Você está aqui: Página Inicial Dados & Resultados Notícias

Notícias

Ranking aponta UFRGS entre as 10 melhores universidades da América Latina

Times Higher Education avaliou 129 instituições de dez países da região

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocupa a 10ª posição no ranking internacional de universidades da América Latina e Caribe Times Higher Education (THE). A avaliação leva em consideração pesquisa, ensino, produção acadêmica, transferência de conhecimento e internacionalização.

Confira os indicadores utilizados no ranking

A THE analisou 129 universidades de dez países da América Latina e do Caribe. O Brasil tem seis universidades entre as dez melhores, sendo duas estaduais: Unicamp e USP; uma privada: PUC-Rio; e três federais: UNIFESP e UFMG, além da UFRGS. No quadro geral, aparecem 43 instituições brasileiras e esta é a primeira vez que o ranking avalia o rendimento da UFRGS.

A pontuação da UFRGS de forma detalhada foi: 82,2 em ensino; 87 em pesquisa; 77,4 em citações; 83,8 em receita vinda da indústria; e 33,4 em internacionalização. O reitor Rui Oppermann comemora a colocação no ranking, pois coloca a Universidade em lugar de destaque no Brasil e na América Latina. Segundo Oppermann, “a UFRGS está sendo reconhecida como um centro de excelência e inovação. Entre os cinco itens, não fomos bem avaliados apenas no item internacionalização, isso se deve ao término do Ciência Sem Fronteiras, programa no qual a Universidade era uma das instituições mais atuantes”.

O ranking é feito pela Times Higher Education (THE), revista britânica especializada em educação superior.

Confira as dez primeiras:

  1. Unicamp (Brasil)
  2. USP (Brasil)
  3. U. Católica (Chile)
  4. UNIFESP (Brasil)
  5. Tecnológico de Monterrey (México)
  6. Universidade do Chile (Chile)
  7. PUC Rio (Brasil)
  8. Universidade dos Andes (Colômbia)
  9. UFMG (Brasil)
  10. UFRGS (Brasil)

 

Fonte: Site UFRGS, 18/07/2018

______________________________

Ações promovem cultura de avaliação institucional

Comissão Própria de Avaliação entregou ao reitor resultados dos processos avaliativos de 2017 na UFRGS. Dados foram obtidos por meio de diferentes instrumentos e fornecem subsídios para a gestão

O processo de avaliação institucional está ganhando espaço e importância na Universidade a cada ano. Esta afirmação está embasada na análise da participação e do envolvimento da comunidade acadêmica e da gestão nos processos avaliativos dos últimos períodos. Este é um dos pontos positivos destacados pela secretária de Avaliação Institucional, Cláudia Cruz Rodrigues, que preside a Comissão Própria de Avaliação da UFRGS (CPA). Acompanhada de alguns dos integrantes da CPA e da equipe da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), Cláudia apresentou ao reitor na tarde desta segunda-feira, 16, os resultados dos processos de avaliação da Universidade em 2017. Obtidos a partir de diferentes instrumentos avaliativos e trabalhados pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs), pela CPA e pela equipe da SAI, os resultados apresentam potencialidades, fragilidades e perspectivas para a gestão da Universidade.

O reitor Rui Vicente Oppermann ouviu os relatos dos membros da CPA sobre alguns itens evidenciados nas avaliações e elogiou o trabalho que tem sido conduzido pela equipe. Oppermann disse que a atuação da CPA é muito valiosa para a UFRGS e que cada vez mais vai buscar aproximar a gestão da avaliação, já propondo a realização de seminários sobre o tema. Segundo ele, todos ganham com esta aproximação. O reitor disse ainda que pretende dar andamento à primeira avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS (PDI 2016-2026).

Em 2017, a SAI incluiu os cursos EAD nos processos avaliativos, fato comemorado pelo reitor. Segundo Oppermann, a EAD não pode ser depreciada, pois é uma forma de ampliar o acesso ao ensino superior no País, principalmente no atual momento de corte orçamentário. “Temos possibilidades de fazer um bom trabalho em EAD, e a avaliação colabora para isso”, disse o reitor.

Cláudia Rodrigues destacou alguns resultados apurados em 2017: “a análise do Relatório de Autoavaliação Institucional evidenciou que o contexto de crise financeira não imobilizou a Universidade e que houve aumento da inclusão, da acessibilidade e da mudança de perfil socioeconômico dos alunos; ampliação e qualificação do uso da tecnologia digital nas atividades de ensino; aperfeiçoamento dos processos de avaliação institucional; e aprimoramento da gestão aliada à avaliação, buscando diagnósticos para planejamento e ações de melhoria”. Em relação aos resultados dos processos de avaliação interna, a secretária destaca que, de um modo geral, a média de avaliação é acima de 4, numa escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.

Ao destacar também o incremento da participação da comunidade acadêmica nos processos avaliativos, Cláudia lembrou que a SAI lançou recentemente o Programa Permanente de Qualificação em Avaliação Institucional, em parceria com a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS). Por meio deste programa, já estão sendo ofertadas atividades visando à qualificação dos servidores sobre os processos de avaliação institucional. A iniciativa integra-se às ações empreendidas no sentido de fomentar a cultura da avaliação institucional e promover a qualidade da UFRGS.

Todos os resultados apurados nos processos avaliativos de 2017 foram apresentados na Semana de Avaliação de 2018, ocorrida em junho passado, e estão disponíveis na página da SAI.

Fonte: Site da UFRGS, 16/07/2018

_______________________________

Alunos têm até 28 de julho para responder questionário de avaliação das atividades de ensino

Está disponível até 28 de julho, no Portal do Aluno, o questionário de avaliação das atividades de ensino dos cursos de graduação de 2018/1. Neste período serão avaliadas as atividades de ensino dos cursos presenciais, as dos cursos a distância e as atividades de ensino a distância ofertadas nos cursos presenciais. A iniciativa é aberta aos discentes para avaliação dos professores. O objetivo do processo é colher informações visando à melhoria da qualidade do ensino da UFRGS.

Os resultados da avaliação dos docentes pelos discentes dos semestres anteriores encontram-se publicados no Painel da Qualidade.

Fonte: Site da UFRGS, 13/07/2018

______________________________

SAI oferece programa de qualificação em Avaliação Institucional

Com o objetivo de auxiliar no fortalecimento da cultura de avaliação institucional na UFRGS, a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) lançou, em 2018, o Programa Permanente de Qualificação em Avaliação Institucional. O programa, em parceria com a Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS), oferta um conjunto de atividades de caráter pontual e/ou permanente com vistas à qualificação da comunidade acadêmica para os processos e práticas avaliativos.

Segundo a secretária de Avaliação Institucional, Cláudia Cruz Rodrigues, "esta ação consolida um conjunto de práticas de cunho mais permanente na Universidade, no que concerne às questões de avaliação e regulação”. A secretária afirma ainda que se espera “qualificar a comunidade universitária de modo constante tendo em vista as diversas legislações que envolvem a avaliação da educação superior e as demandas de trabalho delas provenientes".

Em junho, já foram realizadas duas ações de capacitação: Aspectos legais de Avaliação Institucional e Comunicação e Divulgação dos Resultados de Autoavaliação. No site da SAI é possível conferir as ações previstas para os próximos meses, as quais envolvem análise de dados quantitativos e qualitativos, Enade e aspectos de regulação da educação superior. Interessados podem inscrever-se no Portal do Servidor em UFRGS>Serviços>Agendamentos>inscrições em capacitações/treinamentos.

Fonte: Site da UFRGS, 06/07/2018

_______________________________

De 25 de junho a 28 de julho de 2018 acontece a avaliação das atividades de ensino da graduação 2018/1

 

De 25 de junho a 28 de julho de 2018 acontecem a avaliação dos docentes pelos discentes e a autoavaliação docente das atividades de ensino da graduação 2018/1. Neste período serão avaliadas as atividades de ensino dos cursos presenciais, as atividades de ensino dos cursos a distância e as atividades de ensino a distância ofertadas nos cursos presenciais.

O objetivo de ambos os processos é contribuir para a melhoria da qualidade das atividades de ensino da UFRGS.

Fonte: SAI, 26/06/2018

_______________________________

UFRGS realiza a Semana de Avaliação

Evento anual ocorre no mês de junho e busca promover a cultura da avaliação na Universidade com vistas à melhoria da qualidade

Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) promove entre os dias 18 e 22 de junho a Semana de Avaliação UFRGS. Evento anual em que ocorrem debates e encontros com vistas à promoção da cultura de avaliação na Universidade, ao aperfeiçoamento do processo avaliativo da instituição e à melhoria da qualidade da UFRGS, a Semana de Avaliação envolve, além da SAI, a Administração Central, gestores das unidades acadêmicas, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs).

