EDITAL SOM NO SALÃO 2017

registrado em:

 

 

EDITAL DO PROJETO SOM NO SALÃO 2017

   

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Salão de Atos, lança o presente edital de seleção, com o intuito de incentivar e difundir as novas manifestações artístico-musicais brasileiras de cunho autoral, promovendo o acesso ao espaço e firmando uma política cultural para um dos mais importantes equipamentos culturais de Porto Alegre, o Salão de Atos da UFRGS.


1– DO OBJETO

1.1  O presente edital tem por objetivo selecionar 04 (quatro) projetos para se apresentar no palco do Salão de Atos, sendo 04 (quatro) manifestações artístico-musicais que acontecerão nos dias 19 de julho, 13 de setembro, 11 de outubro e 01 de novembro, sempre às quartas-feiras, às 20h.


2– DA HABILITAÇÃO

2.1     As inscrições são gratuitas, tendo como pré-requisito o desenvolvimento de trabalho musical autoral de origem brasileira.

    1.    Serão aceitas inscrições de artistas em carreira solo, solo com participações e acompanhamentos, conjuntos ou grupos musicais e coletivos de artistas.

      1. Por coletivo de artistas entende-se uma proposta de show que envolva mais de um artista ou grupo. Nessa categoria, deverá ser enviado material referente a todos os artistas envolvidos na proposta.

    2.   As inscrições deverão ser obrigatoriamente efetuadas por um representante do grupo musical denominado oficialmente pelo grupo como produtor, podendo este ser pessoa física ou jurídica, residente no Brasil.

    3. As pessoas jurídicas deverão apresentar termo de anuência dos artistas selecionados por este Edital, por elas representados, e deverão possuir como um dos objetos de seus contratos sociais atividades relacionadas à cultura e sediadas no território nacional.

    4.        Não há restrição quanto a gênero, instrumentação, arranjo ou composição.



  1. – DA INSCRIÇÃO

3.1  A inscrição é gratuita e deverá ser realizada no período de 00h do dia 18 de abril de 2016 às 23h59 do dia 14 de maio de 2017, exclusivamente pelo site www.ufrgs.br/salaodeatos, através de preenchimento de formulário eletrônico.

3.2  O artista solo, grupo ou coletivo musical deverá, obrigatoriamente, preencher todos os campos e inserir todos os arquivos solicitados no formulário de inscrição, incluindo 03 (três) músicas diferentes, executadas pelo artista inscrito. No caso de coletivo de artistas, as informações adicionais de cada integrante deverão ser informadas no campo de observações, podendo ser através de links de internet que direcionem para músicas ou vídeos.

3.3  O candidato deverá acessar o site do Salão de Atos, entrar no link das inscrições e após ler o edital, preencher integralmente os campos do formulário de inscrição e anexar os seguintes documentos:

a) Release.

b) 01 (uma) foto.

c) Rider técnico (detalhamento da demanda técnica para o espetáculo).

d) 03 (três) músicas de sua execução em formato mp3 para avaliação.


3.3.1 Como item não obrigatório, todos os candidatos, seja de formação solo ou coletiva, caso queiram, poderão adicionar links para vídeos.

3.3.2 No campo “Release”, além do texto, o candidato poderá indicar links de internet que levem a músicas, imagens ou matérias importantes sobre a carreira do candidato. Nesse mesmo campo, o candidato deverá incluir o repertório a ser executado, com nomes das obras e seus respectivos autores.

3.4  Não serão aceitas inscrições fora do prazo sob qualquer hipótese ou argumento, incluindo falhas no sistema de inscrição online, falta de energia, problemas com servidores, sobrecarga no sistema, dentre outros, cabendo única e exclusivamente à Comissão Organizadora prorrogar ou manter os prazos estabelecidos.

3.5 Não serão aceitos arquivos fora dos formatos estipulados no formulário eletrônico.


  1. – DO RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS

4.1 A Comissão Organizadora se compromete em confirmar o recebimento de cada inscrição e também informar sobre qualquer problema ou falha no envio de arquivos.


  1. - DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

5.1  A seleção dos inscritos será feita por uma Comissão Julgadora formada por representantes da comunidade universitária e da comunidade cultural de Porto Alegre.


CRITÉRIOS:

5.2  A Comissão Julgadora selecionará os candidatos segundo a singularidade, qualidade e originalidade do trabalho.

5.3 A Comissão Julgadora deverá garantir a diversidade da programação, buscando eleger representantes de vários gêneros, estilos e movimentos musicais.

5.4  As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, não cabendo qualquer tipo de recurso contra o resultado do julgamento e suas decisões.

5.7 A lista dos selecionadas será publicada oficialmente no site do Salão de Atos e no site da UFRGS (www.ufrgs.br) até o dia 09 de junho de 2017, assim como a lista de suplentes, caso houver.


6 – DOS SELECIONADOS

6.1  Após a divulgação do resultado da seleção, os selecionados serão contatados e deverão comparecer presencialmente em reunião no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre – RS) em horário e local a confirmar, apresentando os seguintes documentos:

a) Cópia da carteira de identidade e comprovante de endereço do produtor representante dos artistas.

b) Carta de anuência por parte dos artistas por serem representados pelo produtor.

c) Release atualizado em formato pdf.

d) 03 (três) fotos do grupo em alta resolução em arquivo digital.

e) Cópia das músicas do repertório do show em arquivo de mídia digital.


6.2 O não comparecimento na reunião dos selecionados bem como a não apresentação de todos os materiais e documentos exigidos para contratação pela Comissão Organizadora implicará na desclassificação do candidato selecionado e, consequentemente, a convocação do próximo candidato suplente, na ordem de classificação.


