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Regulamento do XIII Salão de Ensino

XIII SALÃO DE ENSINO

REGULAMENTO

(Para baixar o arquivo em pdf, clique aqui)

1. DO EVENTO

O Salão de Ensino é um espaço de diálogo, divulgação e discussão dos processos educacionais a partir das produções acadêmico-científicas, bem como da experiência de práticas educadoras ocorridas envolvendo ações de discentes, técnicos administrativos e de docentes da UFRGS, que resultem na qualificação da formação na Universidade.

O reconhecimento da importância do papel que o ensino exerce no desenvolvimento universitário é passo primordial para a construção da universidade de excelência que é o destino da UFRGS. Sabe-se que a Universidade é um espaço de construção de conhecimentos que vão além da produção científica stricto sensu. Boa parte dessa produção se dá nas diversas práticas educadoras e de aprendizagens em todos os níveis, modalidades e programas de ensino nos quais a UFRGS se envolve e é envolvida, tais como: Monitoria presencial e a distância; Estágios de Docência e/ou Práticas nas Licenciaturas; Mobilidade Acadêmica/Intercâmbios Nacionais e Internacionais; Licenciaturas Internacionais e Dupla Diplomação; Internatos; Projetos desenvolvidos em Disciplinas de Pós-Graduação e de Graduação; Trabalhos de Conclusão e Monografias de cursos de Graduação; Teses e Dissertações de Pós-Graduação; Iniciação à docência; Reforço Acadêmico; Educação Tutorial; Estudante Convênio da Graduação e de Pós-Graduação; Doutorado Sanduíche; Formação de professores através do Português para Estrangeiros e do Idiomas sem Fronteiras; Coordenação de Polo; Projetos contemplados nos Editais SEAD; Apresentação da Produção de Objetos de Aprendizagem para EAD, entre eles vídeos, animações, hipertextos e aplicativos; Ações de docência; Tutorias; Estágios; Inovações Pedagógicas; Experiências desenvolvidas no âmbito da Avaliação Institucional relacionadas ao ensino e de Ações Afirmativas.

A divulgação das diversas práticas no âmbito do ensino, por meio de apresentações de relatos de experiências, oportuniza o conhecimento de novos saberes produzidos na Universidade, abre espaços para novas reflexões e diálogos que valorizem a diversidade e pluralidade das atividades de ensino na UFRGS, assim como é um desafio para o contínuo aprimoramento e aperfeiçoamento dessas atividades, tanto na graduação quanto na pós-graduação, dentro do contexto educacional contemporâneo.

O XIII Salão de Ensino ocorrerá no Campus do Vale da UFRGS, nas dependências do Polo de Educação a Distância, de 16 a 20 de outubro de 2017.

2. DAS COMISSÕES

2.1 - Comissão Executiva

É a Comissão responsável pela organização geral do evento. É composta por docentes e servidores técnico-administrativos da UFRGS vinculados à Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Secretaria de Avaliação Institucional, Secretaria de Relações Internacionais, Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas e Secretaria de Educação a Distância.

Constitui atribuição da Comissão Executiva a designação das demais Comissões constantes nos itens 2.2 e 2.3 deste Regulamento.

2.2 - Comissão Avaliadora

É a Comissão responsável pela avaliação dos resumos dos trabalhos inscritos. É formada por docentes, servidores técnico-administrativos e pós-doutores com vínculo ativo na UFRGS, indicados pela Comissão Executiva.

2.3 - Comissão Julgadora

É a Comissão responsável por coordenar as sessões de relato, durante a semana do evento, avaliar os trabalhos apresentados e indicar os trabalhos destaque de cada sessão. É formada por docentes, técnico-administrativos com título de mestre ou doutor, pós-doutores e doutorandos com vínculo ativo na UFRGS, indicados pela Comissão Executiva.

3. DAS INSCRIÇÕES

Um participante poderá inscrever-se como autor principal apenas em um trabalho, podendo, no entanto, constar como “coautor” ou “orientador” em outros trabalhos.

