Você está aqui: Página Inicial

Curso de Especialização em Saúde Pública

 

INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO PARA NOVA TURMA (2017/2018) EM JUNHO-JULHO/2017.

25ª Edição - 2016/2017 (INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO ENCERRADAS)

RESULTADOS DA SELEÇÃO 2016/2017 NA RESPECTIVA ABA (AO LADO).

Autorizado pela Câmara de Pós-Graduação da UFRGS de acordo com o Parecer nº 048/2016.

CARACTERÍSTICA E OBJETIVOS

Pós-Graduação “Lato Sensu” com o objetivo geral de possibilitar ao aluno desenvolver e ampliar a capacidade crítica e a qualificação técnica necessárias para atuar no campo da saúde pública, com vistas a analisar, intervir e modificar o quadro vigente das ações e serviços de saúde para reorganização dos mesmos, considerando a complexidade do setor.

Objetivos específicos:

  • Oportunizar a ampliação da compreensão do processo saúde/doença;
  • Fornecer elementos teórico-práticos para buscar a melhoria da qualidade de vida;
  • Conhecer e discutir as políticas de saúde vigentes nas últimas décadas, o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) e instrumentos de intervenção no setor saúde;
  • Conhecer estratégias de investigação científica para utilização no âmbito do sistema de saúde nacional.


DOCUMENTO DE CONCLUSÃO

Certificado de "Especialização em Saúde Pública", expedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com validade em todo o território nacional. Especialização de natureza acadêmica e não profissionalizante.


PÚBLICO-ALVO E VAGAS

Profissionais graduados em qualquer curso de nível superior.

O Curso é multiprofissional com egressos cuja graduação original abrange desde as tradicionalmente "mais voltadas à área da saúde" (medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, etc.) até  direito, história, matemática, contabilidade, arquitetura e outras. Os conteúdos e as avaliações das disciplinas são organizados considerando essa diversidade de experiências de graduação. Os pós-graduandos interagem com facilidade entre si e com o corpo docente, também multiprofissional.

As vagas serão distribuídas em três tipos: (i) Mínimo de 31 (trinta e uma) para o público em geral; (ii) até 5 (cinco) para reingressantes (alunos de edições anteriores iniciadas a partir de 2013 inclusive); e (iii) até 4 (quatro) para servidores da UFRGS. Total: 40 (quarenta) vagas.


DURAÇÃO E REGIME DIDÁTICO

Carga horária: 435 horas/aula.

Início das aulas: 19 de agosto de 2016, sexta-feira, 19h.

Encerramento: 31 de agosto de 2017, quinta-feira.

Regime didático: Aulas nas sextas-feiras (a partir das 19h) e sábados, manhãs e tardes, em finais de semana conforme programação disponível a partir do início do período de inscrições para a seleção na aba "Cronograma". Haverá recesso no fim-de-ano e no mês de fevereiro. O Curso é presencial mas poderá incluir atividades de ensino à distância em não mais de 20% da carga horária total. A frequência mínima é de 75% por disciplina.


SELEÇÃO E MATRÍCULA

Período de inscrição para a seleção: 06 de junho a 01 de agosto de 2016.

A inscrição para a seleção deverá ser realizada pelo site específico da Universidade a partir do dia 06 de junho de 2016: https://www1.ufrgs.br/PosGraduacao/ProcessoSeletivo/index.php/inscricao/login

 

Será solicitado o envio ("upload") dos documentos listados a seguir em "Requisitos". Os tipos de arquivos aceitos são .pdf e .zip. Os tipos de arquivos aceitos dentro de um arquivo .zip são .pdf, .doc, .jpg, e .txt. O tamanho máximo aceito para os arquivos é até 5 Mb.

Caso não consiga realizar o "upload" dos documentos, faça o cadastro mesmo assim e encaminhe todos os arquivos em um único e-mail para saudepublica@ufrgs.br. Em até 48hs úteis será enviada a confirmação do recebimento dos documentos e a homologação da inscrição.

