16:00 – 17:30 |
Painel 3- Inovação com Sustentabilidade: Qualidade de Alimentos ► Foodomics: qualidade e segurança de alimentos associada a métodos analíticos de alto desempenho – Juliana A. P. Pallone (UNICAMP) ► Os critérios que definem a qualidade sensorial de um alimento são objetivos ou afetivos? – Silvia Dutcoski (About Solution) ► Inovações na segurança de alimentos na alta gastronomia – Eduardo Cesar Tondo (ICTA/UFRGS) Moderadora: Jaqueline Garda (FURG) |
17:30 – 18:00 |
Networking |
18:00 – 20:00 | Mesa Redonda “Interação Academia/ Empresas/ Setor Público”
► Alexandre Novachi (ABIA) |
Programação do dia 29 de outubro
Ana Paula Matei
Graduada em Administração (UFPel); Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP-UFRGS); Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS). Servidora Pública Federal na UFRGS. Atua nas áreas de Gestão de Interação Universidade e Sociedade, Prospecção e Aproximação Tecnológica, participa de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, de fomento à inovação e empreendedorismo, desenvolvimento rural e regional. Docente Permanente do PROFNIT – Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Mestrado Profissional) e Coordenadora Adjunta do Ponto Focal do IFRS. Atualmente, Diretora de Gestão da Inovação na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do Rio Grande do Sul (SICT-RS).
Alexandre Novachi
Farmacêutico Bioquímico e Bacharel em Direito com 25 anos de experiência na gestão de Assuntos Regulatórios e Científicos desenvlvida em empresas multinacionais de grande porte como Danone, Unilever, Mondelez e Nestlé com importante atuação junto às Associações de Classe como ABIA, ABIAD, GENE e organizações científicas como ILSI e órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Agricultura, Codex Alimentarius, Mercosul e outros.
Eduardo Cesar Tondo
Professor Titular do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA/UFRGS), onde ministra as Disciplinas de Microbiologia de Alimentos e Controle de Qualidade em Indústrias de Alimentos; Membro do CODEX ALIMENTARIUS no comitê Food Hygiene – Brazil; Líder do Grupo de Pesquisa Microbiologia de Alimentos no CNPq; Tem mais de 110 publicações científicas nacionais e internacionais.Tem atuado fortemente como consultor de órgãos de regulação de alimentos e em dezenas de indústrias de alimentos e serviços de alimentação, onde já orientou mais de cinco dezenas de planos Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP).
Eloisa Dutra Caldas
Professora Titular do Curso de Ciências Farmacêuticas da UnB. Graduação em Química e mestrado em Química Analítica pela UnB, doutorado pela Universidade da Califórnia, pós-doutorado no INRA, em Paris e na UQÀM, Montreal. Áreas de atuação incluem toxicologia de alimentos e ambiental, avaliação de risco, e métodos para análise de resíduos e contaminantes em alimentos. Desde 1997 é membro do JMPR (grupo de peritos em resíduos de pesticidas da OMS e FAO). Concluiu a orientação de 46 alunos de mestrado e doutorado, tem 77 artigos publicados, mais de 1700 citações e um índice H de 24.
Silvia Deboni Dutcoski
Sócia-fundadora da About Solution e Sensory Design e acumula mais de 30 anos de sólida experiência na área de P&D. É engenheira química (UFPR). Especializou-se em ciência sensorial e do consumidor pela Universidade de Davis (Califórnia- EUA). Doutora em C&T de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina e tem pós-doutorado em Gestão da Inovação (UFPR) com o projeto “A inovação orientada pelos resultados de pesquisa sensorial com consumidores como vantagem competitiva”. Autora do livro ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS, 5a edição 2018.
Cristina Leonhardt
Mãe, sonhadora e profissional da inovação de alimentos. Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, onde atua como Diretora de Inovação para projetos de Gestão Estratégica de P&D e Desenvolvimento de Produtos.
