGS, é possível encontrar mapas de cada campus, quarteirão ou subárea, bem como endereços importantes como o da Relinter.

 

Deslocamento entre os campi da UFRGS

Como já dito, Porto Alegre é uma cidade relativamente grande, e os campi da UFRGS estão localizados um tanto distantes entre si. Portanto, para se deslocar de um campus para outro, é necessário pegar ônibus.
         É possível conferir itinerários das linhas de ônibus no site da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), no link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php?p_secao=158. Vale a pena lembrar que o aluno pode confirmar com o motorista do ônibus se ele passa no destino desejado!

 

Casa do Estudante

A UFRGS possui três residências estudantis. Como possui poucas vagas, visa cumprir uma função social. Assim, seus moradores são alunos de graduação e de pós-graduação de baixa renda.

 

Projetos da UFRGS

A Universidade também promove vários projetos que podem ajudar os alunos que chegam ao Brasil na sua adaptação e conhecimento sobre Porto Alegre, sobre a cultura, os esportes, os eventos, entre outros.

 

Cultura

A UFRGS promove o Agendão Cultura, que é um projeto de sessões de cinema, peças teatrais, espetáculos de dança, música, exposições, lançamentos de livros, cursos, entre outros. O objetivo do Agendão Cultural é disponibilizar aos alunos da UFRGS acesso a opções de lazer, entretenimento e cultura. A maioria dos eventos é de entrada franca e ocorrem dentro dos campi da Universidade. Mais informações são encontradas no site http://www.ufrgs.br/comunicacaosocial/agendao/index.html

Castelinho - Campus Central
Foto: Rochele ZandavalliTambém há como opções de lazer, dentro da própria Universidade, visitas ao Planetário, ao Museu ou ao Observatório Astronômico da UFRGS. As visitações a estes lugares são feitas preferencialmente em grupos, mas nada impede que se faça visita individual, porém pode ser mais difícil de agendar. As visitas ao Museu da Universidade são gratuitas e duram por volta de 1 hora com acompanhamento e o agendamento pode ser feito pelo telefone. Mais informações no link http://www.ufrgs.br/museu. Com relação ao Planetário, são abertas visitas ao público adulto aos domingos às 18h, sendo cobrado 1kg de alimento não perecível; também ocorrem visitações de terças às sextas-feiras, mais informações na página na internet http://www.planetario.ufrgs.br/.

 

Atividades Esportivas da UFRGS

Há projetos de educação física e prática de esportes promovidos pela Escola de Educação Física da UFRGS (ESEF). Estes projetos têm o objetivo de possibilitar à comunidade a prática de atividades físicas, melhorando a saúde e qualidade de vida dos participantes. São disponibilizadas sessões com acompanhamento de professores de diversas atividades (musculação, esportes aquáticos, nado sincronizado, dança, ginástica, ginástica olímpica, esportes coletivos e lutas). As atividades são praticadas na própria ESEF (campus olímpico). O horário de funcionamento é das 8h às 18h30 sem fechar ao meio-dia. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.ufrgs.br/esef/site/.

 

Ações do documento