Requisitos:

  • Carteira de identidade ou documento equivalente para estrangeiro: Documento com a carteira de identidade digitalizada em que conste o campo naturalidade e CPF; se estrangeiro, documento equivalente. Se o CPF não constar no documento de identidade, digitalizá-lo no mesmo arquivo. Caso tenha havido mudança de nome em relação aos demais documentos apresentados, juntar no mesmo arquivo cópia da certidão de casamento;
  • CV Lattes ou Curriculum vitae para estrangeiro: Preferencial o Curriculum Lattes que poderá ser cadastrado previamente sem ônus no site oficial do CNPq http://lattes.cnpq.br/. Caso não tenha, poderá ser encaminhado o Curriculum vitae, em ordem cronológica inversa, com no máximo 2 (duas) páginas, fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,0 e em papel A4, SEM necessidade dos comprovantes os quais poderão ser solicitados para dirimir eventuais dúvidas;
  • Comprovante de endereço: Documento digitalizado como, por exemplo, conta de telefone, luz, água ou outro;
  • Ficha de dados complementares: (clique aqui para realizar download). Após preenchida, a ficha deverá ser convertida em formato .pdf ou inserida em arquivo .zip e encaminhada pelo site específico da Universidade acima indicado;
  • Carta de intenções: Documento com no máximo 1 (uma) página, fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,0 e em papel A4, que explicite a trajetória pessoal e os motivos pelos quais o candidato busca o Curso de Especialização em Saúde Pública. A carta de intenções não é classificatória nem eliminatória. Trata-se apenas de um requisito obrigatório para a inscrição à seleção objetivando melhor conhecer os futuros alunos.
  • Diploma de conclusão de curso superior em qualquer área: Documento digitalizado, devidamente registrado. Caso ainda não sido obtido, declaração de graduação digitalizada na qual conste a data de colação de grau anterior a sua expedição e ao final do período de matrícula do Curso de Especialização. Em ambos os casos os documentos devem ser expedidos por instituição reconhecida pelo MEC.

 

Não serão aceitos encaminhamentos presenciais, por fax ou via correio convencional, nem inscrições condicionais, com documentação ou dados incompletos ou fora do prazo estabelecido.

A data e o horário indicados pelo provedor no site valerão como comprovação do cumprimento do prazo estipulado para encaminhamento da documentação.

O candidato com algum tipo de necessidade especial deverá fazer esta comunicação ao Curso, no mês de junho, informando o tipo de apoio necessário para participar do processo seletivo e, caso aprovado, para realizar a matrícula e desenvolver as atividades didáticas.

Critérios para a seleção por tipo de vaga:

1) Geral: Análise do currículo com os seguintes critérios e pesos: (i) combinação de tipo de vínculo (até 4,0 pontos) e tempo de atividade (até 5,0 pontos para o máximo de 5 anos) em saúde pública e/ou seguridade social após a graduação (totalizando até 20,0 pontos); (ii) publicações nessas áreas (até 2,5 pontos); (iii) ex-bolsistas de agências financiadoras de pesquisa ou de extensão (até 1,0 ponto); e (iv) conhecimento de outros idiomas e/ou de informática (até 0,75 ponto). O tempo de atividade será computado em anos. Períodos menores que 6 meses não serão considerados e de 6 a 11 meses serão arredondados para 1 ano. O resultado final será normalizado atribuindo 10,0 (dez) ao candidato com maior pontuação.

2) Reingressantes: Prova escrita classificatória sobre legislação do SUS (Constituição Federal, Leis 8.080/90 e 8.142/90, Decreto 7.508/2011, e Lei Complementar 141/2012) a ser realizada no dia 05/08/2016, sexta-feira, 18h, no prédio da Faculdade de Medicina (Ramiro Barcelos, 2400), com nota mínima para aprovação de 6,0 (seis) em 10,0 (dez) pontos.

3) Servidores da UFRGS: Conforme rotinas do Plano de Capacitação de Recursos Humanos da Universidade (Decisão 78/2003-Consun) habilitado mediante o respectivo processo até o término do período de inscrições para a seleção.

As vagas poderão ser remanejadas entre os três grupos de público-alvo na dependência dos resultados do processo seletivo.

Em caso de empate, terá precedência o candidato que tiver idade mais elevada.

O encaminhamento da documentação do candidato implica na sua aceitação às normas para o presente processo seletivo, inclusive quanto ao número de vagas disponíveis por clientela e critérios estabelecidos, aqui referidas e em quaisquer outras publicações relativas ao mesmo processo, e às normas acadêmicas da UFRGS.

