Estrutura

SAJU enquanto Projeto de Extensão formado por Grupos Autônomos

 

O Serviço de Assessoria Jurídica Universitária, apesar de ter surgido como um projeto dos estudantes ligados ao Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR), é hoje um Programa de Extensão ligada à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Há uma inscrição formal da instituição como um todo, o Programa SAJU, e outras específicas que dizem respeito aos projetos e eventos realizados e abrigados pelo SAJU.

Entretanto, a inscrição do SAJU junto à Pró-Reitoria de Extensão não se confunde com a organização funcional do programa, em Grupos Autônomos. Há muito tempo, o SAJU optou por funcionar através de grupos temáticos, autônomos entre si e obedientes ao Conselho Deliberativo. Desta forma, um grupo do SAJU pode fazer parte de um ou mais projetos inscritos na Pró-Reitoria de Extensão, da mesma forma que dois ou mais grupos podem integrar um mesmo projeto. Cada grupo possui um horário na grade de funcionamento do SAJU e é responsável pelos atendimentos e as atividades dentro de sua temática.

Já a organização do SAJU enquanto Instituição Democrática, diz respeito à forma pela qual tomamos as decisões. A maior parte das decisões que envolvem a totalidade do programa, são tomadas em um Conselho Deliberativo, que é um espaço democrático aberto a todas as pessoas sajuanas e com representação de todos os grupos.