Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial

Apresentação

Ainda que a indissociablidade Ensino-Pesquisa-Extensão seja um dos valores mais elevados defendido pela Universidade enquanto todo, constituindo-se no elemento fundante do tripé que serve de alicerce ao fazer universitário, não é sem conflito que essa interrelação se processa. Seja por impasses muitas vezes políticos, seja por questões burocrático-administrativas, em alguns momentos as áreas coirmãs acabam por se enfrentar – o que não é necessariamente negativo – para depois se alinharem de novo. É justamente desses encontros e desencontros entre a base tripla que a Universidade se movimenta, guiada pelas demandas da sociedade e do próprio conhecimento.


Emergindo enquanto evento maior da Extensão dentro desta Universidade, o 11° Salão de Extensão chama a si o desafio e a responsabilidade de discutir suas interfaces, com o Ensino e a Pesquisa, analisando seus desdobramentos e problematizando seus pontos fundamentais. A Extensão universitária sente as dores e saboreia as delícias de propor essa reflexão, sobretudo, sob a ótica da formação acadêmica e os vínculos da Universidade com os diversos setores da Sociedade. Nessa perspectiva, tem prioridade o debate conjunto entre a Universidade e a Comunidade, através da apresentação de trabalhos nas diferentes
modalidades oferecidas.


Como nas outras edições deste evento, nossa grande expectativa é de que as atividades e resultados do Salão possibilitem o contínuo aperfeiçoamento e crescimento do processo de institucionalização da Extensão Universitária, consolidando a trajetória de sucesso alcançada em salões anteriores. Dessa forma será possível também o alargamento do papel da Extensão na formação discente e a participação dessa na relação de troca entre as diferentes áreas da Universidade – e da instituição com a Sociedade. Assim, acredita-se no conhecimento e na educação como soluções para os problemas sociais e se aponta para o revigoramento da ação específica da Universidade em seu papel de ensino, pesquisa e troca.

Sandra de Deus – Pró−Reitora de Extensão