A UFRGS não se responsabilizará por documentação não recebida por motivos de ordem técnica do computador do candidato, falhas ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Ao enviar a documentação, o candidato declarará, sob responsabilidade penal, que são verdadeiras todas as informações prestadas, especialmente as constantes no currículo, na carta de intenções e na documentação que anexa.

Divulgação dos resultados preliminares da seleção: a partir de 08 de agosto de 2016, apenas no site www.ufrgs.br/saudepublica. Disponibilização, individual e privadamente, para cada candidato que solicitar, de vistas de sua avaliação.

Prazo para recursos: a partir de 09 até 11 de agosto de 2016, somente por meio do e-mail saudepublica@ufrgs.br com confirmação de recebimento.

Divulgação dos resultados finais da seleção: a partir de 12 de agosto de 2016, apenas no site www.ufrgs.br/saudepublica.

Matrícula: a partir de 12 de agosto de 2016, na ordem estabelecida conforme a divulgação dos resultados no site acima. Parcela única de R$ 700,00. Adicionalmente para reingressantes, comprovação da quitação total de débitos das edições anteriores.

Mensalidades: 12 parcelas fixas de R$ 605,00 (até o dia 10 de cada mês).

A Coordenação poderá cancelar ou adiar a realização do Curso caso até o período final de matrícula não seja preenchido o número mínimo de vagas, garantida a devolução aos inscritos dos valores já pagos.

 

DISCIPLINAS (súmulas disponíveis na aba "Disciplinas")

Avaliação em Saúde e Proteção Social

Controle Social em Saúde

Determinantes e Desigualdades em Saúde

Epidemiologia e Demografia

Estratégia de Saúde da Família

Metodologias de Pesquisa e Bioética

Metodologia Qualitativa em Saúde

Planejamento e Gestão em Saúde

Políticas de Saúde e Globalização

Promoção de Saúde, Educação e Comunicação em Saúde

Saúde do Trabalhador

Segurança Alimentar e Nutrição Social

Sistemas Comparados de Saúde e Proteção Social

Vigilância Epidemiológica e Prioridades em Saúde

Vigilância Sanitária e Meio Ambiente

 

CORPO DOCENTE E TITULAÇÃO (currículos disponíveis na aba "Docentes")

Andréa Fachel Leal, Doutor

Cristianne Maria Famer Rocha, Doutor

Daniela Riva Knauth, Doutor

Jair Ferreira, Doutor

Marcelo Rodrigues Gonçalves, Doutor

Maria Inês Reinert Azambuja, Doutor

Mario Leal Lahorgue, Doutor

Maurem Ramos, Doutor

Paulo Antônio Barros Oliveira, Doutor

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Doutor

Roberta Alvarenga Reis, Doutor

Roger dos Santos Rosa, Doutor - Coordenador

Ronaldo Bordin, Doutor – Coordenador Substituto

Sérgio Luiz Bassanesi, Doutor

Tatiana Reidel, Doutor


OUTRAS INFORMAÇÕES

Local das aulas: usualmente no prédio da Faculdade de Medicina (Ramiro Barcelos, 2400) e eventualmente em outro local conforme distribuição estabelecida pela Universidade.

Trabalho de conclusão de curso (TCC): obrigatório e individual, em linha de orientação, temática e professor orientador designados pela Coordenação conforme ordem de classificação na seleção.

Material básico obrigatório para leitura e discussão: fornecido pelo Curso individualmente em cada disciplina.

Internet: acesso a Laboratório de Informática em horários agendados, sem custos adicionais.

Estacionamento e cantina: não integram a estrutura do Curso.

Em caso de abandono, desistência, frequência insuficiente, inadimplência parcial, ou insuficiência de aproveitamento do aluno no Curso, não haverá devolução de quaisquer valores.


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

UFRGS/ Faculdade de Medicina - Departamento de Medicina Social

Curso de Especialização em Saúde Pública - Assistência da Coordenação

Ramiro Barcelos, 2400 (prédio da Faculdade de Medicina) – 3° andar

Porto Alegre, RS - CEP 90035-003 (próximo ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre).

 

Horário: segundas às sextas-feiras, das 14h às 18h.

Tel./fax: (51) 3308-5327.

E-mail:  saudepublica@ufrgs.br

 

Coordenação: Prof. Roger dos Santos Rosa

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6601104117405392

"Em termos de saúde, o que é possível para uns deve estar disponível para todos."

 

 


« Dezembro 2016 »
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031