3.1 - Categorias de Inscrição

As inscrições como autor principal do trabalho poderão ser realizadas por proponentes que possuam vínculo ativo na UFRGS:

  • Alunos de Graduação regularmente matriculados;
  • Alunos de Mestrado e Doutorado regularmente matriculados;
  • Pós-Doutores;
  • Tutores;
  • Docentes;
  • Servidores Técnico-administrativos;

 

3.2 - Modalidades de Inscrição

O trabalho deverá ser inscrito em uma das seguintes modalidades de relatos:

  • Experiências de ensino na Graduação;
  • Experiências de ensino na Pós-Graduação;
  • Experiências Educadoras em Ações Afirmativas e Relações Étnico-Raciais;
  • Experiências de Avaliação Institucional;
  • Experiências com Recursos e Materiais Digitais Educacionais.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Eventos da UFRGS (https://www1.ufrgs.br/EventosInstitucionais/PortalYii/login), durante o período previsto no cronograma.

Não haverá prazo complementar para substituição de resumos ou correções nos trabalhos inscritos.

Na inscrição, deverão ser informados:

  • Título do Trabalho;
  • Autor;
  • Coautor(es), se houver;
  • Orientador (para trabalhos submetidos por alunos de graduação, alunos de pós-graduação e tutores);
  • Temática - Área de Conhecimento:
    • Ciências Agrárias;
    • Ciências Biológicas;
    • Ciências da Saúde;
    • Ciências Exatas e da Terra;
    • Ciências Humanas;
    • Ciências Sociais Aplicadas;
    • Engenharia;
    • Linguística, Letras e Artes;
    • Multidisciplinares e Ensino de Ciências.

Deverá ser informado no formulário de inscrição se o trabalho versa sobre educação presencial ou à distância, além de registrar autorização para a publicação do resumo nos Anais do evento, que serão disponibilizados no repositório digital LUME/UFRGS.

Pessoas com deficiência ou com condição de saúde que precise de acessibilidade, e que sejam proponentes de trabalhos no Salão de Ensino, deverão informar o tipo de recurso e/ou de serviço de acessibilidade que precisam, levando-se em consideração critérios de viabilidade e razoabilidade, através do campo próprio no Sistema de Eventos da UFRGS, dentro do prazo de inscrições.

O autor poderá realizar o processo de inscrição em várias etapas, devendo, para isto, “salvar” o formulário sempre que for sair do sistema. Quando a inscrição estiver completa, deverá clicar em “finalizar inscrição” para formalizá-la.

Trabalhos apenas salvos ficam com status “em edição” e não são considerados como inscritos.

Trabalhos “em edição” poderão ser alterados pelo autor quantas vezes este considerar necessário durante o período de inscrição.

Durante o período de inscrição, trabalhos com status “finalizado” poderão ser colocados novamente em edição pelo autor, para as correções necessárias.

Caso o autor inscreva trabalho na modalidade não adequada, poderá fazer a correção do trabalho já inscrito (finalizado) acessando o sistema e colocando o trabalho em edição. Neste caso, deverá fazer as alterações e finalizar a inscrição novamente. Isso só poderá ser realizado durante o período de inscrição.

Caso o trabalho seja inscrito na categoria não adequada, a inscrição deverá ser excluída e iniciar-se todo processo novamente, escolhendo o vínculo ao qual se deseja inscrever o trabalho.

Caso o autor tenha mais de um vínculo com a UFRGS (por exemplo: aluno de pós-graduação e docente), deverá, no momento da inscrição, optar por um destes vínculos. Esta escolha deverá estar de acordo com a natureza do trabalho inscrito.

3.3 - Tipos de participação no trabalho

Autor: É o autor principal do trabalho. Poderão inscrever-se como “autor” todos os proponentes que se enquadrem no item Categorias de Inscrição.

Coautor: São os demais colaboradores proponentes no trabalho. Podem ser cadastrados como coautores todos os indivíduos que se enquadrem no item Categorias de Inscrição ou pessoas cadastradas previamente no Sistema de Eventos da UFRGS.

Orientador: É o docente da UFRGS indicado pelo autor proponente como “orientador”, de trabalhos submetidos por alunos de graduação, alunos de pós-graduação stricto sensu e tutores.

