Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Português Geral Alunos Internacionais FAQ

FAQ

Perguntas Frequentes

A Secretaria de Relações Internacionais elaborou uma relação com as perguntas mais freqüentes que costuma receber por parte dos alunos interessados em estudar em nossa instituição. Caso você tenha alguma dúvida que não esteja especificada aqui, sinta-se livre para entrar em contato, nossa equipe estará muito contente em poder ajudar.

Sou aluno de graduação e gostaria de estudar na UFRGS. Quais são os procedimentos que devo seguir?

Os alunos interessados em estudar na UFRGS devem preencher o Formulário de Candidatura para Aluno Visitante e enviá-lo a nossa Secretaria junto com um histórico escolar, uma cópia do passaporte e uma breve descrição das disciplinas já cursadas em sua instituição de origem. A documentação será analisada e, caso o aluno seja considerado apto a estudar em nossa universidade, ele receberá uma Carta de Aceite, que será necessária para tramitar o visto de estudante. Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser encontradas clicando aqui.

Sou aluno de pós-graduação e gostaria de estudar na UFRGS. Quais são os procedimentos que devo seguir?

A nossa Secretaria trabalha somente com mobilidade acadêmica de graduação. Os estudantes internacionais interessados em realizar na UFRGS um período de mobilidade acadêmica de pós-graduação devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (propg@propg.ufrgs.br) ou diretamente com os Programas de Pós-Graduação das unidades da universidade, cujos contatos podem ser encontrados a partir do link: http://www.ufrgs.br/propg/programas/programas.htm.  

Eu tenho interesse em aprender ou aperfeiçoar o meu português. A UFRGS dispõe de um curso de português para estrangeiros?

A UFRGS oferece um curso de português para estrangeiros a baixo custo, direcionado tanto a estudantes que queiram vir ao Brasil apenas para estudar português, quanto àqueles que pretendem melhorar seu português para auxiliar-lhes na compreensão das disciplinas que estão cursando na UFRGS. O curso de português para estrangeiros de nossa instituição é uma experiência que ultrapassa as fronteiras acadêmicas, de maneira que os alunos são incitados a imergir na cultura brasileira através de diversas atividades dinâmicas e atividades extraclasse. As inscrições dos estudantes interessados em fazer o curso são recebidas pelo Instituto de Letras da Universidade. Para maiores informações sobre o Programa de Português para estrangeiros/UFRGS, entre em contato com: ileppe@ufrgs.br ou pelo telefone + 55 51 33086690.

Quanto terei que pagar para estudar na UFRGS?

A UFRGS é uma universidade pública e gratuita, portanto todos os alunos selecionados para estudar em nossa instituição como alunos intercambistas de graduação não terão que pagar taxas acadêmicas. Entretanto, algumas atividades paralelas podem ser cobradas, como é o caso do curso de português, certas atividades culturais, almoço no restaurante universitário, etc.

A minha instituição tem convênio com a UFRGS?

A UFRGS tem mantém convênios e parcerias com diversas instituições públicas e privadas de todo o mundo. Clique aqui para verificar se a sua instituição tem convênio conosco.

Minha universidade não possui convênio ou protocolo com a UFRGS, isso significa que não posso estudar nessa instituição?

A UFRGS também está disposta a receber candidaturas de alunos provenientes de universidades não conveniadas, entretanto, na seleção será dada preferência aos alunos cujas universidades têm convênio conosco. Sinta-se livre para entrar em contato em caso de eventuais dúvidas. 

A UFRGS oferece bolsas de estudos para alunos estrangeiros?

Estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil tem acordo de cooperação na área educacional e cultural podem buscar informações sobre os programas PEC-G e PEC-PG no site do MRE: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/apresentacao.html.

Estudantes de pós-graduação poderão consultar a oferta de bolsas diretamente com os programas de pós-graduação da UFRGS: http://www.ufrgs.br/pos/

Há residência estudantil nos campi da universidade?

A UFRGS possui três casas do estudante. Contudo, apenas alunos brasileiros de baixa renda e alunos internacionais de alguns programas específicos podem usufruir desse benefício.

Há restaurante universitário?

Sim! A UFRGS conta com cinco restaurantes universitários com cardápios variados e balanceados. Os preços são subsidiados e o valor cobrado é baixo. 

Posso fazer esportes na UFRGS?

Sim! O Campus Olímpico da UFRGS promove gratuitamente, para os alunos internacionais, aulas de diversas modalidades esportivas. São disponibilizadas sessões, com acompanhamento de professores, de diversas atividades (musculação, esportes aquáticos, nado sincronizado, dança, ginástica, ginástica olímpica, esportes coletivos e lutas). Solicite à nossa equipe a tabela com as modalidades e horários das atividades.

Em quais idiomas são ministradas as aulas?

Embora não seja exigida nenhuma documentação que comprove que o estudante tenha conhecimento de português, é importante que o aluno saiba que todas as aulas são ministradas em idioma local. Muitos estudantes internacionais optam por freqüentar o Curso de Português para Estrangeiros para aperfeiçoar seu conhecimento na língua.

 

Ações do documento