16:00 – 17:00 |
Abertura oficial
Palestra Multimídia: Inovação com Sustentabilidade.
Apresentador: Julio Alberto Nitzke – UFRGS
|
17:00 – 18:30 |
Painel 1: Inovação com Sustentabilidade: Matérias-primas e Insumos
► Proteínas alternativas: oportunidades e desafios – Katherine Helena Oliveira de Matos – GFI
► Carne artificial: uma nova perspectiva baseada no cultivo de células-tronco e engenharia tecidual: Enrico Jardim Clemente Santos – (CELLTROVET)
► O setor de proteínas e as proteínas alternativas – Victor Maturo de Souza Franco – BRF S.A.
Moderador: Susana Cardoso (UFRGS) |
18:30 – 19:00 |
Networking
|
19:00 – 20:30 |
Painel 2- Inovação com Sustentabilidade: Tecnologia de Alimentos
► Engenharia reversa no processamento de alimentos: Rosiane Lopes da Cunha (UNICAMP)
► A Jornada rumo à Indústria 4.0 – Antonio Carlos Dantas Cabral
► Upcycling: oportunidade para o setor agroalimentar: Gustavo Porpino de Araujo (EMBRAPA)
Moderadoras: Roberta Thys (UFRGS) e Mirna Gigante (UNICAMP)
|
Programação do dia 28 de outubro

Enrico Jardim Clemente Santos
Graduado em Biociência e Biotecnologia Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense obteve o grau Mestre em Engenharia Genética pela mesma universidade, Doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Engenharia Genética pela Universidade Federal de São Paulo. Atua na área de células-tronco a mais de 25 anos. É sócio fundador da CELLTROVET, a primeira empresa de terapia com células-tronco aplicada a medicina veterinária da América Latina..

Victor Maturo de Souza Franco
Engenheiro de alimentos formado pela UNICAMP e premiado pelo CREA-SP. Com experiência na área de Inovação para o mercado de alimentos desde 2014, hoje integra o time de Inovação da BRF. Desde 2018, faz parte do time de Tecnologias & Parcerias, um time novo, focado em desenvolver e disponibilizar as novas ferramentas que viabilizarão as inovações do futuro para a BRF. Desde 2018, faz parte do time de Tecnologias & Parcerias, um time novo, focado em desenvolver e disponibilizar as novas ferramentas que viabilizarão as inovações do futuro para a BRF.
Hoje, está especialmente focado no desenvolvimento do Planejamento Tecnológico dos próximos anos da cia., bem como na integração na cadeia das novas tecnologias que serão as bases do Futuro das Inovações.

Antonio Carlos Dantas Cabral
Engenheiro de Alimentos (UNICAMP); Mestrado em “Food Packaging (RUTGERS / USA); MBA Marketing (FGV); Doutorado em Engenharia de Produção (Poli/USP). Atuação em empresas e instituições: CETEA / ITAL, Copersucar, Cia União dos Refinadores, Santista Alimentos, ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, Refinações de Milho Brasil, Unilever Best Foods e Instituto Mauá de Tecnologia (professor e coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Pós-graduação em Engenharia de Embalagem).

Gustavo Porpino de Araujo
Doutor em marketing pela FGV-EAESP e foi pesquisador visitante na Escola de Agricultura da Universidade Cornell, onde realizou pesquisas sobre comportamento de consumo de alimentos. Recentemente, liderou projeto sobre redução do desperdício de alimentos nos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. É jornalista e mestre em administração pela UFRN, com MBA em gestão empresarial pela QUT-Australia. Atua na Embrapa desde 2006 e colabora com projetos do SESC, WWF Brasil e FAO na área de segurança alimentar. Nas horas vagas, gosta de cozinhar e reaproveitar as sobras com criatividade.

Julio Alberto Nitzke
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Food and Management Science – University of London (1980), doutorado em Informatica na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Em 2013 realizou um pós-doutorado na Université Laval, em Quebec, no Canadá, sobre Alimentação e Saúde e Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de engenharia. Atuou de 2004 a 2008 como Secretário de Educação a Distância da UFRGS. Atualmente é Professor Associado aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro docente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e pesquisador do Núcleo de Estudos em Agroecologia. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos Vegetais e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios.

Katherine Helena Oliveira de Matos
Engenheira de Alimentos graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra e doutora em Engenharia de Alimentos pela mesma universidade. Atuou por 15 anos no SENAI/SC, onde liderou várias iniciativas em segurança de alimentos em parceria com diferentes organizações, como FDA, IFT, 3M, MAPA, EMBRAPA, Padova University, IICA, etc. Atualmente é SciTech Advisor para o The Good Food Food Institute e consultora da SIG Combibloc do Brasil Ltda e da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Alexandre Novachi
Farmacêutico Bioquímico e Bacharel em Direito com 25 anos de experiência na gestão de Assuntos Regulatórios e Científicos desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte como Danone, Unilever, Mondelez e Nestlé com importante atuação junto às Associações de Classe como ABIA, ABIAD, GENE e organizações científicas como ILSI e órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Agricultura, Codex Alimentarius, Mercosul e outros.

Rosiane Lopes da Cunha
Professora Titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa é principalmente dedicada à Engenharia de Processos com enfoque em reologia, emulsões, géis, sistemas de encapsulamento e digestibilidade in vitro. Publicou mais de 170 artigos científicos nacionais e internacionais, participou e coordenou projetos de pesquisa em cooperação com empresas e universidades brasileiras e europeias.