Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Notícias Servidor de autenticação e provedor de serviço

Servidor de autenticação e provedor de serviço

Federação Chimarrão para autenticação de usuários das instituições participantes.

Este projeto é composto por pessoas de diversas instituições que utilizarão as aplicações e serviços desenvolvidos no projeto. Para facilitar o gerenciamento de identidades e acessos foi implantado um servidor provedor de serviço do Projeto Remoa que foi incluído na federação Chimarrão. Através da federação os componentes do projeto poderão acessar às aplicações e serviços do projeto utilizando as mesmas credenciais que utilizam em suas instituições de origem.

Como funciona?

Quando um usuário tentar acessar alguma aplicação do projeto o provedor de serviço consultará o provedor de identidade da instituição de origem do usuário, o usuário terá que autenticar na sua instituição de origem e então o provedor de identidade confirmará, ou não, a autenticação ao provedor de serviço. O provedor de serviço receberá um handle com o qual poderá acessar as informações do usuário nos servidores da sua instituição de origem e permitir acesso do usuário a outros serviços.

Federação Chimarrão

Assim como a federação CAFe, a federação Chimarrão também é mantida pela RNP, com a diferença que a federação CAFe é um serviço em produção, enquanto a Chimarrão é para testes e desenvolvimento.

Ações do documento