URGSEscola de EnfermagemPós-Graduação em Saúde ColetivaOuvidoriaGuias telefônicos
Sanitaristas são profissionais de nível superior que atuam em diversas atividades de sistemas e serviços de Saúde. Atuando profissionalmente no Brasil desde muitas décadas, os Sanitaristas têm realizado a sua formação e obtido sua habilitação ao nível de pós-graduação (Especialização/ Residência, Mestrado, Doutorado).
  O campo interdisciplinar da Saúde Coletiva tem possibilitado modificações, inovações substanciais e novos desafios, tanto em termos de formação, quanto de atuação profissional dos Sanitaristas.A formação do Sanitarista ao nível da graduação é uma das respostas  para o enfrentamento dos desafios de se constituir maior integralidade de práticas (interprofissionalidade, interdisciplinaridade etc.), aliado ao desenvolvimento de senso ético e de competências (políticas, técnicas, administrativas etc.) pertinentes com os princípios e diretrizes das políticas públicas de saúde e se produzir uma pedagogia crítica e construtiva, geradora de mais autonomia e responsabilidade para com o interesse público -  a partir de uma proposta pedagógica inovadora, de caráter polivalente e natureza essencialmente interdisciplinar.
  Trata-se da formação de um um profissional com base sólida  e competência para ingressar e atuar no campo profissional. O curso da EEnf/UFRGS tem duraçao de 4 anos, com uma carga horáira de 600 horas de estágios em serviços.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Desenvolvido e mantido por Alcides Miranda - Última atualização em 20/02/2017
SAÚDE COLETIVA
BACHARELADO EM
 
       Lançado o catálogo com atividades de pesquisa e extensão
  Por ocasião da última Atividade Integradora do curso de Saúde Coletiva (26/08) os professores do curso  lançaram um catálogo com a descrição detalhada de todas as suas atividades de pesquisa e extensão programadas para o período de 2016 a 2017.
       Obtenção de selo de curso superior de boa qualidade
 
Em 2013 o curso recebeu a visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC). Em tal processo avaliativo foi-lhe atribuída a nota máxima (5).
  Saiba mais sobre as graduações em Saúde Coletiva clicando no ícone ao lado..
 
> Catálogo de atividades de pesquisa e extensão
 
Em função de trabalho realizado pela gestão anterior da Comgrad, o curso de Saúde Coletiva do(a) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) no ano de 2016 e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2017, que passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.
Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva da UFRGS lançaram no ano passado um manifesto em defesa do SUS  e contra o regime de exceção que compromete o Estado Democrático de Direito. Desde então, a situação política no país tem se agravado, com a alteração da legislação constitucional e a perspectiva de  retrocesso e direitos sociais e civis.
       Lista de representantes em comissões institucionais
> Comissões e representações do curso de Saúde Coletiva
Os professores de Saúde Coletiva da Ufrgs reiteram a sua disposição e empenho para lutar em defesa do SUS, da Universidade pública. pela garantia dos direitos sociais e de suas respectivas políticas públicas e pela redemocratização do país
       Matrículas e primeira recepção de calouros
Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva - Escola de Enfermagem
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Endereço: Rua São Manoel, 963 - Bairro: Rio Branco - CEP: 90620-110.  Porto Alegre-RS
Telefone: (51) 3308-5233.
E-mail: saudecoletiva@ufrgs.br
 
SAÚDE COLETIVA
BACHARELADO EM
  Na terça-feira, dia 21 de fevereiro, ocorre a primeira recepção e matrícula dos da turma que ingressa no semestre letivo 2017.1 do curso de Bacaharelado em Saúde Coletiva. Sejam todo bem-vindos!
      Nova direção na EEnfCol
As Professoras Gisela de Moura e Agnes Olshowsky assumiram recentemente a direção da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS. Ambas foram eleitas em processo democrático e participativo, assumindo agora um mandato de quatro anos.
      Ajustes no calendário acadêmico de 2017
Com as necessárias alterações do calendário acadêmico em função de ajustes em relação ao período de ocupações ocorrido no final de 2016, o semestre letivo de 2017.1 deve iniciar em 27 de março, com término programado para o dia 5 de agosto. O calendário está disponível na parte inferior dessa página.
Clique aqui e assista o vídeo de divulgação
[ Plataforma Moodle ][ Chasque mail ][ Calendário UFRGS 2017 ][ Cronograma 2017.1 ][ Projeto pedagógico ][ Mais informações ]