No momento da inscrição dos trabalhos, o coautor - e coautor(es), se houver -, receberá mensagem eletrônica através do e-mail informando que foi feita a indicação de seu nome como coautor do trabalho, sendo que o indicado poderá excluir sua participação, se assim o desejar.

A inscrição de trabalho que exija a indicação de orientador (trabalhos submetidos por alunos de graduação, alunos de pós-graduação stricto sensu e tutores) deverá ser aprovada pelo respectivo orientador no Sistema de Eventos da UFRGS, dentro do prazo estabelecido no cronograma do evento.

A comunicação será exclusivamente por e-mail, sendo necessário que os envolvidos estejam com os dados atualizados no Portal da UFRGS ou no Sistema de Eventos (se for co-autor sem vínculo com a UFRGS). Sugere-se ao autor proponente confirmar com o orientador o recebimento do e-mail e homologação do trabalho.

A Comissão Executiva não se responsabiliza por e-mails não recebidos devido a cadastramento incorreto ou outros problemas técnicos.

3.4 - Orientações para elaboração dos trabalhos

No momento da inscrição, o participante deverá anexar arquivo PDF com um resumo simples (máximo 01 página), formatado de acordo com este Regulamento.

O resumo deverá seguir, obrigatoriamente, a formatação abaixo. Não serão avaliados trabalhos fora desta formatação.

  • Fonte Times New Roman, corpo 10, cor preta.
  • Folha A4 com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.
  • Parágrafo único, justificado, com espaçamento simples.
  • Não inserir no resumo o título, nome do autor e coautor(es).
  • O texto deverá iniciar com a palavra RESUMO: (caixa alta, negrito, seguido de dois pontos e na mesma linha, na sequência, iniciar o texto). Apresentar breve introdução sobre o tema, relato da metodologia adotada de forma concisa e clara e síntese dos resultados obtidos até o momento, ou, se for o caso, as conclusões do trabalho.
  • Palavras-chave: poderão ser indicadas até três palavras-chave, logo após o Resumo.
  • Idioma Português.
  • O texto do resumo deve ter no máximo uma página.
  • Salvar e enviar o resumo em formato PDF, tamanho máximo do arquivo: 1,5Mb.

Título, autores e coautores já serão informados no formulário de inscrição e inseridos automaticamente pelo sistema. Por isso, não devem ser acrescentados no arquivo do resumo.

Resumos fora da formatação acima descrita serão automaticamente excluídos do evento e não passarão por avaliação da Comissão Avaliadora.

4. DA HOMOLOGAÇÃO DOS TRABALHOS

A homologação dos trabalhos inscritos ocorrerá nas seguintes etapas:

1. Análise quanto à formatação dos resumos. Não serão aceitos trabalhos com resumo fora da formatação.

2. Análise quanto à adequação dos trabalhos à temática do evento. Não serão homologados trabalhos com conteúdos em desacordo com as temáticas do evento, ainda que os respectivos resumos atendam ao critério da formatação.

3. Os trabalhos chancelados quanto à formatação pela Comissão Executiva serão avaliados pela Comissão Avaliadora. Esta avaliação visa homologar para apresentação apenas os trabalhos com conteúdo relacionado à temática do evento.

5. DAS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

Cada trabalho terá até dez minutos para apresentação, com possibilidade de utilização de recursos multimídia.

A apresentação do trabalho será procedida por um único apresentador, podendo ser o autor ou coautor, devidamente cadastrado como tal, sendo vedada a apresentação por terceiros.

Após a apresentação, a Comissão Julgadora terá 10 minutos para perguntas e considerações, podendo abrir este espaço, a critério da Comissão, para perguntas do público presente na sessão.

Estarão disponíveis para o apresentador, nas salas em que ocorrerem as sessões de relato os seguintes equipamentos: computador com Office 2010 ou versão superior, Power Point, Acrobat Reader, navegador para internet e projetor multimídia.

O apresentador deverá comparecer ao local da Sessão com, no mínimo, 15 minutos de antecedência, e identificar-se com o cartão UFRGS ou documento de identidade ao monitor de sala assim que chegar. Deverá trazer o material de apresentação em formato compatível com Power Point, ficando sob sua responsabilidade a integridade do arquivo.

