Você está aqui: Página Inicial

Secretaria de Avaliação Institucional

Prorrogado o prazo para a avaliação da pós-graduação

Estudantes de mestrado e doutorado têm até o dia 21 de maio para acessar o questionário no Portal do Aluno

A Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS informa que foi prorrogado até o próximo dia 21 de maio o período para a avaliação da pós-graduação relativa ao ano de 2020. Nesta edição, o instrumento avaliativo foi adaptado ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), conforme a Resolução Nº 02/2021, aprovada pela Comissão Própria de Avaliação da Universidade (CPA/UFRGS). Os discentes de mestrado e doutorado podem aferir professores, atividades de ensino, orientadores, programas, além de realizar uma autoavaliação.

O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da UFRGS.

A análise deve ser feita pelo Portal do Aluno, sendo que estão aptos a participar do processo estudantes com pelo menos três meses de vínculo acadêmico ou que tenham cursado atividade no primeiro ou no segundo semestre do ano passado. O questionário está disponível através do caminho Aluno> Modalidade> Strictu Sensu> Avaliação da Pós-Graduação pelo Discente.

Fonte: Site UFRGS 14/05/2021

___________________________________

Secretaria de Avaliação Institucional em Trabalho Remoto


Considerando as recomendações advindas da Reitoria da UFRGS (Portarias Nº 2291 e Nº 2286 de 17/03/2020) e do comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento frente ao novo coronavírus (COVID-19) informamos que permanecemos em atendimento remoto pelo e-mail: secsai@sai.ufrgs.br

____________________________________

Avaliação na UFRGS

 

A avaliação institucional é vista na UFRGS como um processo que permite aos gestores o planejamento de ações que visem à melhoria da qualidade institucional.

Além de mostrar à sociedade o desempenho da Universidade em diferentes dimensões, serve como um referencial para que a UFRGS possa comparar-se a outras instituições nacionais e internacionais.

 

A UFRGS continua sendo a segunda melhor universidade federal brasileira, segundo o ranking The Center for World University Ranking (CWUR) 2021-2022, divulgado nesta segunda-feira, 26 de abril. A UFRGS também mantém a 5ª colocação entre as universidades brasileiras e o 9º lugar entre as latino-americanas. Em termos mundiais, a Universidade continua entre as 500 melhores colocadas e subiu duas posições, ocupando o 474º lugar – no último ranking, a UFRGS era a 476ª.

Entre as federais, a UFRGS está atrás apenas da UFRJ. Considerando todas as universidades brasileiras, as estaduais paulistas se destacam – a USP é a primeira colocada, seguida pela Unicamp. Após, vêm UFRJ (3ª), Unesp (4ª) e UFRGS (5ª). As primeiras colocações mundiais deste ano seguem sendo ocupadas por instituições norte-americanas e britânicas. As cinco primeiras são: Harvard University (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), Stanford University (EUA) University of Cambridge (Reino Unido) e University of Oxford (Reino Unido).

O CWUR avalia os seguintes dados: qualidade da educação (número de egressos que receberam prêmios de alto nível), empregabilidade de alunos (número de egressos que possuem posições de destaque em grandes empresas), qualidade do corpo docente (número de professores que receberam prêmios de alto nível) e performance de pesquisa (dividida nos itens: produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações). A metodologia dá o mesmo peso ao ambiente educacional e à pesquisa. Anualmente, o levantamento avalia 2 mil universidades de todo o mundo.

Confira mais informações sobre o ranking e a lista completa de universidades com as respectivas posições em http://cwur.org/2021-22.php.

Prorrogada a Avaliação da Pós-Graduação 2020

Secretaria de Avaliação Institucional - SAI/UFRGS

Av. Paulo Gama, 110 - 7º Andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 3308-3202

Horário de Atendimento: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h