TRÊS MARIAS EM ESPETÁCULO ESPECIAL PARA O SOM NO SALÃO

“Lá vai Maria” é o espetáculo especial do grupo Três Marias e que integra a programação do projeto Som no Salão, dia 13 de setembro, às 20h, com participações especiais e entrada franca.

O espetáculo “Lá Vai Maria” apresenta ao público a produção musical de um grupo de mulheres musicistas que mergulharam no universo da musicalidade popular brasileira, através da vivência e troca com mestras e mestres parceiros, enquanto um movimento de reencontro consigo mesmas, de resistência e fortalecimento.

O repertório apresenta o trabalho autoral do grupo com algumas parcerias e passeia por tradições como capoeira angola, jongo, forró de rabeca, bumba meu boi, samba, afoxé e samba de coco. A sonoridade do grupo é composta por vozes, percussões e cordas. O grupo é integrado por Andressa Ferreira, Gutcha Ramil, Thayan Martins, Pâmela Amaro e Tamiris Duarte.  O grupo conta com a parceria e conselho de mestres e mestras como a Mestra Martinha do Coco(PE), Mestre Paraquedas(RS), Mestre Tião Carvalho(MA) e do babalaô Ìdòwú Akínrúlí (Nigéria).

“Lá vai Maria” narra a trajetória de uma mulher afro-indígena, que se reconhece e auto-declara como tal a partir do momento em que se permite viver as tradições que de alguma forma lhe pertencem, mas que por muito tempo não acessou pela falta de representatividade e silenciamento da sua própria história familiar. Maria passa por várias situações que lhe provocam e permitem se deparar com sua ancestralidade. Seguindo sua caminhada, Maria se vê imersa num universo de cantos, fazeres e danças dessa terra, que contam a história de seus bisavós, que ensinam os nomes dos pássaros, das árvores, que ensinam a plantar e cultivar, e que mais que tudo, ensinam a ouvir. Maria, somos diversas.

Participações especiais no show: Inajara, Nina Fola, Gil, Mariana, Magnólia, Idòwú Akínrúlí, Iara Deodoro e grupo Afrosul, Camila Camargo, Rita Lendê, mestre Paraquedas, Diih Neques, Loua Pacom Oulai.

 

SOBRE O PROJETO

Há sete edições, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da UFRGS, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco músicos como Paola Kirst, Banda Calote, Raquel Leão, Trem Imperial, Tratak, Bhia Tabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, Quinteto Canjerana, entre outros.

 

SOM NO SALÃO 2017 - TRÊS MARIAS

Quando: Quarta-feira (13/09), às 20h

Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca. Serão aceitas doações de 1kg de alimento

Acompanhe novidades sobre o projeto: www.ufrgs.br/salaodeatos

www.facebook.com/somnosalao

Mais informações: somnosalao@ufrgs.br | (51) 3308 3058

Ações do documento
Logo PROREXT
Salão de Atos - UFRGS

Salão de Atos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Campus Central UFRGS

Fone: (51) 3308.3058

E-mail: E-mail Salão de Atos