Na tarde desta quarta-feira, 20, foi realizado, na Sala II do Salão de Atos, um painel sobre as perspectivas e desafios da avaliação na Universidade. Denominado Diferentes olhares sobre o processo avaliativo na UFRGS: visões históricas, externas e de futuro, o painel contou com a participação das professoras Denise Leite (UFRGS), Marília Morosini (PUCRS), Sônia Veríssimo (Conselho Estadual de Educação) e Renato Brito (UFRGS). Denise Leite e Marília Morosini participaram dos primeiros momentos da implantação da avaliação na UFRGS, na década de 1990, e apresentaram suas experiências e reflexões sobre o tema. Ao resgatar o histórico da avaliação na Universidade, a professora Denise destacou alguns princípios e características que norteiam o processo na Universidade, como a participação de todos os membros, o foco no aperfeiçoamento do projeto acadêmico e sócio-político da instituição e a valorização da diversidade, entre outros. Marília Morosini propôs uma reflexão acerca da qualidade da internacionalização das universidades. Destacando que internacionalização não é apenas mobilidade, Morosini apresentou a proposta de internacionalização do currículo como elemento alinhado ao princípio de colaboração solidária e de partilha de conhecimento para o fortalecimento da capacidade científica e tecnológica e para o desenvolvimento e superação das desigualdades sociais.

Em relação às expectativas da comunidade externa em relação à avaliação na UFRGS, os painelistas Sônia Veríssimo e Renato Brito, na condição de membros representantes da sociedade na CPA da UFRGS, trouxeram para o debate contribuições relacionadas à formação de professores e aos egressos dos cursos universitários.

Legislação

O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e demais leis e normativas que envolvem a avaliação institucional das instituições de ensino superior no Brasil foram abordados na terça-feira, dia 19, em evento conduzido pela secretária da SAI Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, no Plenarinho da Reitoria.

A Semana de Avaliação prossegue até sexta-feira, 22. A programação completa está disponível na página da SAI.

 

Fonte: Site da UFRGS, 20/06/2018

_______________________________

Evento discute avaliação institucional

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os dias 18 a 22 de junho, ocorre a Semana de Avaliação UFRGS 2018. Em sua quarta edição, o evento tem entre os seus objetivos contribuir para o reforço da cultura de avaliação na Universidade e apresentar resultados de avaliação, visando à prestação de contas nas diversas unidades universitárias. A organização é da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs).

No dia 20 de junho, às 8h30, acontece uma atividade restrita à Administração Central, aos Núcleo de Avaliação das Unidades (NAUs) e à direção das unidades. À tarde, às 14h, será realizado o painel ‘Diferentes olhares sobre o processo avaliativo na UFRGS: visões históricas, externas e de futuro’ com as professoras Denise Leite (UFRGS), Marília Morosini (PUCRS), Sônia Veríssimo (Conselho Estadual de Educação-RS) e o professor Renato Brito (UFRGS). Complementando a atividade da tarde, haverá uma discussão sobre o Projeto de Avaliação na UFRGS. As atividades ocorrem na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).

Além de uma programação geral, o evento também conta com atividades específicas, nas unidades. Mais informações e programação podem ser acessadas no site da SAI ou nos sites dos NAUs de cada Unidade participante.

Fonte: Site UFRGS, 14/06/2018

__________________________________

Ranking aponta UFRGS como uma das melhores universidades do mundo

Listada na Posição 398 entre as instituições de ensino superior do globo, UFRGS consta como a 5º do país

Foi divulgado ontem, dia 28, a lista do Center for World University Rankings (CWUR) com as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A UFRGS ficou na posição 398, sendo a 5ª melhor universidade brasileira e a 9ª da América Latina. O ranking é liderado pelas estadunidenses Harvard, Stanford e MIT. A Universidade de São Paulo foi listada na posição 77, sendo a brasileira melhor colocada, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 298, Universidade de Campinas, 360, e pela Universidade do Estado de São Paulo, 372. Ao todo, são 20 brasileiras na lista, país da América Latina mais instituições ranqueadas. Chile e México com quatro, Argentina com três e o Uruguai com uma, também estão na lista.

A pesquisa avaliou critérios de qualidade da educação (número de alunos com prêmios internacionais), empregabilidade dos egressos (número de CEO nas grandes companhias), qualidade do corpo docente (número de professores com prêmios internacionais), publicações científicas (número de artigos científicos publicados), qualidade da publicação (artigos nos principais periódicos), influência (número de artigos nos mais influentes periódicos) e citações (número de citações em artigos). A UFRGS obteve sua melhor posição no critério publicações científicas: 230.

A consultoria CWUR tem sede na Arábia Saudita e produz a lista das melhores universidades desde 2012.

 

Fonte: Site UFRGS, 29/05/2018

____________________________________

XII Fórum dos NAUs

No dia 23 de maio foi realizado o XII Fórum dos Núcleos de Avaliação das Unidades, às 14 horas, no Auditório Poente do Prédio Centenário da Escola de Engenharia, Campus Centro – UFRGS.

Na ocasião foram feitas discussões para troca de experiências entre os Núcleos de Avaliação, através do relato das respostas do questionário enviado aos NAUs pela Coordenação do Fórum. Também foi apresentado retorno acerca dos pareceres dos Relatórios de Autoavaliação Institucional 2017 dos NAUs, analisados pela CPA.  Foi estimulada a participação dos NAUs nos eventos da Semana de Avaliação (a ocorrer em junho) e Salão de Ensino 2018 (a ocorrer em outubro), tornando mais conhecida na comunidade universitária a produção na área de avaliação institucional. Foram discutidas e compartilhadas as informações a respeito do Projeto de Avaliação Institucional da UFRGS, definindo o papel dos NAUs na sua elaboração. Também, abriu-se espaço para preparar a eleição da próxima Coordenação do Fórum dos NAUs. O evento contou com 48 participantes da SAI, CPA, NAUs da Faculdade de Farmácia, Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Instituto de Artes, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação,  Faculdade de Odontologia, Faculdade de Ciências Econômicas, Instituto de Física,  Escola de Engenharia, Instituto de Matemática e Estatística, Faculdade de Veterinária, Instituto de Filosofia Ciências Humanas, Faculdade de Educação, Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem,  Campus Litoral Norte, Instituto de Psicologia, Faculdade de Arquitetura, Escola de Administração, Instituto de Geociências, bem como membros da comunidade acadêmica da UFRGS e da equipe da EDUFRGS.

 

Fonte: SAI, 25/05/2018

____________________________________

II Encontro das CPAs

No dia 17 de maio os representantes da UFRGS, Profa. Ana Karin Nunes (Vice-presidente da CPA e Vice-Secretária de Avaliação Institucional), Julian de Camargo Milone (Representante Técnico-administrativo da CPA) e Gilberto Muller Beuren (Estatístico da SAI) participaram do II Encontro das CPAs das Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, ocorrido na Universidade Federal do Rio Grande - FURG

A programação contou no turno da manhã com uma conversa integrada para apresentação do grupo e fortalecimento da rede das CPAs gaúchas. No turno da tarde, foram realizadas discussões sobre a relação da autoavaliação com a avaliação externa dos cursos de graduação, instrumentos de pesquisa de opinião: estrutura e modos de aplicação, avaliação do egresso. Ao final do encontro foram apresentadas as práticas de divulgação dos resultados da avaliação. O próximo encontro, em 2019, será sediado pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Fonte: SAI, 25/05/2018

_______________________________

Ranking de universidades de países emergentes tem cinco instituições do RS

Melhor colocada entre as brasileiras é a Universidade de São Paulo (USP), segundo a revista britânica Times Higher Education

Cinco universidades do Rio Grande do Sul estão na lista de melhores dos países emergentes, segundo ranking divulgado nessa quarta-feira (9) pela revista britânica Times Higher Education (THE), referência mundial em avaliar a reputação acadêmica. O levantamento, que analisou 350 instituições de 42 países, é liderado pela China, que tem sete universidades entre as 10 primeiras colocadas. A melhor entre as brasileiras é a Universidade de São Paulo (USP), na 14ª posição.

As cinco instituições do Estado que aparecem na lista são: Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Até o ano passado, o levantamento envolvia apenas os países dos Brics (Brasil, Índia, China e África do Sul) e agora foi rebatizado para avaliar as instituições das nações "emergentes". Além da China, destacam-se entre as 10 melhores universidades da Rússia, África do Sul e Taiwan.

O diretor editorial do ranking, Phil Baty, afirmou que o Brasil se manteve entre as nações com maior presença de universidades no ranking – está em terceiro lugar, atrás da China e Índia. No entanto, ele citou o exemplo da USP para ressaltar a perda de posições das universidades brasileiras. A instituição de São Paulo caiu de 13ª para 14ª no levantamento.

— Quase todas as instituições classificadas perderam posições, em grande parte devido à turbulência econômica e política no país.

O ranking leva em conta 13 indicadores para classificar as universidades, entre eles o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas e o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS (Propesq), Carla Bonan, comemorou o desempenho da universidade, melhor colocada entre as gaúchas.

"Estes resultados expressam o compromisso da Universidade com o desenvolvimento de pesquisa com qualidade e reconhecimento internacional e com a transferência deste conhecimento para sociedade", comentou.

A vice-secretária de Avaliação Institucional da UFRGS, Ana Karin, disse que a universidade "recebe os resultados como importantes indicadores da atividade acadêmica e da nossa interação com a sociedade". Ela pondera que o ranking tem uma interpretação muito particular quanto a alguns indicadores, entre os quais a relação universidade e indústria, e salienta que "grande parte da pesquisa e da extensão que a UFRGS faz está voltada para sociedade como um todo e não para setores específicos."

