-->
Você está aqui: Página Inicial Notícias Aberta a Chamada Pública para a Submissão de Trabalhos para o ESUD 2018

Aberta a Chamada Pública para a Submissão de Trabalhos para o ESUD 2018

O congresso ocorre de 20 a 23/11/18, em Natal

O XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), será realizado no período de 20 a 23 de novembro de 2018. Referido evento será sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central, localizado na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil.

A chamada pública para a submissão de trabalhos para o ESUD está no ar. O prazo para submeter os trabalhos inicia em 20 de junho de 2018.

Quais os caminhos da aprendizagem e do conhecimento permeado por uma cultura digital? Quais os saberes necessários à educação do futuro? Esses são alguns dos questionamentos que nortearão as discussões no evento, cujo tema é Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital.

Na sociedade em que o virtual se torna real, o ambiente educacional tem dificuldades de acompanhar seus ritmos, na medida em que está imerso em resistências, desconhecimentos e indefinições técnicas, teóricas, práticas e de acesso. Esses cenários não impedem o despertar do desejo e do exercício de uma educação mais rizomática ou de uma organização do conhecimento em árvore, como sugerido por Pierre Lévy (1998). O termo Ecologia Cognitiva, apresentado pelo filósofo francês na obra Tecnologias da Inteligência (1998), pressupõe uma nova dinâmica de relações, pautada em novas formas de aprendizado, de pensamento e de conhecimento.

Passadas duas décadas da referida publicação, constata-se que estamos cada vez mais imersos numa sociedade permeada pela cultura digital. Cabe ressaltar que, embora seja verdade que estejamos imersos em um mundo informacional e tecnológico, as possibilidades de aprendizagem e avaliação ainda apresentam um descompasso entre a potência do recurso, a sua utilização e a habilidade e competência para explorá-lo.

O ESUD 2018 congregará palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, professores, alunos, tutores e demais interessados no tema, constituindo-se num espaço privilegiado de discussões, reflexões, troca de saberes, interconexão de experiências vivenciadas em diferentes contextos e realidades, na busca de uma nova ecologia para uma sociedade permeada pela cultura digital.

Saiba mais sobre o evento no site: https://esud2018.ufrn.br

Acompanhe as novidades através do Facebook: https://www.facebook.com/esud2018

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br