7 – DO FORMATO DAS APRESENTAÇÕES

7.1  As apresentações dos selecionados serão gratuitas, abertas ao público em geral com duração máxima de 90 minutos e início às 20h.

7.2 O acesso às apresentações se dará a partir da troca de donativos (livro, alimento não perecível, agasalho, material escolar, brinquedo, etc.) por uma senha de entrada.


8 – DAS CONTRAPARTIDAS

8.1 Como contrapartida para a participação no Projeto Som no Salão, através da parceria cultural com a UFRGS TV, o espetáculo será registrado com equipamento Full HD e transformado em programa, a ser exibido na UNITV - canal 15 da NET POA e disponibilizado na internet, no canal da UFRGS TV, e no LUME - repositório digital da Universidade. Para produção desses programas, o grupo se compromete em conceder entrevista específica à equipe de produção da UFRGS TV, bem como em autorizar seu uso de imagem para a mesma, que por sua vez, disponibilizará ao grupo o conteúdo do show na íntegra bem como cópia do programa já editado, mediante apresentação pelo grupo de um HD externo com capacidade suficiente de armazenamento.

8.2 O material gráfico impresso e digital será criado por conta do Projeto Som no Salão e disponibilizado à produção do artista selecionado, para que esta seja também responsável pela divulgação de cada uma das apresentações.


9 – DOS ASPECTOS RELATIVOS À PRODUÇÃO DOS ESPETÁCULOS


9.1  Cabe à Comissão Organizadora a alocação dos artistas selecionados em cada um das datas de apresentação. A programação final será informada durante a reunião presencial com os selecionados.

9.2 Além do espaço físico, o Salão de Atos fornecerá serviço completo  de sonorização e iluminação, acesso a camarins e à bilheteria. Será também disponibilizado espaço para exposição de materiais e produtos dos artistas.

9.3  Os selecionados deverão, obrigatoriamente, participar da passagem de som para acertos técnicos de sonorização e iluminação realizados em horários pré-determinados pela Comissão Organizadora. O não comparecimento nos horários previstos, previamente estipulados, implicará no imediato cancelamento da apresentação prevista.

9.4  Na passagem de som, o palco estará montado com equipamentos de sonorização adequados às demandas técnicas solicitadas previamente pelos selecionados.

9.5 Equipamentos de uso pessoal e/ ou instrumentos não serão fornecidos.

9.6 A Comissão Organizadora oferecerá o serviço de técnico de som e técnico de iluminação da empresa contratada via licitação para fornecimento dos equipamentos de som e luz que serão utilizados nos dias dos shows.

Caso seja necessário, a Comissão Organizadora poderá aceitar a presença de roadies e técnicos de som e de luz do próprio artista, e no caso de estarem presentes, deverão seguir as diretrizes dos técnicos contratados pela Comissão Organizadora.

9.7 Cada artista terá 01 (uma) hora para montar e passar o som de seu equipamento.

9.8 O cenário do Projeto Som no Salão não pode ser alterado ou reposicionado, permanecendo sempre no fundo do palco com vistas a manter o conceito do projeto.

9.9  Caso o selecionado queira montar elementos de cenário, faixas ou qualquer tipo de adereço ou identificação no palco, deverá submeter tal demanda à consulta técnica prévia. Sob qualquer hipótese sinalizações não informadas e não aprovadas anteriormente serão aceitas nos locais de apresentação.


10 – DAS OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS


10.1 – Quanto ao ECAD, o artista ou grupo deverá fazer a liberação do pagamento do ECAD através da declaração registrada em cartório de acordo com a regulamentação do referido órgão, comprovando dessa forma autoria das músicas a serem executadas, dentro dos prazos estabelecidos em reunião.

10.2  Os artistas solo e grupos selecionados deverão permitir que os shows sejam fotografados e/ ou gravados em áudio e vídeo por pessoas designadas pela Comissão Organizadora, e veiculados em rádio, televisão, internet e outras mídias impressas, audiovisuais, digitais ou eletrônicas, desde que para fins exclusivos de divulgação e difusão das ações realizadas no Salão de Atos da UFRGS, não sendo permitido o seu uso para fins comerciais.

10.3 Os artistas deverão conceder entrevistas para o Jornal, Rádio e Televisão da UFRGS.

10.4 Em todo material gráfico e de divulgação utilizado pelos artistas deverá constar o logo da Pró-Reitoria de Extensão e do Salão de Atos como realizadores da atividade.



11 – DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 A inscrição na seleção do Salão de Atos expressa, por parte do candidato inscrito, a aceitação, de forma irrestrita, às regras do presente edital.


  1. Os selecionados deverão participar de uma reunião, coordenada pela Comissão Organizadora, em local e data a serem informados posteriormente. Nessa reunião, será informado o cronograma de apresentações e serão organizadas as formas de trabalho de produção e divulgação.  


  1. A não participação nessa reunião implicará a exclusão do artista ou grupo selecionado da programação do Projeto Som no Salão 2017.


11.2 A Comissão Organizadora reserva-se o direito de, a qualquer tempo, desclassificar o concorrente que não cumprir qualquer uma das disposições do presente regulamento, em todas as suas etapas, às datas e horários para passagens de som e as apresentações ou entrevistas.

11.3 Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail somnosalao@ufrgs.br e no site www.ufrgs.br/salaodeatos, ou pelos telefones 051 3308 – 3058 ou 051 3308 - 3248.


Porto Alegre, 18 de abril de 2017.

Comissão Organizadora do Projeto Som no Salão 2017

Salão de Atos  - Pró Reitoria de Extensão da UFRGS.

Ações do documento
Logo PROREXT
Salão de Atos - UFRGS

Salão de Atos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Campus Central UFRGS

Fone: (51) 3308.3058

E-mail: E-mail Salão de Atos