G6 - Cível e Família

O Grupo 6 do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária dedicou-se, por muito tempo, à assistência jurídica, de forma exclusiva. O acompanhamento processual dos hipossuficientes tornou-se a especialidade do grupo que, mantendo sua qualidade e dedicação ao atendimento da população, ampliou suas formas de atuação na sociedade.

Hoje, somos um grupo formado por estudantes/profissionais de direito e psicologia, que visa a um atendimento não apenas na área de assistência, isto é, processual, mas também na de assessoria, realizando projetos com a comunidade, que objetivam a integração e o aprendizado de temas relativos aos direitos humanos, bem como a consolidação e o aprimoramento do acesso à justiça.

A temática assistencial do grupo corresponde a Direito Cível e de Família e Direitos Fundamentais.  Casos relativos a omissões do Estado a direitos constitucionalmente previstos, conflitos judiciais familiares (divórcio, pensão alimentícia...) e cíveis (usucapião, indenizações...) são exemplos das demandas usuais que costumamos atender.

Além do caráter de assistência e de assessoria consolidado pelo grupo, dedicamos a última sexta-feira de cada mês para o debate de assuntos sociais relevantes, da área do direito ou não, a serem escolhidos por algum integrante do grupo. Após o prévio envio das leituras correspondentes, os debates são realizados, aprimorando e conciliando, assim, prática e teoria das temáticas interdisciplinares desenvolvidas.

O grupo 6 atende todas as sextas-feiras, das 19h às 22h, com casos marcados antecipadamente a serem atendidos em conjunto, em regra, por um advogado e dois assistentes de direito, mais um de psicologia.

 

Comentários (0)