10 melhores dos países emergentes

1) Peking University - China

2) Tsinghua University - China

3) Lomonosov Moscow State University - Rússia

4) Fudan University - China

5) University of Science and Technology of China - China

6) Zhejiang University - China

7) Shanghai Jiao Tong University - China

8) Nanjing University - China

9) University of Cape Town – África do Sul

10) National Taiwan University – Taiwan

Brasileiras

14) Universidade de São Paulo (USP)

33) Universidade de Campinas (Unicamp)

61) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

92) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

98) Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

131) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

150) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

153) Universidade Federal do ABC (UFABC)

162) Universidade Estadual Paulista (Unesp)

191) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

201-250) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

201-250) Universidade de Brasília (UnB)*

201-250) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

201-250) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

251-300) Universidade Federal do Ceará (UFC)

251-300) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

251-300) Universidade Federal de Viçosa (UFV)

251-300) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

251-300) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

301-350) Universidade Federal de Goiás (UFG)

301-350) Universidade Federal de Lavras (UFL)

301-350) Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

301-350) Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

301-350) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

301-350) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

301-350) Universidade Federal Fluminense (UFF)

301-350) Universidade Estadual de Londrina (UEL)

301-350) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)

301-350) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

351+ - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

351+) Universidade Estadual de Maringá (UEM)

351+) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

* A partir da posição 200, não é divulgada uma posição exata das universidades, e sim em faixas.

Fonte: Gaúcha ZH, em 10/05/2018

______________________________

Capacitação apresenta a estrutura e o funcionamento da UFRGS aos servidores

Atividade, que ocorre em abril e junho, faz a apresentação de pró-reitorias, secretarias e outros órgãos da UFRGS

Galeria de imagens

Apresentar a estrutura da UFRGS, seus principais setores, serviços e projetos. Com este intuito, ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 17, o primeiro encontro da capacitação Estrutura e Funcionamento Universitário, promovido pela EDUFRGS. Trata-se de um conjunto de palestras que busca apresentar a docentes e técnico-administrativos, em especial para os ingressantes a partir de 2016, alguns elementos que compõem a organização e o funcionamento da UFRGS, a partir do seu planejamento, dos principais programas desenvolvidos e de projetos.

Na abertura do encontro, a diretora da EDUFRGS, Rebeca Campani Donazar, convidou os presentes a participar de outras ações nesse sentido para que se possa refletir sobre o papel do servidor, conhecer a Universidade e desenvolver uma visão sistêmica sobre a UFRGS. Em sua fala inicial, o reitor Rui Vicente Oppermann  falou sobre a estrutura, os planos de Desenvolvimento Institucional e de Gestão e os desafios a serem enfrentados. Oppermann destacou, ainda, a importância da participação na capacitação: “vai ajudar a todos para que se  encontrem dentro da estrutura da Universidade e saber quais são as possibilidades, os potenciais e os caminhos”.

Nesse primeiro evento, foram apresentados  a Secretaria de Relações Internacionais (RELINTER) e a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI). A vice-secretária da Relinter, Emilse Martini, descreveu um breve panorama sobre a internacionalização da Universidade e as principais atividades e projetos desempenhados pela Secretaria. Logo a seguir, Cláudia Medianeira da Cruz Rodrigues e Ana Karin Nunes, respectivamente, secretária e vice-secretária de Avaliação Institucional falaram sobre os setores que compõem a SAI e as diversas ações de avaliação desenvolvidas na Instituição.

Esse foi o primeiro de uma série de encontros complementares que ocorrerá em abril e junho. As palestras são independentes e apresentam as pró-reitorias, secretarias e outros órgãos da UFRGS. As inscrições são realizadas no Portal Servidor. A próxima atividade ocorre no dia 23 de abril e tratará sobre o ensino, em seus diferentes níveis de gestão.

Fonte: Site da UFRGS, 18/04/2018

______________________________

Estudantes de pós-graduação podem fazer avaliação até dia 20 de abril

Segue aberto até dia 20 de abril o período de Avaliação da Pós-Graduação 2017/2, voltado aos cursos de mestrado e doutorado. Os alunos podem avaliar os programas, professores, atividades de ensino, orientadores e realizar uma autoavaliação. Para avaliar, o estudante deve acessar o Portal do Aluno. Mais informações com a Secretaria de Avaliação Institucional.

Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 06/04/2018

_______________________________

Estudantes de pós-graduação podem fazer avaliação

 

Segue aberto até dia 6 de abril o período de Avaliação da Pós-Graduação 2017/2, voltado aos cursos de mestrado e doutorado. Os alunos podem avaliar os programas, professores, atividades de ensino, orientadores e realizar uma autoavaliação. Para avaliar, o estudante deve acessar o Portal do Aluno. Mais informações com a Secretaria de Avaliação Institucional.

Fonte: Site da UFRGS, 21/03/2018

_______________________________

UFRGS obtém colocações entre as 500 melhores universidades em ranking por assunto

Levantamento do QS Word University Rankings posiciona a UFRGS em cinco áreas do conhecimento

 

Foi divulgada nesta quarta-feira, 28, a edição de 2018 do QS World University Rankings by Subject, levantamento internacional que avalia as universidades mundiais por assunto e por área do conhecimento. A UFRGS foi listada nas cinco áreas do conhecimento, tendo obtido as seguintes colocações:

Artes e Humanidades – 359ª posição

Engenharia e Tecnologia – 360ª posição

Ciências da Vida e Medicina – 284ª posição

Ciências da Natureza – entre 451ª e 500ª posições

Ciências Sociais e Gestão - entre 451ª e 500ª posições

A UFRGS também teve 17 cursos ranqueados entre os melhores do mundo, com destaque para os de Arquitetura e de Agronomia. Ambos foram elencados entre as posições 101 e 150 do ranking.

O QS avalia mais de 1,1 mil instituições em todo o mundo, considerando 48 assuntos e cinco áreas do conhecimento. Os critérios avaliam reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, citações e produtividade e impacto das publicações dos pesquisadores.

A universidade que obteve o maior número de assuntos posicionados em primeiro lugar foi a Harvard University (EUA). O levantamento completo e mais informações sobre o ranking estão disponíveis no site da QS.

Os dados relativos à UFRGS estão compilados em relatório (arquivo .pdf, em inglês), que apresenta também a evolução por assunto em comparação ao levantamento de 2017.

Fonte:Site da UFRGS, 28/02/2018

_____________________________________________

Prorrogado prazo para a avaliação dos docentes pelos alunos

Estudantes de graduação devem acessar o questionário no Portal do Aluno para avaliar as atividades de 2017/2

Está disponível até 28 de fevereiro, no Portal do Aluno, o questionário de avaliação das atividades de ensino dos cursos de graduação de 2017/2. Neste período serão avaliadas as atividades de ensino dos cursos presenciais, as dos cursos a distância e as atividades de ensino a distância ofertadas nos cursos presenciais. No mesmo prazo, os docentes podem realizar a autoavaliação no Portal do Servidor. A iniciativa é aberta aos discentes para avaliação dos professores.  O objetivo do processo é colher informações visando à melhoria da qualidade do ensino da UFRGS.

Os resultados da avaliação dos docentes pelos discentes dos semestres anteriores encontram-se publicados no Painel da Qualidade.

Fonte: Site da UFRGS, 16/02/2018

_______________________________

Aberto período de avaliação dos docentes pelos alunos

Estudantes de graduação devem acessar o questionário no Portal do Aluno para avaliar as atividades de 2017/2

Está disponível até 19 de fevereiro, no Portal do Aluno, o questionário de avaliação das atividades de ensino dos cursos de graduação de 2017/2. Neste período serão avaliadas as atividades de ensino dos cursos presenciais, as dos cursos a distância e as atividades de ensino a distância ofertadas nos cursos presenciais. A iniciativa é aberta aos discentes para avaliação dos professores.  O objetivo do processo é colher informações visando à melhoria da qualidade do ensino da UFRGS.

Os resultados da avaliação dos docentes pelos discentes dos semestres anteriores encontram-se publicados no Painel da Qualidade.

Fonte: Site da UFRGS, 03/01/2018

_______________________________

Alunos que não realizaram a prova do Enade 2017 podem solicitar dispensa

Estudantes concluintes habilitados ao Enade 2017 que foram devidamente inscritos pela Universidade e não compareceram ao exame, aplicado no dia 26 de novembro, podem solicitar dispensa da prova. A solicitação de dispensa, autorizada apenas para os que se enquadrem nos itens previstos pelo anexo I do Edital nº 26/2017 do INEP/MEC, deve ser feita através do ambiente do estudante do Sistema Enade.

O estudante que solicitar dispensa deve apresentar, por meio eletrônico, documento comprobatório, original ou cópia autenticada, a respeito do impedimento de participar da prova. Entre os critérios de deferimento estão: acidentes, assalto, casamento, roubo ou furto de documento de identificação, atividade curricular ou afim, luto, acompanhamento de cônjuge, licenças saúde, maternidade ou paternidade, exercício de atividade profissional no dia da prova e EaD (situação de estudante de curso de educação a distância sem alteração de localidade de aplicação de prova pela instituição de ensino).

