-->
Você está aqui: Página Inicial FAQ

FAQ

1. Na UFRGS, o órgão responsável pelo oferecimento de cursos a distância é a Secretaria de Educação a Distância (SEAD)?
Resposta:

A oferta de cursos a distância, assim como a oferta de cursos presenciais, é atividade exclusiva das Unidades Acadêmicas da UFRGS. A SEAD, no âmbito de suas atribuições, oferece suporte às ações institucionais relativas ao uso de tecnologias na educação, tanto para os cursos presenciais como para os cursos da modalidade a distância.

2. Quais são os tipos de cursos a distância oferecidos pela UFRGS?
Resposta: A UFRGS está credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) para ofertar, na modalidade a distância, cursos de graduação, pós-graduação  e extensão universitária. A configuração dos cursos, bem como os critérios e a periodicidade das ofertas, são definidos pelas respectivas Unidades Acadêmicas conforme a modalidade de oferta, as especificidades da demanda e os objetivos da formação. Os cursos de graduação ofertados na modalidade a distância na UFRGS integram o Programa Especial de Graduação (PEG).
3. Como se caracterizam os cursos com vinculação ao Programa Especial de Graduação (PEG)?
Resposta: São cursos com regime de oferta não regular que apresentam objetivos, características e processos adequados à consolidação de uma demanda e não necessariamente ao compromisso com um calendário contínuo de oferta. Por conseguinte, o processo seletivo não segue o calendário anual rígido, a exemplo do que acontece com o vestibular para ingresso nos cursos presenciais. Não obstante essa particularidade, há lançamento de edital, com cronograma e dispositivos que devem ser observados, assim como a realização de vestibular pela Comissão Permanente de Seleção da UFRGS (COPERSE), com data sempre definida.
4. Os cursos de graduação a distância são ofertados anualmente, assim como os presenciais?
Resposta: Não necessariamente. Os cursos de graduação a distância são ofertados na UFRGS no âmbito do Programa Especial de Graduação (PEG), que se caracteriza por uma entrada de alunos no início do curso, ficando-se na dependência da análise, por cada Unidade Acadêmica, da existência de demanda, de recursos e de capacidade de atendimento para novas edições do curso.
5. Como é realizado o processo seletivo para os cursos de graduação a distância da UFRGS?
Resposta: O ingresso nos cursos de graduação a distância é feito por meio de processo seletivo específico, de acordo com o respectivo curso, realizado pela Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) da UFRGS. Esse processo envolve, em geral, a realização de provas escritas, com questões objetivas e/ou dissertativas, na sede em Porto Alegre e/ou no Polo onde será oferecido o curso. A lista dos locais das provas é divulgada no site da COPERSE (http://www.ufrgs.br/coperse/).
6. Como acompanhar os processos seletivos para os cursos de graduação a distância da UFRGS?
Resposta: Por meio dos editais publicados nos sites da COPERSE: http://www.ufrgs.br/coperse/ e da SEAD: www.ufrgs.br/sead
7. Os cursos de graduação a distância são gratuitos?
Resposta:

Os cursos de graduação a distância oferecidos pela UFRGS são gratuitos e atualmente são financiados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

