Apresentação

Ainda embalados pelos ecos positivos do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, a Regional RS da SBCTA retoma o ciclo do Simpósio de Segurança Alimentar, agora em sua 6ª edição, mantendo o compromisso de discutir a questão da segurança alimentar em todas suas dimensões, conforme assumido durante a 1ª edição (Acesso, Educação e Qualidade), retornando, inclusive, ao local original.

Assim sendo, o SSA6 será realizado em Gramado, RS, de 15 a 18 de maio de 2018, elegendo como tema a questão “DESVENDANDO MITOS”.

Nosso dia a dia, em todos os aspectos, está tomado atualmente por “mitos”, fomentados, sobretudo, pela profusão de informações que são despejadas na internet a cada momento. Destes, muitos têm uma fundamentação real, porém outros tantos são realmente figuras mitológicas, que, no caso da alimentação, podem comprometer toda a segurança alimentar de uma população. Com isto em mente, e mantendo-se fiel ao propósito de oferecer um espaço de discussão de temas atuais e, porque não dizer polêmicos, ligados à Segurança Alimentar, oportunizando o conhecimento das distintas visões sobre o assunto, não com o intuito de fomentar confrontos, mas de construir um entendimento mútuo sobre esta questão tão relevante para o desenvolvimento da nação, este tema foi escolhido, e será abordado em cinco enfoques, que, no entendimento da Comissão Organizadora, englobam toda a complexidade do assunto: Nutrição, Processamento de alimentos, Hábitos alimentares, Produção sustentável de alimentos e Segurança e inocuidade dos alimentos.

Além destes instigantes painéis, a Comissão Organizadora está empenhada em fazer com que os participantes aproveitem ao máximo os inúmeros atrativos turísticos e culturais oferecidos pela região. Estão programados jantares que exploram a gastronomia típica local, bem como visitas às indústrias produtoras de alimento locais.

Resumindo, esperamos vocês com um balaio repleto de novas experiências multidisciplinares e multiculturais que certamente terão reflexos muito positivos em sua alimentação e saúde.