O estudante que tiver a solicitação de dispensa do exame deferida terá regularidade perante o Enade somente se apresentar preenchimento completo do Questionário do Estudante. Esse questionário esteve disponível até o dia 26 de novembro de 2017, e os estudantes que não o tenham preenchido permanecerão irregulares, conforme determina a Portaria MEC nº 19 de 13 de dezembro de 2017.

A Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS e as Comgrads dos respectivos cursos habilitados ao Enade 2017 orientam que as solicitações de dispensa sejam feitas pelos estudantes o mais breve possível, preferencialmente até o dia 19 de janeiro de 2018. De posse de todas as solicitações dos alunos, a Universidade fará uma avaliação dos pedidos, de modo a verificar aqueles que se enquadram nos critérios previstos. Além disso, há um limite máximo de dispensas por curso, determinado pela legislação da educação superior, o que significa que nem todos os pedidos serão deferidos.

Os alunos poderão solicitar orientações diretamente às Comgrads de seus respectivos cursos. Mais informações estão disponíveis no portal do Inep, na Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017 e no Edital nº 26, de 16 de junho de 2017 do Enade 2017.

Fonte: Site da UFRGS, 28/12/2017

_____________________________

De 02 de janeiro a 19 de fevereiro de 2018 acontecem a avaliação das atividades de ensino da graduação 2017/2

 

De 02 de janeiro a 19 de fevereiro de 2018 acontecem a avaliação das atividades de ensino da graduação 2017/2. Neste período, os professores poderão realizar sua autoavaliação e os alunos poderão avaliar as atividades de ensino dos cursos presenciais, as atividades de ensino dos cursos a distância e as atividades de ensino a distância ofertadas nos cursos presenciais.

O objetivo de ambos os processos é contribuir para a melhoria da qualidade das atividades de ensino da UFRGS.

Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 28/12/2017

________________________________

UFRGS é listada no ranking Green Metrics

Universidade figurou como a 357ª do mundo em levantamento que leva em conta eixos como Meio Ambiente, Economia e Equidade

 

Foram divulgados hoje os resultados do Green Metric Ranking of Worl Universities 2017. A UFRGS, em seu primeiro ano de participação, ficou na posição mundial 357, nacional 10 e América Latina 41. Os instrumentos utilizados para o levantamento baseiam-se nos eixos de Meio Ambiente, Economia e Equidade, repercutindo nas categorias: configuração e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, gerenciamento de resíduos, uso da água, transportes e educação.

As categorias onde mais pontuamos foram Gerenciamento de Resíduos e Transportes.

No total, 619 universidades de 76 países participaram da edição 2017. A lista completa pode ser conferida no site do Green Metrics.

Fonte: Site da UFRGS, em 18/12/2017

________________________________

Encontro das CPAs das Instituições Federais de Educação Superior

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sediou no dia 29 de novembro de 2017 o Encontro das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Instituições Federais de Educação Superior (IFES) do Rio Grande do Sul.

O Encontro teve como objetivo possibilitar o compartilhamento de experiências entre as IFES, no âmbito da avaliação Institucional. A abertura do evento foi feita pelo Reitor da UFRGS, Prof. Rui Vicente Oppermann e pela Secretária de Avaliação Institucional da Universidade, Prof.ª Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues.

Na primeira parte do dia as Instituições Federais compartilharam suas experiências por meio de apresentações individuais. FURG, UFCSPA, Unipampa e UFRGS fizeram exposições sobre o histórico de avaliação em suas Instituições, situação atual, desafios e perspectivas. Na sequência, na segunda parte do evento, as IFES traçaram propostas conjuntas, as quais incluem a continuidade dos Encontros, a intensificação do compartilhamento de experiências em pontos específicos e a constituição de um Fórum permanente de discussão e encaminhamentos.

O próximo Encontro das CPAs das IFES deve ocorrer em maio de 2018 na FURG.

Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 08/12/2017

_____________________________________

UFRGS é a melhor universidade federal do país, segundo o MEC

A instituição é a única do RS entre as dez instituições mais bem avaliadas no Brasil, segundo os dados do IGC 2016, divulgados nesta segunda-feira

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficou em primeiro lugar entre as federais no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2016, divulgado nesta segunda-feira, 27, pelo Ministério da Educação. Com pontuação de 4,29 em uma escala que vai de 1 a 5, a UFRGS atingiu a faixa máxima do IGC – 5, o que apenas 13 instituições no Brasil alcançaram.

Na listagem geral, a UFRGS é a segunda melhor do país, atrás apenas da Universidade Estadual de Campinas. Entre as dez mais bem avaliadas, estão ainda as universidades federais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do ABC (SP), de São Paulo, de Santa Catarina, de Lavras (MG), de Viçosa (MG) e de São Carlos (SP).

No Rio Grande do Sul, destacaram-se ainda a UFSM e a UFCSPA, dentre as públicas, e Unisinos e PUCRS, dentre as privadas. Todas com conceito final 4. A UFRGS, portanto, é a única universidade com conceito máximo no estado. Os dados completos podem ser acessados no site do Inep.

Para divulgar o índice, a avaliação do Ministério da Educação leva em consideração as condições de ensino, o corpo docente, as instalações físicas, o projeto pedagógico dos cursos e também o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São consideradas, para o cálculo, a qualidade dos cursos, revelada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC); a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Fonte: Site da UFRGS, em 27/11/2017

___________________________________

IFES gaúchas realizam encontro de CPAs

No próximo dia 29 de novembro, das 8h30min às 17 horas, acontece na UFRGS o Encontro das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Instituições Federais de Educação Superior (IFES) do Rio Grande do Sul.

O objetivo do encontro é possibilitar o compartilhamento de experiências sobre avaliação institucional entre as Instituições Federais, além de constituir um fórum permanente de discussão sobre os processos avaliativos internos e externos.

Restrito à participação dos membros de CPA das IFES, o Encontro será realizado no Auditório Poente do Prédio Centenário da Escola de Engenharia - Campus Centro. Na parte da manhã haverá um espaço para apresentação dos trabalhos que cada uma das CPAs vem desenvolvendo em suas respectivas Instituições. Já a parte da tarde é destinada a discussões e plenária de encaminhamentos.

Membros de CPA das IFES interessados em participar do evento devem realizar a inscrição através do e-mail secsai@sai.ufrgs.br até o dia 23/11.

Fonte: Site da UFRGS, em 20/11/2017

______________________________________________

SAI promove preparação de servidores para elaboração do Relatório de Autoavaliação

Galeria de imagens

A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) promoveu nesta semana dois encontros visando à elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional da UFRGS (RAAI 2017).Na terça-feira, dia 14, no Plenarinho da Reitoria, a secretária da SAI Cláudia Medianeira Rodrigues apresentou aos servidores da Administração Central responsáveis pelo processo de avaliação. Na quinta-feira, dia 16, o encontro foi com os integrantes dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs), no auditório da Faculdade de Direito. O objetivo da atividade é revisar alguns conceitos importantes para o processo de avaliação e esclarecer alguns aspectos da legislação sobre avaliação da educação superior e orientações da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRGS.

Conforme Cláudia Rodrigues, a autoavaliação é uma oportunidade importante para que os setores verifiquem suas potencialidades e fragilidades em cada uma das dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). “O processo de avaliação está alinhado com o planejamento da universidade”, afirma a secretária.

O reitor Rui Vicente Oppermann participou da reunião do dia 14 e também destacou a importância da avaliação como uma ferramenta para o planejamento estratégico da Universidade. Segundo Oppermann, os NAUs e a CPA atuam como elementos fundamentais neste processo. O reitor afirmou ainda que no atual momento de redução de recursos financeiros por parte do Governo Federal as universidades federais têm mais uma razão para apresentar suas realizações. "O MEC diz que somos incompetentes e que não sabemos planejar. Por meio da avaliação e do planejamento podemos negociar com o governo",a firmou Oppermann.

Até o final de janeiro, a CPA e a SAI recebem os relatórios dos NAUs e dos setores da Administração Central para elaborar o RAAI, que, em fim de março, deve ser remetido ao Governo Federal.

Fonte: Site da UFRGS, em 17/11/2017

__________________________________

Temática Avaliação Institucional premia experiência no Salão de Ensino

O XIII Salão de Ensino UFRGS premiou, no último dia 20 de outubro, as melhores experiências em várias modalidades, entre as quais a de avaliação institucional.

A acadêmica Júlia Werner Vieira foi agraciada com o troféu de destaque na sessão de avaliação institucional e também com a premiação máxima nesta modalidade. O trabalho apresentado pela aluna tinha como título "Produções do Núcleo de Avaliações da Unidade na Faculdade de Farmácia" e relatava a experiência da participação dos alunos do Curso de Farmácia na elaboração, coleta e encaminhamento de resultados de avaliação da Faculdade em parceria com o Núcleo de Avaliação da Unidade - NAU da Farmácia.

O Salão de Ensino é um espaço de diálogo, divulgação e discussão dos processos educacionais a partir das produções acadêmico-científicas, bem como da experiência de práticas educadoras ocorridas envolvendo ações de discentes, técnicos administrativos e de docentes da UFRGS, que resultem na qualificação da formação na Universidade. No ano de 2017 a temática da avaliação institucional no Salão teve a apresentação de 10 trabalhos.

