Processo de Seleção de Bolsista de Extensão 2014: Bolsa de Resgate Histórico do SAJU

O SAJU está selecionando bolsista de extensão para realização de resgate histórico do programa, conforme justificativa e objetivos elencados no edital abaixo.

 As pessoas interessadas na referida bolsa deverão encaminhar e-mail para bolsassaju@gmail.com até dia 11 de maio (domingo), às 23h59m.


 

EDITAL BOLSA RESGATE HISTÓRICO DO SAJU


1. Disposições gerais

 

1.1 A Coordenação-geral discente do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU), programa institucional de extensão em direitos humanos, cidadania e acesso à justiça da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS), por meio deste edital, vem tornar público o processo de Seleção de Bolsista SAJU/PROREXT 2014.

1.2 Está sendo disponibilizada uma bolsa na modalidade Extensão, via Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT) da UFRGS.

 

2. Da vigência da bolsa

De 16 de maio a 31 de dezembro de 2014.

 

3. Vagas:

3.1 Será destinada uma bolsa para resgate histórico do SAJU/UFRGS.

3.2 Justificativa: em 2015, o Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS completará 65 anos de história. Ao longo desta, inúmeras atividades foram realizadas e seu acervo documental é grandioso. O SAJU carece, contudo, de uma sistematização documental que possa registrar a maior parte de sua história de maneira unificada. Embora já tenha havido nos últimos anos projetos que se destinaram unicamente a esse resgate, há ainda diversas lacunas a serem exploradas. 

3.3 Objetivo: A bolsa de resgate histórico do SAJU/UFRGS tem por finalidade analisar documentos, artigos e demais materiais já existentes sobre a instituição para, posteriormente, sistematizá-los e divulgá-los. Dentre os trabalhos da bolsa, após o processo seletivo, incluem-se a apresentação de um plano de trabalho em que conste metodologia de investigação, bem como estimativa de meio para divulgação dos resultados (plataforma eletrônica, planilha, artigos, outros meios virtuais ou outras formas que se adéquem ao que for produzido).

4. Pré-requisitos:

4.1 Ser estudante de graduação da UFRGS (entre o primeiro e o antepenúltimo semestre). Não é necessário estar previamente vinculado com o SAJU.

4.2 Estar matriculado(a) em, no mínimo, 12 créditos.

4.3 Não possuir qualquer outro tipo de bolsa, estágio ou vínculo empregatício.

4.4 Participar da entrevista de seleção.

4.5 Para candidatar-se, deve declarar interesse através de uma carta de apresentação (podendo incluir currículo e motivação) a ser enviada para o e-mail bolsassaju@gmail.com, até dia 11 de maio de 2014 (domingo), às 23h59m. Será enviado e-mail de confirmação de recebimento.

4.6 Se o candidato já foi bolsista do SAJU, deve ter exercido a função até o seu termo.

4.7 Informar conta no Banco do Brasil para o recebimento da bolsa.

 

5. Direitos da pessoa bolsista:

5.1 Haverá recebimento de uma bolsa mensal, de maio a dezembro de 2014, no valor de R$ 400,00, mediante o cumprimento das obrigações previstas neste edital.

5.2 Haverá recebimento de um Certificado de Bolsista de Extensão referente ao período de sua atuação.


6. Deveres da pessoa bolsista:

6.1 Elaborar plano de trabalho, constando metodologia de investigação, até o término do mês de Maio;

6.2 Fazer apresentação ao Conselho das atividades desenvolvidas (julho e novembro);

6.2.2 Breves relatórios mensais deverão ser elaborados, para envio por e-mair ao Conselho do Saju, constando as atividades desenvolvidas no referente mês;

6.2.3 Os relatórios referentes ao semestre (em julho e novembro) deverão ser mais completos e serão apresentados oralmente no Conselho do Saju, além da versão escrita;

6.3 Apresentar relatório escrito ao final da bolsa, relatando detalhadamente as atividades desenvolvidas;

6.4 Apresentar o resgate no Salão de Extensão da UFRGS;

6.5 Produzir um artigo para ser publicado na Revista do SAJU/UFRGS;

6.6 Avisar com antecedência de 30 dias o interesse em deixar a bolsa. Caso o bolsista não dê este aviso prévio, terá que devolver o valor recebido referente ao último mês.

 

7. Critérios de avaliação do pedido:

7.1 A seleção será realizada pela Coordenação Discente do SAJU/UFRGS após entrevista de todas as pessoas candidatas;

7.2 O plano de trabalho, após término do processo seletivo, deverá ser apresentado em Conselho para apreciação e complementação dos grupos do SAJU;

 

8. Disposições finais:

8.1 O valor da bolsa é de R$ 400,00.

8.2 A Bolsa de Extensão não cria qualquer vinculo empregatício entre o(a) aluno(a), o SAJU e a universidade.

8.3 Embora não seja necessário haver vínculo com o SAJU para concorrer, em caso de candidatura de integrante do SAJU, a preferência será deste;

8.4 Quaisquer dúvidas originadas desse edital serão dirimidas pelo Conselho Deliberativo.

 

Porto Alegre, 06 de maio de 2014

 

Conselho Deliberativo do SAJU/UFRGS