Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Português Geral Alunos Internacionais Porto Alegre

Porto Alegre

poa7

Porto Alegre, a maior cidade ao sul do Brasil, é a capital do estado do Rio Grande ao Sul, terra dos Gaúchos e do churrasco. Localiza-se à margem leste do lago Guaíba, no ponto onde cinco rios convergem formando a Lagoa dos Patos, uma gigante lagoa navegável até mesmo pelos maiores barcos. A cidade foi fundada em 1772 por imigrantes vindos da região dos Açores (portugueses). Desde o século 19, Porto Alegre tem recebido muitos imigrantes, particularmente vindos da Europa (alemães, poloneses e italianos), os quais foram de decisiva importância e influência na comida e na arquitetura, entre outros aspectos culturais. Por ser localizada na junção de cinco rios, tornou-se um importante porto aluvial, bem como uma das principais cidades industriais e comerciais do país. Produtos da rica agricultura e pecuária, tais como grãos de soja, couro, enlatados, carnes e arroz, são exportados para diversos países. Sua população é de cerca de 1.500.000 habitantes.
 
 
 
 
                          

 

Clima

Língua

Lazer e cultura

Parque da Redenção

Usina do Gasômetro

Parque Moinhos de Vento

Museu Iberê Camargo

Casa de Cultura Mario Quintana

Santander Cultural

Mercado Público

Rua dos Andradas

Cinema

Vida Noturna

Dicas de Segurança

Mapa da cidade

 

Clima 

O estado do Rio Grande do Sul passa por todas as quatro estações em suas características específicas. É importante lembrar, entretanto, que o período de cada estação no Brasil (e em todos os países do hemisfério sul) difere do período de cada estação nos países situados no hemisfério norte do planeta. As datas do início e fim de cada estação são:

          poa8  Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro.
            Verão: de 21 de dezembro a 21 de março.
            Outono: de 21 de março a 21 de junho.
            Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro.

Especialmente em Porto Alegre, os verões são muito quentes, normalmente atingindo os 35 graus Celsius, os invernos, porém, são bastante frios, com a possibilidade de temperaturas entre 0 e 5 graus Celsius durante algumas semanas. Não é fácil prever o tempo no Rio Grande do Sul devido aos vários fatores que influenciam as mudanças repentinas de temperatura, tais como as “ondas de calor” e as “frentes frias”, assim como são chamados estes fenômenos por aqui. Isso significa que é possível presenciar um dia ou até mesmo uma semana realmente quente durante o inverno, bem como um dia frio no meio do verão, sendo este último exemplo menos comum.

Até mesmo durante o mesmo dia é possível que se aprecie aspectos de todas as quatro estações juntas, começando com uma manhã extremamente quente e terminando com uma noite gelada. É também importante estar preparado para os dias de chuva pesada que acontecem cada vez mais freqüentemente, principalmente durante o verão.

Um grande atrativo de Porto Alegre é que esta é considerada a cidade mais “verde” do Brasil, o que significa parques verdes e muitas e muitas árvores por todos os lados.  

Língua

A língua oficial da República Federativa do Brasil é o Português. Conseqüentemente, qualquerpoa6 aluno estrangeiro ou pesquisador que queira conduzir estudos ou pesquisas em alguma instituição educacional brasileira, deve ter um comando eficiente na língua portuguesa para que possa fazer o máximo de seus estudos, bem como ser avaliado efetivamente. Pessoas nativas na língua espanhola são basicamente entendidas pelos brasileiros, particularmente no Rio Grande do Sul, e geralmente se adaptam com certa facilidade à língua portuguesa. Em nível de pós-graduação, é comum que as literaturas de vários países e culturas sejam estudadas em seu idioma original. A UFRGS possui um excelente curso chamado “Português para Estrangeiros” para aqueles interessados em aprender o português e/ou aprimorar seu conhecimento na língua.


Lazer e cultura

Parque da Redenção

O Parque da Redenção é um dos, senão o maior parque verde de Porto Alegre e está localizado ao sudeste da cidade. É um ótimo local para passeios, caminhadas e divertimentos, principalmente aos finais de semana. É neste parque que, aos domingos, acontece uma das maiores feiras regulares de artesanato, antiguidades e manufaturas da cidade, chamada de “Brique da Redenção”.


Usina do Gasômetro

poa4 A Usina do Gasômetro é o local onde se localizava uma antiga indústria elétrica, à beira do lago Guaíba. A grande chaminé ainda é mantida e é tida como um dos cartões postais da cidade. Este local é famoso por ser um dos melhores lugares para se ver e apreciar o famoso e indescritível pôr-do-sol de Porto Alegre. Durante os finais de semana, este local é destino certo de muitos habitantes da cidade, bem como de turistas, devido à vista que se tem do lago Guaíba, com suas ilhas e natureza, e também devido ao calçadão ao longo da margem do lago, o qual é comumente utilizado para caminhadas, bicicletas, rollers entre outros.

Perto do Gasômetro encontra-se o Porto de Porto Alegre, local de onde saem os barcos-passeios que fazem rotas por entre as inúmeras ilhas espalhadas ao longo do lago Guaíba. Para informações sobre passeios veja o site:
http://www.barcocisnebranco.com.br/site/home/index.php


Parque Moinhos de Ventopoa5

 O Parque Moinhos de Vento (amigavelmente chamado de Parcão) é um grande parque localizado no coração do bairro Moinhos de Vento e cercado de restaurantes, bares, lojas e um shopping (também chamado de Moinhos de Vento). Este parque possui não apenas áreas verdes e de caminhadas, como também quadras de esportes e locais com playground para crianças. É sem duvidas uma ótima opção para os fins de semana e tardes ensolaradas.


Museu Iberê Camargo

O museu Iberê Camargo está localizado na zona sul da cidade, às margens do lago Guaíba, o que propicia a seus visitantes não apenas apreciar as obras do museu em si, como também assistir ao famoso pôr-do-sol da cidade, visto que, ao lado do museu há um café onde são servidos lanches e bebidas. Iberê Camargo é um artista brasileiro que viveu sua vida em Porto Alegre e que está entre os maiores nomes da arte do século 20. O site oficial deste museu é: http://www.iberecamargo.org.br/


Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição que está ligada à Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os espaços tradicionais desta casa de cultura se encontram direcionados tanto para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, quanto para a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Todos estes espaços tendem a homenagear os grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Maiores informações podem ser encontradas no site: http://www.ccmq.com.br/


Santander Cultural

O Santander Cultural é um local de exposições voltadas aos campos das artes visuais, da música, do cinema e da reflexão. Sempre haverá algo acontecendo neste espaço de intensidade cultural, para manter-se informado das últimas exibições e eventos, pode-se acessar o link: http://www.santandercultural.com.br/


Mercado Público

O Mercado Público é Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre e foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Mais tarde, foi tombado como um Bem Cultural, tornando-se um ícone de compras da Capital do Estado. Nele são encontrados os mais diversos produtos, desde produtos regionais e nacionais, especiarias e exclusividades, até a mais pura cultura (freqüentemente são organizadas atividades culturais no Mercado, como shows, exposições artísticas, desfiles e saraus). O site oficial deste local é:  http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/


Rua dos Andradaspoa9

A Rua dos Andradas é uma rua tradicional e histórica, onde serão encontradas as mais antigas e preservadas construções que remontam desde os tempos do Império. Além disso, nesta rua também encontramos os mais típicos e tradicionais bares, pubs e restaurantes, além de museus menores e outros locais culturais, todos eles banhados pelas sombras das inúmeras árvores ao longo da rua.


Cinema

 Existem mais de 60 salas de cinema em Porto Alegre, nas quais são exibidos desde filmes antigos até os lançamentos mais recentes. Estudantes têm direito a desconto em inúmeros locais culturais em Porto Alegre, principalmente em relação a ingressos de cinemas, teatros e shows. Especificamente para cinemas, a tarifa de estudante é normalmente metade do preço do ingresso normal. Para que o estudante possa utilizar deste desconto, é imprescindível que ele possua em mãos e no momento da compra, sua carteirinha de estudante internacional, ou a carteirinha azul da UFRGS (juntamente com o comprovante de matrícula). Abaixo se encontra um link muito útil com preços, endereços e programação de diversas salas de cinema em Porto Alegre:poa1
http://cidades.terra.com.br/poa/cinemas/0,7548,L:C:TODOS:1,00.htm

Há também um cinema dentro do Campus Central da própria UFRGS. Chama-se “Sala Redenção” e é um cinema universitário. Para maiores informações a respeito desta sala de cinema, bem como de toda a sessão cultural da UFRGS acesse o site:  http://www.difusaocultural.ufrgs.br/


Vida noturna

poa3A vida noturna em Porto Alegre é animada e charmosa. Existem lugares para todos os gostos. Assim como no resto do Brasil, em Porto Alegre, a vida noturna começa relativamente tarde se comparada com outros países. Normalmente as pessoas se encontram por volta das 22h para um happy hour, e depois se dirigem à boate ou seguem no local onde começaram a noite. Se o plano é sair para uma boate, é importante não chegar muito tarde, porque as filas tendem a ficar enormes por volta das 24h.
            Uma opção para sair à noite é a Rua Padre Chagas. Não apenas nesta rua, mas também em seus arredores você encontrará inúmeros bares, pubs, restaurantes e boates charmosos e estilosos, além de lojas de roupa e afins.

Outra opção são os bares e restaurantes do Mercado Publico ou no Chalé da Praça XV, ambos localizados no centro da cidade. É nestes locais que serão encontrados os bares tradicionais e históricos da cidade.

Há ainda a chamada “Cidade Baixa”, que abrange as ruas Gal. Lima e Silva, República e José do Patrocínio, e é onde serão encontrados não apenas pubs e bares animados e divertidos, mas também inúmeras pessoas caminhando pelas ruas neste fervoroso bairro.

 * Dentre os maiores festivais de Porto Alegre destacam-se: a Semana Farroupilha (13 a 20 de setembro), onde se pode apreciar as tradicionais danças e musicas folclóricas; e a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro), que consiste em uma procissão de barcos de pescadores, em homenagem a sua santa protetora.

 

Dicas de segurançaFoto4

  • Ao caminhar pelas ruas do centro da cidade, é importante ficar sempre atento aos seus pertences.
  • Evite caminhar à noite por lugares sem muita iluminação, principalmente se estiver sozinho.
  • Se possível, não carregue muito dinheiro consigo e evite deixar objetos de valor nitidamente à mostra.
  • Quando precisar de informações, entre em algum estabelecimento comercial.
  • Nunca atravesse o parque da Redenção quando estiver escurecendo.
  • Não peça informações sobre casas de câmbio na rua.
  • Use celular, i pod, notebook ou outros aparelhos eletrônicos com discrição

Mapa da Cidade

Neste mapa você encontra pontos que poderão vir a ser úteis durante sua estadia em Porto Alegre

 


View Porto Alegre RELINTER in a larger map
Ações do documento