Segundo a Secretária de Avaliação Institucional, Prof. Cláudia Rodrigues, o incentivo para que a área de Avaliação Institucional esteja presente no salão de ensino, como modalidade, foi uma conquista e um diferencial neste momento para a Universidade. É preciso cada vez mais incentivar a comunidade universitária a estudar esse tema e apresentar os resultados que emergem do trabalho que é construído cotidianamente, a exemplo, pelos Núcleos de Avaliação das Unidades. Existem na Universidade diversos dados de avaliação tanto em nível de graduação quanto de pós- graduação que podem ser analisados e apresentados à comunidade, assim como experiências e boas práticas de avaliação que são inseridas no ambiente de trabalho. O desafio para os próximos salões é ampliar a participação e o envolvimento para com o tema.

Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 23/10/2017

______________________________________________

UFRGS melhora sua colocação em rankings internacionais

Universidade foi listada na 14ª posição entre as instituições da América Latina no QS Ranking e como a 570ª do mundo na lista elaborada pelo CWUR

 

A UFRGS foi classificada como a 14ª melhor universidade da América Latina no QS Ranking divulgado nessa segunda-feira, dia 16. São duas posições acima do último levantamento feito pela agência do Reino Unido, em 2016.

A lista da América Latina é liderada pela Universidade Católica do Chile, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de São Paulo (USP). Figuram, ainda, nas primeiras posições do levantamento instituições do México, da Argentina, do Chile e da Colômbia. Entre as universidades brasileiras, estão entre as 25 melhores do subcontinente, além da Unicamp e da USP, a UFRJ (7º), a UNESP (10º), UFMG (11º), PUCRJ (13º), UnB (18º) e UFSC (22º). A Organização avaliou os critérios como a reputação acadêmica, o número de estudantes por professor, número publicações por professor, o grau de internacionalização e o impacto web da instituição. O ranking completo está no site da Quacquarelli Symonds (QS), que é uma organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior sediada no Reino Unido e publica os levantamentos globais desde 2014.

Outro ranking que disponibilizou seus resultados no dia de ontem foi o CWUR - Center for World University Rankings, dos Emirados Árabes Unidos, que lista a UFRGS como em 570° lugar entre as melhores Universidades do mundo, cinco posições acima do resultado de 2016. Entre as brasileiras, a UFRGS está na 5ª colocação, mesma posição do ano anterior.

O CWUR World University Rankings é o ranking acadêmico global de maior abrangência, envolvendo 27.770 instituições de ensino superior e listando as 1.000 melhores. O Ranking mede a qualidade da educação (25%); empregos dos estudantes como executivos de companhias globais (25%); qualidade dos professores (25%); publicações em revistas científicas (5%); influência e número de pesquisas em revistas (5%); número de citações (5%); índice H das publicações (5%); e quantidade de patentes (5%). Nos itens que compõe a nota, a UFRGS destacou-se na qualidade dos professores (entre as 240 melhores) e nas publicações científicas (posição 409). A lista completa está no site do CWUR.

O destaque dado à UFRGS nos rankings, especialmente em comparação com as demais instituições do Brasil e do subcontinente latino-americano, contribui para a visibilidade internacional e para uma forte reputação regional da Universidade. Como aponta a secretária de Avaliação Institucional, professora Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, a UFRGS desenvolve políticas permanentes de qualidade do ensino e isso influencia nos índices coletados pelos rankings internacionais. Um dos exemplos dessas políticas é o incentivo às ações de internacionalização como fator importante mensurado mundialmente. A Universidade vem monitorando seus resultados e promovendo ações no sentido de buscar melhorias, como o conhecimento da fonte de informação que é solicitado pelo ranking e a estruturação de práticas de trabalho visando o fornecimento e a organização de dados aos rankings.

“Esse tipo de levantamento auxilia a Universidade a se avaliar em relação a outras instituições no mundo. Além disso, serve de incentivo à comunidade acadêmica, que se vê reconhecida em nível internacional. Os gestores veem nos rankings um dos resultados do trabalho desenvolvido diariamente. O mesmo ocorre com professores, alunos e servidores técnico-administrativos, que se veem como parte desse resultado, além de valorizar o espaço que ocupam na UFRGS”, comenta a professora. Ainda de acordo com Cláudia Rodrigues, é importante para a Universidade saber como ela está em relação a grandes centros de referência em ensino e pesquisa no mundo e consolidar um processo permanente de geração de conhecimento sobre a sua própria realidade.

 

Fonte: Site da UFRGS, publicado em 17/10/2017

_______________________________


UFRGS melhora sua posição no NTU Ranking das melhores Universidades do Mundo

 

O NTU Ranking, desenvolvido pela National Taiwan University, divulgou em seu site a lista das melhores universidades do mundo. Entre as Brasileiras, a UFRGS é a quinta melhor posicionada, listada na posição 399, uma melhora de 18 posições sobre o levantamento do ano passado. O ranking inclui 800 universidades do globo e utiliza metodologia bibliométrica para analisar as performances das publicações científicas das instituições.

A USP é a melhor brasileira na lista encabeçada pela Harvard University, figurando na posição 56, seguida da Unicamp (316), da UFRJ (319) e da UNESP (326). A lista completa está disponível no site do ranking.

No campo da Agricultura, a Universidade aparece como a 169 melhor instituição do globo. A UFRGS melhorou seu desempenho em relação ao ano passado em todos os rankings de Subject: Agricultural Sciences posição 91 (94 em 2016), Plant & Animal Science 146 (156 em 2016), Pharmacology & Toxicology 239 (255 em 2016) e em Civil Engineering 246 (266 em 2016).

Os critérios avaliados são Research productivity, Research impact e Research excellence.

Fonte: Site da UFRGS, publicado em 11/10/2017

______________________________________________

Empossados novos integrantes da Comissão Própria da Avaliação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram empossados na tarde desta segunda-feira, dia 9, os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRGS. O reitor Rui Vicente Oppermann e a vice-reitora Jane Tutikian entregaram as portarias de nomeação em rápida cerimônia que antecedeu a primeira reunião do grupo. Jane agradeceu aos membros por participarem da comissão e falou que era um trabalho de grande responsabilidade e importância para a UFRGS.

No encerramento, o reitor destacou a formação horizontal da CPA, composta por membros docentes, técnico-administrativos, discentes da graduação e pós-graduação e da sociedade civil, que permite múltiplos olhares. Ele ainda apontou que isso propicia a construção de um planejamento com visões diferentes e possibilita contribuir com a própria gestão da Universidade.

Confira os membros da CPA 2017/2018:

Membros Regimentais:

Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues - Secretária de Avaliação Institucional

Ana Karin Nunes - Vice-Secretária de Avaliação Institucional

Representantes Docentes

Claudia Hofheinz Giacomoni

Christine Wetzel

Flávia Maria Teixeira dos Santos

João Cesar Netto

Mauro Roese

Mônica Regina Garcez

Representantes Técnicos-Administrativos

Alexandra Lorandi Macedo

Claudia Hochheim Oliveira

Julian de Camargo Milone

Marcia Maria Mattos Langeloh

Bernadete Nunes Neckel (suplente)

Representantes discentes Graduação

Frederico de Lemos Fruet

Gabriela Silveira da Silva

Regina Brunet Alencar e Silva (suplente)

Representantes discentes de Pós-graduação

Ana Danielle Santana Cavalheiro

Francine Adriane Baldigen

Representante da Sociedade Civil Organizada

Renato Machado de Brito (Associação dos Antigos Alunos da UFRGS)

Fonte: Site da UFRGS, publicado em 09/10/2017

_________________________________________________________________________________________

    UFRGS mantém-se na quinta posição em ranking do jornal Folha de São Paulo

    A UFRGS manteve a quinta posição nacional entre as melhores universidades do País, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado na manhã desta segunda-feira, dia 18, pelo jornal Folha de São Paulo (http://ruf.folha.uol.com.br/2017/). A posição da UFRGS é a mesma obtida em 2016, atrás das universidades UFRJ, Unicamp, USP e UFMG.

    Em relação ao desempenho em cada indicador, a UFRGS também manteve-se em posições semelhantes às obtidas no ano passado: 4º lugar em Ensino, 5º lugar em Pesquisa e 5º lugar em Inovação. Na avaliação do mercado, a Universidade caiu de 12º para 14º, e na Internacionalização, de 13º para 14º. A nota geral da UFRGS subiu de 95,72 para 95,86.

    Na avaliação por curso, todas as graduações da UFRGS foram avaliadas entre as 10 melhores do País.

    Fonte: Site da UFRGS, publicado em 18/09/2017

    _________________________________________________________

    XI Fórum dos NAUs

    Realizou-se no último dia 13 de setembro a XI edição do Fórum dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs). O Fórum é uma instância de integração dos NAUs, troca de experiências, debates e intercâmbios, que tem por finalidade contribuir para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da cultura de avaliação nas Unidades da UFRGS.

    Durante o evento foi realizada uma avaliação da Semana de Avaliação UFRGS 2017, a qual ocorreu em 2017/1. Além disso, a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) apresentou o Manual dos NAUs, o qual tem como objetivo servir de orientação ao trabalho dos Núcleos.