8. Os cursos de extensão a distância são gratuitos?
Resposta: A gratuidade ou não dos cursos de extensão a distância depende do projeto de cada curso. No entanto, aqueles apoiados pelo Sistema UAB são gratuitos.
9. Os cursos de especialização a distância são gratuitos?
Resposta: A gratuidade ou não dos cursos de especialização a distância depende do projeto de cada curso. No entanto, aqueles apoiados pelo Sistema UAB são gratuitos.
10. Como é realizado o processo seletivo para os cursos de especialização a distância da UFRGS?
Resposta: Cada curso possui seu próprio processo de seleção de alunos, que define os critérios específicos de ingresso. Mas, de um modo geral, o processo seletivo para cursos de especialização a distância da UFRGS envolve análise de currículo e, em alguns casos, entrevista e prova escrita.
11. Qual a carga horária dos cursos de graduação e especialização na modalidade a distância?
Resposta: A carga horária dos cursos a distância, sejam de graduação ou pós-graduação lato sensu (especialização), segue as respectivas diretrizes curriculares e é a mesma dos cursos presenciais.
12. Os cursos na modalidade a distância são realizados 100% a distância?
Resposta: Os cursos de extensão EaD podem ser realizados inteiramente a distância. Já os cursos de graduação e pós-graduação dessa modalidade preveem uma parte presencial. Nestes, a proporção de atividades presenciais e a distância é definida pelo projeto pedagógico do curso. As avaliações, por exemplo, são obrigatoriamente presenciais, mas é possível que ocorram também outras atividades nas quais a presença do aluno é imprescindível. No caso dos cursos de graduação a distância, por exemplo, é comum que ocorram atividades presenciais no início e no término de cada módulo, semestre ou disciplina. Na UFRGS, são considerados cursos a distância aqueles que têm mais de 20% de atividades a distância, considerando a carga horária total do curso. [RESOLUÇÃO Nº 10/2006 – CEPE/UFRGS].
13. As avaliações dos cursos a distância são realizadas de forma presencial?
Resposta: Na UFRGS, de acordo com a Resolução 10/2006, em conformidade com a Portaria Normativa 11/2017 do MEC, as avaliações dos cursos a distância de graduação e pós-graduação devem ser realizadas presencialmente. Os cursos de pós-graduação têm avaliações e defesa presencial da monografia regulamentadas pela Resolução 01/2007. No caso de cursos de extensão, a avaliação presencial não é obrigatória [Resolução nº 24/2013-CEPE/UFRGS].
14. Onde são realizadas as atividades presenciais de cursos EaD?
Resposta: Nos Polos de Apoio Presencial à Educação a Distância ou na sede da Universidade, conforme consta no projeto pedagógico do curso.
15. O que são os Polos de Apoio Presencial à EaD?
Resposta: Os Polos de Apoio Presencial à EaD são locais devidamente credenciados pelo MEC, descentralizados, nos quais se realizam as atividades presenciais dos cursos a distância. Por padrão, a infraestrutura de um polo de EaD contempla (com acessibilidade) laboratórios específicos (de acordo com os cursos ofertados), laboratório de informática, secretaria, sala de tutoria, sala dos professores, sala de aula, auditório, biblioteca, conexão à internet, espaços de convivência, etc. A infraestrutura de um polo de EaD pode ser compartilhada com outras instituições de ensino.
16. Onde ficam localizados os Polos de Apoio Presencial à EaD?
Resposta: Os polos de apoio presencial aos cursos EaD das instituições públicas brasileiras de ensino superior estão localizados em diferentes partes do país. No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, há 48 Polos UAB, também distribuídos em diferentes regiões.
17. A UFRGS é responsável por Polos de EaD?
Resposta: As Universidades podem instituir Polos Associados, sob a mesma lógica dos demais polos, sob o seu custeio. A UFRGS mantém um Polo de Apoio Presencial em Porto Alegre/RS, no Campus do Vale, e outro em Imbé/RS, nas dependências do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR). Esses Polos fazem parte do Sistema UAB e, portanto, outras Instituições de Ensino Superior podem oferecer cursos nesses locais, mediante o estabelecimento de convênio.
18. Qual a configuração mínima de computador necessária para um aluno participar dos cursos EaD da UFRGS?
Resposta: Os cursos a distância envolvem o uso de plataformas de apoio às atividades a distância, também denominadas ambientes virtuais de aprendizagem. Uma dessas plataformas, e amplamente utilizada pela UFRGS, é o Moodle. Seu acesso pode ser realizado a partir de desktops (computadores de mesa), notebooks ou tablets, desde que possuam acesso à internet e o usuário esteja cadastrado na plataforma indicada pelo curso. Um equipamento padrão capaz de acessar a maioria dos sites na internet em geral estará apto para acessar a plataforma de educação a distância.
19. Qual a principal plataforma de educação a distância (ambiente virtual de aprendizagem) que a UFRGS utiliza?
Resposta: A UFRGS possui três plataformas institucionais de EaD: Moodle, Rooda e Navi. O Moodle tem sido a plataforma de EaD mais difundida na instituição, com maior base de cursos e disciplinas ofertados para a comunidade acadêmica.
20. A UFRGS oferece cursos de mestrado e doutorado a distância?
Resposta: Até o momento a UFRGS não possui oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na modalidade a distância.
21. Existem disciplinas a distância em cursos presenciais de graduação ou pós-graduação?
Resposta:

Sim. As instituições de ensino superior podem ofertar até 20% da carga horária de cada curso presencial na modalidade a distância. Assim, um curso presencial de graduação ou de pós-graduação poderá ter diversas disciplinas ofertadas parcialmente ou totalmente a distância, desde que essa carga horária não ultrapasse 20% da carga horária total do respectivo curso.

22. A utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por uma disciplina de um curso presencial a transforma automaticamente em disciplina a distância?
Resposta: Não. Os recursos on-line disponíveis em um AVA (como o Moodle, por exemplo) não alteram o caráter de disciplina presencial desde que a carga horária desenvolvida a distância não ultrapasse 20% do total da carga horária da respectiva atividade de ensino.
23. Um curso a distância apresenta a mesma dinâmica de estudo de um curso presencial?
Resposta: Não. Um curso a distância requer planejamento de tempo e de organização das atividades, uma vez que o aluno precisa acessar frequentemente a plataforma a fim de realizar diferentes tarefas, tais como leituras, participação em chats, trabalhos, etc. É muito importante que o estudante, ao se dispor a realizar um curso EaD, não deixe atividades e tarefas acumularem, pois dificilmente terá êxito no curso sem um planejamento que contemple sua rotina de vida pessoal, profissional e discente.
24. O que são Editais UFRGS EaD?
Resposta: São editais lançados anualmente pela SEAD, que oferecem apoio a projetos voltados, sobretudo, para ações relativas ao desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa em educação a distância e à produção de recursos educacionais digitais. Os proponentes dos projetos devem ser docentes ou técnicos administrativos da UFRGS. Quanto aos recursos concedidos aos projetos aprovados, consistem basicamente em bolsas destinadas a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.
25. O que é Monitoria a Distância?
Resposta: A SEAD oferece bolsas de Monitoria a Distância dentro do Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS. Para que um professor de disciplina presencial ou EaD solicite um monitor, sua disciplina precisa, obrigatoriamente, compreender o uso de tecnologias de informação e comunicação, assim como uma plataforma institucional de educação a distância da UFRGS. As atribuições do professor, do bolsista (monitor) assim como demais informações encontram-se na Instrução Normativa n. 03/2013 – PROGRAD/SEAD, disponível neste site.

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br