Nota de apoio ao Movimento Ocupação da Reitoria da UFRGS

O SAJU - Serviço de Assessoria Jurídica Universitária - programa de extensão desta universidade, historicamente pautado pelo ideal de uma universidade popular e democrática, vem manifestar seu apoio ao movimento que culminou com a ocupação da reitoria da UFRGS, no dia 14.05.2014.

Uma universidade popular deve necessariamente ter compromisso com uma assistência estudantil de qualidade, de maneira a possibilitar que as camadas populares tenham condições materiais de acessar a universidade. Da mesma forma, a invasão da Brigada Militar na ESEF e a prisão arbitrária de quatro estudantes e funcionário desta universidade são agressões a autonomia da universidade, o que não pode ser tolerado pela Reitoria.

Repudiamos, ainda, o ajuizamento de Ação de Reintegração de Posse pela Reitoria como forma de dar fim o movimento de ocupação. Ocupar é um direito - instrumento legítimo de luta dos movimentos sociais - e seus conflitos devem ser solucionados na esfera política.

Nos colocamos a postos para para combater todos os tipos de violações que venham a ocorrer por parte de entidades contra os estudantes.

Todo Apoio ao Movimento Ocupação da Reitoria da UFRGS!

 

Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS