Apresentação

Após o recesso de um ano provocado pela Copa do Mundo, o Simpósio de Segurança Alimentar traz sua 5ª edição, retornando ao local onde foi realizada a 2ª edição (Debatendo a qualidade), prosseguindo no círculo virtuoso  iniciado durante a 4ª edição (Retorno às origens) sempre com o mesmo paradigma da 3ª edição (Rompendo barreiras), mas mantendo o compromisso de discutir a questão da segurança alimentar em todas suas dimensões, conforme assumido durante a 1ª edição (Acesso, Educação e Qualidade).

Neste espírito, o SSA5 será realizado em Bento Gonçalves, RS, de 26 a 29 de maio de 2015, elegendo como tema a questão “ALIMENTAÇÃO E SAÚDE”.

Mantendo-se fiel ao propósito de oferecer um espaço de discussão de temas atuais e, porque não dizer polêmicos, ligados à Segurança Alimentar, oportunizando o conhecimento das distintas visões sobre o assunto, não com o intuito de fomentar confrontos, mas de construir um entendimento mútuo sobre esta questão tão relevante para o desenvolvimento da nação, o tema escolhido será abordado em cinco enfoques, que, no entendimento da Comissão Organizadora, englobam toda a complexidade do assunto: Saúde do Alimento, Saúde do homem, Saúde do ambiente, Saúde da sociedade e Saúde do futuro.

A Saúde do alimento abrange as questões normalmente discutidas na área de alimentos seguros, tais como as novas tecnologias e processos de preservação dos alimentos, as polêmicas das contaminações e fraudes na indústria alimentícia e novos métodos de controle da qualidade dos alimentos e seus aspectos legais.

Na área da Saúde do homem, espera-se debater a influência benéfica ou maléfica, que a alimentação pode ter sobre o ser humano, aqui incluídas as questões de alergia ou intolerância alimentar, e suas formas de minimizá-las, os problemas de doenças crônicas e senis, provocadas pelos alimentos, bem como novas formas de alimentação e alimentos que contribuem para um melhor bem estar do homem.

Os tópicos a serem apresentados e discutidos em Saúde do ambiente referem-se aos problemas causados ao meio ambiente em que vivemos pela produção de alimentos, bem como quais alternativas existem ou poderão ser viáveis para que possamos garantir uma alimentação adequada à população buscando o máximo de sustentabilidade.

Esta mesma realidade aplicada ao nosso entorno cultural e antropológico é o enfoque de Saúde da sociedade, trazendo experiências como as de Comércio justo (fair-trade) na produção de alimentos e os avanços na busca da garantia do direito humano à alimentação adequada.

Já em Saúde do futuro, pretende-se trazer experiências e pesquisas que lidam com a fronteira do conhecimento e fazer especulações sobre como será a alimentação nos próximos anos.

Além destes instigantes painéis, a Comissão Organizadora está empenhada em fazer com que os participantes aproveitem ao máximo os inúmeros atrativos turísticos e culturais oferecidos pela região. Estão programados jantares que exploram a gastronomia típica local, com enfoque na produção vinícola excepcional do Vale dos Vinhedos, passeio noturno de Maria Fumaça, com performances e intervenções que apresentam um pouco dos costumes regionais, bem como visitas às indústrias produtoras de alimento locais.

Resumindo, esperamos vocês com um balaio repleto de novas experiências multidisciplinares e multiculturais que certamente terão reflexos muito positivos em sua alimentação e saúde.

Calendário

  • 27 de maio de 2015 08:30Painel: A saúde dos alimentos
  • 27 de maio de 2015 10:30Intervalo e exposição de pôsteres
  • 27 de maio de 2015 11:00Apresentação de trabalhos: área de Saúde do homem.
  • 27 de maio de 2015 11:00Apresentação de trabalhos: área de Saúde dos alimentos I.
  • 27 de maio de 2015 11:00Palestra Técnica: Ações de Biofortificação no sul do Brasil
AEC v1.0.4
Programação Completa
Todas as notícias

Últimas Notícias