Victor Maturo de Souza Franco
Engenheiro de alimentos formado pela UNICAMP e premiado pelo CREA-SP. Com experiência na área de Inovação para o mercado de alimentos desde 2014, hoje integra o time de Inovação da BRF.
Desde 2018, faz parte do time de Tecnologias & Parcerias, um time novo, focado em desenvolver e disponibilizar as novas ferramentas que viabilizarão as inovações do futuro para a BRF.
Hoje, está especialmente focado no desenvolvimento do Planejamento Tecnológico dos próximos anos da cia., bem como na integração na cadeia das novas tecnologias que serão as bases do Futuro das Inovações.
Mirna Gigante
Engenheira de Alimentos com Mestrado e Doutorado em Tecnologia de Alimentos e pós-doutorado no exterior. Livre Docente e Professora Associada no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da UNICAMP. Atua na área de Tecnologia de Produtos Lácteos, principalmente nos produtos lácteos probióticos; processamento e maturação de queijos, com ênfase em proteólise e produção de peptídeos bioativos; e modificações da gordura do leite e sua aplicação em sistemas macro, micro e nanoparticulados.
Simone Hickmann Flôres
Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (1992), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1995) e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2000). Atualmente é professora titular do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e orientadora de mestrado e doutorado no Curso de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFRGS. Tem experiência na área de Qualidade de Alimentos atuando nos seguintes temas: Análise Sensorial de Alimentos, Alimentos Funcionais e Compostos Bioativos, Aproveitamento de Resíduos da Indústria de Alimentos, Desenvolvimento e Otimização de Produtos e Processos, Filmes Biodegradáveis e Comestíveis, Plantas alimentícias não convencionais (PANCs), Frutas Nativas e Nanotecnologia. É bolsista produtividade em pesquisa CNPq nível 2 e tem mais de 120 artigos científicos publicados. Ministra as disciplinas de Análise Sensorial para Alimentos, Desenvolvimento de Produtos Alimentícios, Alimentos Funcionais e Métodos Estatísticos para área de Alimentos. Já realizou diversos cursos de aperfeiçoamento, dentre eles: Desenvolvimento de Perfil Sensorial por ADQ na UNICAMP (2002), Análise Sensorial por Perfil Livre (2003), Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos (2010), Fundamentos e Atualização de Métodos Sensoriais na Universidade de Caxias (2019), Analisi Sensoriali di Vini na PUC-RS (2019). Tem vasta experiência em consultoria na área de desenvolvimento de Novos Produtos e Análise Sensorial de Alimentos, desde 2002. Atualmente é Diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS – RS
Roger Scherer Klafke
Administrador de empresas com MBA em marketing, especialização em gestão de pequenas empresas e mestrado em gestão e negócios, coordena os projetos do Sebrae/RS na cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Atua também como professor de pós-graduação em temas como gestão, competitividade, estratégia e planejamento empresarial.
Luís Lamb
Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem mestrado em computação pela mesma instituição e PhD pelo Imperial College London.
Antes de assumir a secretaria, foi pró-reitor de pesquisa e professor na Ufrgs. Também coordenou o Comitê Gestor da Aliança para Inovação Ufrgs-PUCRS-Unisinos.
Nascido em Porto Alegre, foi um dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, na categoria de Pesquisador Destaque na área de Computação.
Juliana Azevedo Lima Pallone
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Ciência de Alimentos e e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas . Atuou no Programa de Jovem Pesquisador em Centro Emergente – Faculdade de Química PUC-Campinas. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Campinas (MS3 -2), Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Ciência de Alimentos. Tem experiência na área de Análise de Alimentos. Desenvolve pesquisa em análise de alimentos com a aplicação das técnicas Espectrometria de Absorção Atômica (Ensaios de digestão in vitro e bioacesibilidade de minerais), Espectroscopia no Infravermelho e quimiometria.