    A UFRGS conta com 29 NAUs, os quais tem as competências da Comissão Própria de Avaliação (CPA) aplicadas à escala da Unidade. Ou  seja, os Núcleos atuam como "braços" da CPA nas Unidades.

    O Fórum dos NAUs é coordenado, atualmente, pela Profª Liliana Amaral Ferris, da Escola de Engernharia, e pela técnica administrativa Francine Adriane Baldigen, da Faculdade de Ciências Econômicas. A XI edição do evento foi sediada pelo NAU do Instituto de Física.

    Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 14/09/2017

    _______________________________________________________

    UFRGS destaca-se entre as universidades brasileiras em ranking internacional

    Divulgado nesta terça-feira, dia 5, o levantamento da consultoria britânica Times Higher Education (THE) sobre as melhores universidades do mundo coloca a UFRGS em destaque entre as instituições brasileiras e na posição entre 601ª e 800ª na listagem geral. O levantamento THE das melhores universidades do mundo, realizado anualmente e abrangendo instituições de mais de 70 países, considera 13 indicadores em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa e citações.

    Entre as universidades brasileiras, a USP (posição 251º e 300º) aparece um primeiro, seguida pela UNICAMP (401º e 500º). Junto com a UFRGS entre as posições 601ª e 800ª aparecem UFABC, UFMG, UFPR, UFRJ, UFSC, UNIFESP, PUCRS, PUCRIO e UNESP.

    Na página da Secretaria de Avaliação Institucional estão listados os demais rankings internacionais em que a UFRGS aparece.

    Fonte: Site da UFRGS, publicado em 05/09/2017

    _______________________________________________

    UFRGS participa do 3º AVALIES

    No período de 05 a 06 de setembro ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o 3º Avalies - Simpósio de Avaliação da Educação Superior. O evento, cujas duas primeiras edições foram sediadas e organizadas pela UFRGS, teve como tema, em 2017, a avaliação externa.

    O Avalies tem como objetivo estimular a geração de conhecimento em avaliação institucional, debater o seu estado da arte e provocar a interação entre pesquisadores da área, buscando qualificar as instituições de educação superior.

    A UFRGS esteve representada no 3º Avalies por integrantes da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) da Faculdade de Odontologia e da Faculdade de Ciências Econômicas. Também esteve presente o ex-Secretário de Avaliação Institucional da UFRGS e Coordenador das edições anteriores do Avalies, Prof. Daltro José Nunes.

    Foram apresentados, na sessão de painéis, o trabalho “Os Programas de Avaliação Externa no Brasil, suas Repercussões até o Sinaes e suas Consequências no Contexto da UFRGS, de autoria da TAE Nara Maria Emanuelli Magalhães e da Profª  Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues e o trabalho “A Regulação no Contexto da Educação Superior: A Experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul” de autoria das servidoras Claudete Lampert Gruginskie, Fernanda Brasil Mendes, Flávia Renata Pinto Barbosa e Profª Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues. Além disso, a Secretária de Avaliação, Profª Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues no Painel Meta-Avaliação.

    A quarta edição do Avalies será realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC), no ano de 2018.

     

    Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 14/09/2017

    __________________________________________________

    Abertura da Semana de Avaliação debate resultados de processos avaliativos

    Evento, que está na terceira edição, estende-se até o dia 30 com atividades nas Unidades Acadêmicas e com painéis abertos à comunidade

    Teve início na manhã desta segunda-feira, 26, a terceira edição da Semana de Avaliação 2017da UFRGS. Realizado anualmente, o evento promove a Avaliação com a Gestão em dois níveis: da Comissão Própria de Avaliação (CPA) com a Administração Central da Universidade, e dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) com os respectivos gestores. Na atividade que abriu a programação foram apresentadas características e alguns resultados de diferentes processos avaliativos, como os conduzidos pelo INEP/MEC e QS além da autoavaliação e da avaliação interna da UFRGS.

    O reitor Rui Vicente Oppermann integrou a mesa de abertura do evento e manifestou sua expectativa com o resultado dos debates propostos. Segundo ele, no atual momento da vida nacional, com crise econômica e política sem precedentes, a avaliação ganha ainda mais importância, pois permite que se faça uma boa gestão a partir de indicadores. Também integraram a mesa de abertura a secretária de Avaliação Institucional Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues; a vice-secretária de Avaliação Ana Karin; a coordenadora do NAU da Escola de Engenharia Liliana Férris; e a coordenadora do NAU da Faculdade de Ciências Econômicas Francine Baldigen.

    A vice-reitora Jane Tutikian acompanhou a programação da manhã desta segunda-feira, que teve também a presença dos membros da Administração Central, da CPA e dos NAUs. Entre os resultados apresentados, uma síntese do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI 2016)destacou as fragilidades, potencialidades e perspectivas futuras da UFRGS, conforme os eixos e dimensões estipulados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Uma das potencialidades apontadas foi a promoção da cultura de avaliação na Universidade.

    A programação teve continuidade na tarde de hoje com um painel aberto à comunidade acadêmica sobre a Relação planejamento-avaliação institucional na Universidade, conduzido pelos professores Suzana Salvador Cabral Gianotti (UNILASALLE) e Rogério da Silva Nunes (UFSC). Suzana disse que a avaliação e planejamento são processos básicos da gestão desde que permaneçam claramente associados à consecução dos objetivos institucionais. Ainda pontuou que os investimentos nos processos avaliativos contribuem com a melhoria dos resultados e é requisito para qualificar e dar transparência à gestão.

    Em sua fala, Rogério pontou que a avaliação não deve ser restrita ao ambiente acadêmico. Deve-se ter um olhar para processos de gestão como restaurantes universitários, bibliotecas, secretárias, contratos terceirizados e também a outras temas relacionados as universidades, por exemplo, Reuni, perfil de egressos, programas de extensão e educação a distância. Os gestores precisam ficar atentos a mudança no cenário para a confecção dos planos de desenvolvimento institucional, como a maior mobilidade, reorganização de cadeias produtivas, reestruturação de processos, rankings, novos conceitos de gestão, novas profissões ou o fim delas, formação continuada e novas organizações.

    A Semana de Avaliação foi instituída na UFRGS pela CPA com o objetivo de divulgar as análises, resultados e diagnósticos das avaliações realizadas pela CPA e pelos NAUs a partir dos dados coletados no ano anterior pelos instrumentos de avaliação. Com base nestas informações, os gestores planejam e executam ações que visam a sanar as fragilidades apontadas e promover a melhoria de processos.

    Fonte: Site da UFRGS, publicado em 26/06/2017

    _________________________________________________________

    Fórum dos NAUs elege nova Coordenação


    No dia 17 de maio de 2017, em sessão extraordinária realizada no Auditório da Faculdade de Arquitetura, o Fórum dos NAUs elegeu sua nova coordenação. A única chapa inscrita para o processo, formada pela Profa. Prof.ª Liliana Férris, do NAU da Escola de Engenharia, e TAE Francine Baldigen do NAU da Faculdade de Ciências Econômicas, foi eleita por aclamação. Liliana e Francine disseram estar muito motivadas para o trabalho. Entre as propostas da nova gestão estão questões como retomar palestras e discussões em pequenos grupos e formação de grupos de trabalho com pautas específicas. O próximo Fórum dos NAUs deve ser promovido no mês de julho.

    __________________________________________________

    AVALIES 2017

     

    De 05 a 06 de setembro acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a 3ª edição do Simpósio de Avaliação da Educação Superior (AVALIES). Neste ano de 2017 o evento é organizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INEPAU) da UFSC e contará com apresentações orais, conferências nacionais e internacionais, painéis e exibição de pôsteres.

    O AVALIES foi inicialmente proposto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituição sede das 1ª e 2ª edições em 2015 e 2016, respectivamente. Os objetivos do evento são debater o estado da arte e provocar a interação entre pesquisadores da área de avaliação institucional. Em sua 3ª edição, o foco do Simpósio será a avaliação externa, na perspectiva de busca da qualificação das instituições de educação superior.

    Os interessados na submissão de artigos devem ficar atentos aos prazos que vão de 25 de junho a 24 de julho de 2017. Informações podem ser acessadas no site: http://avalies2017.ufsc.br/

    Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 02/05/2017

    __________________________________________________

     

    SAI promove a 10ª edição do Fórum dos Núcleos de Avaliação

    Atividade reúne representantes dos 29 núcleos pelo trabalho de avaliação das unidades na UFRGS

     

    Trocar experiências, realizar debates e intercâmbios com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da cultura de avaliação nas Unidades na UFRGS. Com este intuito, ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 26, o 10ª Fórum dos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) no Auditório Nascente do Prédio Centenário da Escola de Engenharia. O evento reúne os 29 grupos responsáveis pelo trabalho específico em cada uma das unidades.   A atividade é organizada pela Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e pelos NAUS da Escola de Engenharia, da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Administração.

