-->
Você está aqui: Página Inicial Notícias Curso sobre o poeta Oliveira Silveira será lançado pela Unipampa em parceria com a SEAD

Curso sobre o poeta Oliveira Silveira será lançado pela Unipampa em parceria com a SEAD

Lançamento será dia 12 de novembro, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS

No dia 12 de novembro de 2019, o curso Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira será lançado em evento realizado a partir das 18 horas, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS.

O curso fará parte do catálogo do Lúmina da UFRGS, a plataforma de cursos on-line e abertos da Universidade. O conteúdo do curso está organizado em 3 módulos, que abordam de forma introdutória a vida, obra e a consciência negra do poeta afro-gaúcho, e conta ainda com depoimentos de amigos do poeta. A carga horária total do curso é de 30h, e para os que concluírem, realizando as atividades propostas, há certificação.

Desenvolvido pela professora Sátira Pereira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Maria da Graça Gomes Paiva, professora aposentada da UFRGS, junto com o Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD) da SEAD e com Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa, o curso só será liberado para os interessados a partir do dia 12 de novembro, dia do lançamento.

O curso foi realizado em parceria com os cursos de Produção e Política Cultural e Licenciatura em Letras-Português, modalidade a distância, da Unipampa; com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS; e com a Associação Negra de Cultura (AndC), uma entidade criada por Oliveira Silveira. Conta com o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa; do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF), ambas da UFRGS; e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab).

O evento de lançamento do curso contará com a participação da filha do poeta, Naiara, que declamará poemas do seu pai. Além disso, haverá uma exposição com diversos apoiadores para divulgar a cultura negra, entre ele a Biblioteca Pública do RS.

A entrada é gratuita. Para os que não puderem comparecer, o lançamento do curso será transmitido, pela Rede Multivídeos da SEAD, através do link aovivo.ufrgs.br/redemultivideos.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo e-mail memorialoliveirasilveira@gmail.com

 

Sobre o poeta Oliveira Silveira

Oliveira Ferreira da Silveira foi um poeta gaúcho, nascido em 1941 em Rosário do Sul. Estudou na UFRGS, onde graduou-se em Letras - Português e Francês, em 1965. Foi um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Estudou a data e sugeriu a evocação do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. Como escritor, tem até 2005 10 títulos individuais de poesia publicados. Saiba mais sobre ele no site www.oliveirasilveira.com.br.

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br