Para fins de comprovação de apresentação, o participante deverá assinar formulário próprio ao término da apresentação oral.

5.1 - Da organização das apresentações, dias e turnos das sessões

As sessões serão organizadas levando em consideração a modalidade do trabalho, definido no ato da inscrição (Experiências de ensino na Graduação; Experiências de ensino na Pós-Graduação; Experiências Educadoras em Ações Afirmativas e Relações Étnico-Raciais; Experiências de Avaliação Institucional; Experiências com Recursos e Materiais Digitais Educacionais.).

A organização das sessões é de responsabilidade da Comissão Executiva, não sendo possível ao inscrito escolher ou solicitar mudança do dia e turno da sessão.

As sessões de apresentação de relato ocorrerão entre os dias 17, 18 e 19/10/2017 (terça a quinta-feira), nos turnos manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 18h).

Os trabalhos indicados como Destaque deverão ser reapresentados na sessão especial que acontecerá no dia 19/10/2017 (quinta-feira), no turno da tarde. Os autores de trabalhos indicados como destaque deverão comparecer na sessão de encerramento do evento, a ser realizada no dia 20/10/2017, sexta-feira, no turno da tarde, no Salão de Atos da UFRGS, Campus Centro.

6. DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos apresentados serão avaliados pela Comissão Julgadora, seguindo os seguintes critérios:

  • Contribuição do autor no projeto/atividade;
  • Apresentação clara dos objetivos, da metodologia, dos resultados parciais/finais e/ou das conclusões do trabalho;
  • Domínio por parte do apresentador do conteúdo do relato;
  • Relevância do trabalho para a temática do evento;
  • Adequação ao tempo disponível de apresentação.

 

7. DA INDICAÇÃO AO DESTAQUE

A Comissão Julgadora, após o término da sessão, fará a avaliação dos trabalhos apresentados e poderá indicar até 1 (um) trabalho selecionado como "Destaque".

Os trabalhos indicados como “Destaque” serão publicados no site do evento.

Haverá sessão especial de reapresentação dos trabalhos indicados como “Destaque” no dia 19/10/2017, das 14h às 18h.

8. PREMIAÇÃO

Os trabalhos indicados como “Destaque”, e reapresentados no dia 19/10/2017, concorrerão à premiação, que será entregue na sessão de encerramento do evento.

O tipo e o número de prêmios serão definidos pela Comissão Executiva.

9. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis em formato digital no Sistema de Eventos a partir de dezembro de 2017.

10. DA PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTES

Não haverá inscrição prévia para a participação nas atividades do evento como “ouvintes” que desejam receber certificado de participação. Os interessados em assistir as sessões de apresentação deverão comparecer no dia/local da atividade com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

Ouvintes sem vínculo com a UFRGS que desejam receber certificado de participação no evento, deverão efetuar previamente o cadastro no Sistema de Eventos da UFRGS, no endereço da internet: https://www1.ufrgs.br/EventosInstitucionais/PortalYii/login.

Os ouvintes deverão observar que as atividades possuem vagas limitadas (de acordo com a capacidade da sala), ficando sob sua responsabilidade chegar ao evento com a antecedência necessária, a fim de garantir sua participação. Os monitores do evento farão o controle da lotação do local.

Ouvintes com vínculo com a UFRGS deverão apresentar o cartão da UFRGS na sessão em que irão participar e assinar a lista de presença.

11. DA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO

Os trabalhos homologados e apresentados durante o XII Salão de Ensino serão publicados nos Anais do evento, desde que o autor do trabalho tenha autorizado a publicação no formulário de inscrição.

A publicação eletrônica será feita através do Repositório Digital LUME/UFRGS em http://www.lume.ufrgs.br/.

12. DOS CASOS OMISSOS

As situações não contempladas neste Regulamento serão analisadas e definidas pela Comissão Executiva. O e-mail de contato do evento é salaodeensino@ufrgs.br.

 

Porto Alegre, 10 de maio de 2017.

A COMISSÃO EXECUTIVA