    Na abertura do evento, o reitor Rui Vicente Oppermann reafirmou a importância da existência das NAUs nas unidades acadêmicas e para a Universidade. “A avaliação dá o rumo de onde queremos chegar. Isso influencia no planejamento institucional e o melhor uso dos recursos públicos”, coloca. Recomendou as NAUs a fazer não só a avaliação do ensino, mas também de outras áreas da Universidade. Ainda sugeriu a aproximação da SAI, das NAUS, da Progesp e da Comissão de Flexibilização dos Técnico-administrativos para a realização da avaliação das flexibilizações já aprovadas, que necessitam ser avaliadas após o primeiro ano de vigência.

    Logo após, a técnica em assuntos educacionais da SAI Nara Magalhães apresentou uma análise dos relatórios entregues pelos NAUs que compõem o Relatório de Autoavaliação Institucional 2016. Produzido anualmente pela Universidade, atendendo a determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o relatório aponta as fragilidades e potencialidades institucionais, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados pela UFRGS.

    Durante a apresentação, Nara destacou a importância do retorno da formatação do trabalho entregue pelas NAUs. “O relatório é um instrumento formal do qual se fazem muitas leituras do que está acontecendo nas unidades”, ressalta. A técnica apontou como características que estão se consolidando no trabalho dos Núcleos a integração deles com os setores das unidades e a realização de análises além do ensino, com 48% e 55%, respectivamente dentre os 27 relatórios enviados. Colocou que é necessária também a criação de instrumentos próprios de avaliação de temas relacionados à extensão, à pesquisa, à comunicação interna e à infraestrutura.

    A programação do evento seguiu com apresentação do painel da avaliação e a semana da avaliação na UFRGS. Ao final das atividades, abriu-se a chamada para a eleição da presidência do Fórum.

    Fonte: Site da UFRGS, publicada em 26/04/2017

    __________________________________________________

    SAI apresenta Painel de Avaliação

    No dia 06 de abril a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) apresentou aos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) o novo Painel de Avaliação da UFRGS. A ferramenta permite a consulta on-line aos resultados da avaliação interna da Universidade.

    Neste primeiro momento, os NAUs terão acesso aos resultados da Avaliação do Docente pelo Discente e da Autoavaliação Docente do período 2016/2. A equipe do Departamento de Avaliação da SAI trabalhará, ainda, no aperfeiçoamento da ferramenta, no sentido de que contemple as principais necessidades de consulta e análise dos dados. Participam do Projeto o Analista Jordário Reck Behenck, o Estatístico Gilberto Beuren e o bolsista Adriano Gomes.

    O acesso ao Portal de Avaliação poderá ser feito exclusivamente pelos Coordenadores dos NAUs, os quais poderão consultar dados, visualizar relatórios e levar as informações à discussão conjunta de todos os integrantes do Núcleo de Avaliação.

    A Secretária de Avaliação Institucional, Prof.ª Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues considera este momento de fundamental importância para o contexto de avaliação da Universidade. A SAI, em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), vem estudando, desenvolvendo e propondo ações para auxiliar o trabalho desenvolvido pelos NAUs, visando a otimização de recursos e de esforços no sentido de buscar uma melhor qualificação da análise dos dados de avaliação.

    Os coordenadores dos NAUs poderão, ao longo do semestre, avaliar o Painel da Avaliação e enviar contribuições visando a sua melhoria por meio do email avaliacao@sai.ufrgs.br

    Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 11/04/2017

    _________________________________________________

    Divulgados Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015

     

    O INEP/MEC divulgou na manhã do dia 08 de março os resultados dos indicadores de qualidade da educação superior. Entre esses indicadores estão os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2015, o Conceitos Preliminares dos Cursos de Graduação (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior do país.

    A UFRGS configura como a primeira colocada entre as Universidades federais do Brasil e como a segunda colocada no ranking geral das Universidades. Além disso, tem a melhor nota nos programas de Mestrado e a 5ª melhor nota nos programas de Doutorado do país.

    Os resultados no Enade 2015 dos Cursos da UFRGS foram:

    ADMINISTRAÇÃO: ENADE: 5 (4.7664); CPC: 4 (3.5011)

    CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENADE: 5 (4.2140); CPC: 4 (3.2619)

    CIÊNCIAS ECONÔMICAS: ENADE: 4 (3.8331); CPC: 4 (3.1097)

    CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - DIREITO: ENADE: 5 (4.0591); CPC: 4 (2.9729)

    COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO: ENADE: 5 (3.9663); CPC: 4 (3.2390)

    COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE PROPAGANDA: ENADE: 5 (4.0202); CPC: 4 (3.0927)

    DESIGN COM HABILITAÇÃO EM DESIGN DE PRODUTO: ENADE: 5 (4.2091);  CPC: 4 (3.2961)

    DESIGN COM HABILITAÇÃO EM DESIGN VISUAL: ENADE: 4 (3.8591); CPC: 3 (2.8566)

    PSICOLOGIA COM HABILITAÇÃO EM PSICÓLOGO: ENADE: 5 (4.3568); CPC: 4 (3.4120)

    RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ENADE: 5 (5.0000);  CPC: 4 (3.6721)

    Os resultados completos podem ser acessados no link: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/666223

    Fonte: Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), em 08/03/2017

    _________________________________________________

    Ranking internacional destaca a UFRGS em quatro áreas

    O QS World University Rankings by Subject 2017 apresenta a relação das melhores universidades em 46 áreas temáticas. UFRGS destaca-se em Desporto, Arquitetura, Ciências Agrárias e Florestais e Farmácia e Farmacologia

     

    Os cursos da UFRGS nas áreas de Desporto, Arquitetura, Ciências Agrárias e Florestais e Farmácia e Farmacologia estão entre os 150 melhores do mundo em comparação com centenas de universidades no ranqueamento feito pela publicação britânica Quacquarelli Symonds – QS Ranking. O QS World University Rankings by Subject 2017 foi divulgado nesta quarta-feira, 8. A UFRGS também se destaca nas áreas de Arte e Design e de Filosofia entre as 200 instituições mais bem avaliadas.

    Considerando apenas as universidades brasileiras, a UFRGS obteve posições de destaque nas seguintes áreas: Psicologia (2º ) e Artes Cênicas; Ciências da Terra e Marítima; Gestão e Negócios; Gestão de Hospitalidade e Lazer; Política Social e Administração; e Desporto (3º).

    A QS publica o ranking por área temática desde 2011. Neste ano, o ranqueamento contemplou 26 diferentes áreas, acrescentando Anatomia e Fisiologia; Gestão de Hospitalidade e Lazer, Desporto e Teologia e Religião. A QS é uma empresa britânica especializada em educação que também publica anualmente a relação das melhores universidades do mundo e realiza a classificação tendo por base quatro critérios: reputação acadêmica, empregabilidade dos egressos, citações em artigos científicos dos integrantes das instituições e o impacto da produção acadêmica das instituições. A metodologia usada está detalhada no site da QS.

     

    Fonte: Site da UFRGS, notícia publicada em 08/03/2017

    ______________________________________________________________________________________________

     

    Empossada nova Comissão Própria de Avaliação

     

     

    Representantes Docentes

Foi empossada e já começou os trabalhos nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, a nova Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRGS. Em cumprimento ao disposto na organização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a comissão tem a atribuição de coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). As portarias foram entregues pela vice-reitora Jane Tutikian e o mandato tem duração até 2 de outubro de 2017. A CPA contempla os três segmentos da comunidade acadêmica, discentes, técnicos e docentes, além da sociedade civil organizada. O órgão é presidido pela Secretária de Avaliação Institucional, Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues.


Confira os membros da CPA:

Membros Regimentais:

Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues - Secretária de Avaliação Institucional

Ana Karin Nunes - Vice-Secretária de Avaliação Institucional

 

Representantes Docentes

Mauro Roese

João Cesar Netto

Cintia Inês Boll

Claudia Hofheinz Giacomoni

Marcia Elisa Soares Echeveste

Christine Wetzel

 

Representantes Técnicos-Administrativos

Emerson Douglas Neves

Julian de Camargo Milone

Ruben Ladwig

Alexandra Lorandi Macedo

 

Represente discente de Pós-graduação

Bernardo Sfredo Miorando

 

Representante da Sociedade Civil Organizada

Marcia Helena Barbian (ADUFRGS)

Renato Machado de Brito (Associação dos Antigos Alunos da UFRGS)

Fonte: Site da UFRGS, notícia publicada em 10/10/2016

____________________________________________________________________________________________

Evento apresenta modelos de avaliação institucional no Salão de Ensino UFRGS 2016

 

No dia 15 de setembro de 2016, às 9 horas no Auditório do Polo de EAD – Campus do Vale foram apresentados pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs) do Instituto de Matemática e Estatística, da Escola de Engenharia, da Escola de Administração, do Instituto de Física e da Faculdade de Ciências Econômicas, com sessão coordenada pelo Prof. Daltro José Nunes, Secretário de Avaliação Institucional, os modelos de avaliação dessas Unidades de forma que, partindo dos dados de avaliação dos docentes pelos discentes, coletados em 2015, chegar-se a conclusões, resultados, diagnósticos etc. de interesse dos gestores das Unidades. O objetivo da sessão foi apresentar e discutir modelos de avaliação das Unidades, especialmente aqueles que são usados para gerar o relatório de avaliação das Unidades, apresentados aos gestores das Unidades na Semana de Avaliação. A busca de um modelo padrão é muito desejável pois, facilita e otimiza o trabalho dos NAUs e contribui para formação da cultura de avaliação. O público alvo foi formado pelos NAUs, CPA e gestores de unidades (Chefes de Departamentos, Coordenadores de Comissões, Diretores, entre outros).

Fonte: Site da UFRGS

_________________________________________________________________________________

UFRGS sedia nova edição do Simpósio de Avaliação da Educação Superior

Foto: Rochele Zandavalli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Rochele Zandavalli

Galeria de Imagens

Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, dia 31 de agosto de 2016, a segunda edição do Simpósio de Avaliação da Educação Superior (AVALIES). Assim como na primeira vez em que foi realizado, a UFRGS recebe e organiza o evento que reúne pesquisadores e técnicos que atuam em instituições de ensino superior de vários estados do país. Em 2016, o AVALIES conta, também, com representantes da Argentina e do Uruguai.

A mesa de abertura reuniu o vice-reitor Rui Oppermann, o secretário de Avaliação Institucional (SAI) e coordenador geral do Evento Daltro Nunes, a vice-secretária da SAI Cláudia Medianeira Rodrigues, além dos docentes Denise Leite e Lívio Amaral, integrantes do Comitê Diretivo do AVALIES. Oppermann ressaltou o compromisso histórico da UFRGS no processo de avaliação, por meio de diversos grupos de pesquisa na área e dos processos internos.

Daltro Nunes realizou a acolhida dos participantes e destacou o progressivo espaço dos processos de aperfeiçoamento da avaliação nas universidades, mas ressalvou que ainda falta uma cultura disseminada e uma verdadeira motivação para os processos avaliativos. “O setor produtivo se utiliza muito bem dessas técnicas para melhorar seus produtos e processo”, reforçou.

Após a mesa de abertura, a atual presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Maria Inês Fini realizou a conferência “Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextos, desafios e perspectivas”, na qual destacou a importância de se aliar avaliação processual e formação aos processos de avaliação em larga escala.

Três dias de atividades

Até sexta-feira, dia 2 de setembro, os participantes poderão debater em painéis, participar de palestras e conferir a apresentações de trabalhos. Nesta edição, foram recebidas 22 propostas para apresentação oral e outras 27 para a exibição em pôster. O evento recebeu 228 inscrições e as definições dos locais de realização nos próximos dois anos serão realizadas até o fim deste encontro.

Confira aqui a página do 2º Simpósio AVALIES com os trabalhos apresentados na íntegra.

Vídeo Acontece na UFRGS - 2º Simpósio AVALIES


Fonte: Site da UFRGS, notícia publicada em 31/08/2016

____________________________________________________________________________________________

 

 



Painel abordou as perspectivas da avaliação institucional para os próximos dez anos

Evento discute a avaliação institucional no PDI. Painelistas enfatizaram a importância da avaliação como instrumento de gestão acadêmica

Painel abordou as perspectivas da avaliação institucional para os próximos dez anos - Foto: Cadinho Andrade

O Anfiteatro 200 da Escola de Engenharia foi sede, na tarde desta terça-feira, 3 de novembro de 2015, da discussão do papel da avaliação no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade para os próximos dez anos. Com mediação do vice-secretário de Educação a Distância da UFRGS Silvestre Novak, o painel contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Avaliação da Unidade (NAU) da Faculdade de Ciências Econômicas Wendy Carraro, da coordenadora do NAU da Faculdade de Odontologia Ramona Toassi e da secretária de Avaliação Institucional em exercício Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues.

Em sua apresentação, Wendy falou sobre o poder e a importância da avaliação institucional, com ênfase para o seu papel como instrumento a disposição da gestão acadêmica que permite visualizar a eficiência e a eficácia das ações administrativas e pedagógicas implementadas. A professora também destacou a importância de uma cultura da avaliação e dos indicadores quantitativos para o planejamento institucional. “Temos o desafio de transformar tudo aquilo que dizemos de forma qualitativa em medidas quantitativas. É preciso definir uma medida, uma avaliação.”

Na sequência, Ramona fez um panorama da avaliação institucional da educação superior brasileira, com destaque para as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), para então abordar a avaliação institucional dentro da UFRGS e os avanços alcançados na área nos últimos anos, como a qualificação da avaliação docente pelos discentes, a implementação do instrumento de autoavaliação docente e a institucionalização da Semana de Avaliação e do Fórum dos NAUs. A professora também apresentou as perspectivas para os próximos dez anos, com ênfase para a necessidade do desenvolvimento de instrumentos mais adequados às demandas e às especificidades dos cursos e currículos e do fortalecimento dos Naus.

Ao final das apresentações, antes de abrir espaço para perguntas e discussões, Silvestre Novak destacou que a avaliação ultrapassa os limites da gestão e do planejamento e que é preciso pensar um modelo flexível, adaptável e multidimensional que comporte avaliações qualitativas e quantitativas. “É preciso exercer nossa capacidade reflexiva. Precisamos, sim, de criatividade para pensar novos modelos avaliativos. Só assim vamos poder avançar”, destaca.

Fonte: Site da UFRGS, notícia publicada em 03/11/2015

_____________________________________________________________________________________________

Comissão apresenta resultados de avaliações à Administração Central

Encontro promove devolutiva das consultas qualitativas e quantitativas feitas junto à comunidade acadêmica

 

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresentou, no dia 30 de junho de 2015, os resultados da Avaliação Institucional relativa a 2014/2, abrangendo a avaliação do docente pelo discente, autoavaliação docente, avaliação externa e autoavaliação institucional (RAAI). A sessão foi prestigiada pelo Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Vice Pró-Reitores, Secretários, Vice-Secretários e demais integrantes da Administração Central.

As atividades desenvolvidas pela CPA estão previstas na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Na Universidade, os trabalhos de sistematização da avaliação e da análise dos resultados, inclusive das avaliações externas, são realizados de forma compartilhada pela CPA no âmbito do sistema de avaliação institucional, compreendendo os Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs), instâncias que coordenam os processos avaliativos no âmbito das Unidades Acadêmicas da UFRGS.

Os resultados auferidos, considerando a análise da avaliação externa e dos questionários de avaliação do discente e do docente, mostram-se positivos. A avaliação do docente pelo discente contabilizou 79.861 respostas, de um universo de 108.956 matrículas, atingindo o índice de 73% de adesão. A autoavaliação docente alcançou um percentual de 69,45%; de um universo de 2.553 docentes que ministraram atividades na graduação, 1.773 responderam ao questionário, totalizando 4.650 respostas.

Na média geral dos questionários da avaliação discente, obteve-se a nota 4,34 em uma escala de 1 a 5, e na média geral da autoavaliação docente obteve-se a nota 4,69, atingindo-se a média geral de 4,51.

Além das questões objetivas, foram lidos e analisados pela CPA, 9.818 comentários relativos aos “espaços abertos” da avaliação discente, e 1.342 da autoavaliação docente. O levantamento permitiu mapear importantes pontos de interesse que necessitam de atenção, abrangendo processos de ensino, gestão, infraestrutura e serviços.

Na avaliação discente foram referidos aspectos relacionados a infraestrutura e serviços como Wi-Fi, acesso às redes sociais, acesso a laboratórios, disponibilização de aplicativos para tablets e smartphones, instalação de softwares específicos, bibliotecas (espaço físico, horários, envio online de TCCs, dissertações e teses e sistema automatizado de pagamentos de multas), RUs, salas de aula (capacidade e infraestrutura), banheiros e segurança; quanto às questões acadêmicas, foram referidos aspectos como currículo, avaliação, metodologia/didática, conteúdos, atitudes do docente, dentre outros. Os comentários da autoavaliação docente sinalizaram aspectos como infraestrutura, gestão, currículo, jornada de trabalho, aprimoramento profissional, fluxo de informações, dentre outros.

Os dados das análises quantitativas e qualitativas, levados a efeito, numa perspectiva participativa, de forma sistematizada e continuada, consoante às diretrizes do SINAES, evidenciam a importância da avaliação institucional, na medida em que permitem aprofundar o conhecimento das múltiplas realidades, constituindo referenciais para a área de gestão e potencializando o aprimoramento dos processos, no contexto da excelência acadêmica.

Fonte: Site da UFRGS, notícia publicada em 30/06/2015

___________________________________________________________________________________________

Simpósio Avaliação da Educação Superior - AVALIES 2015

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2015, foi realizado na UFRGS o Simpósio Avaliação da Educação Superior - AVALIES.

Entre os principais temas debatidos estão: planejamento institucional, mobilidade acadêmica, educação à distância, reserva de vagas e formação de docentes.

https://www.youtube.com/watch?v=NC3Efk05_as

___________________________________________________________________________________________

Secretaria de Avaliação Institucional

A Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS foi criada em 2000 com o objetivo de coordenar e articular as diversas ações de avaliação desenvolvidas na Universidade.

https://www.youtube.com/watch?v=l0RcKD6kiMg

Secretaria de Avaliação Institucional - SAI/UFRGS

Av. Paulo Gama, 110 - 7º Andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 3308-3202

Horário de Atendimento: de segunda à sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h