-->
Você está aqui: Página Inicial Notícias SEAD/ UFRGS sediou o Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Sul

SEAD/ UFRGS sediou o Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Sul

O encontro ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto de 2017

Nesta semana, o Polo de Apoio Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil), localizado no Campus do Vale da UFRGS (Porto Alegre), sediou o Encontro Regional de Coordenadores de Polo da UAB, com o objetivo de reunir os coordenadores da região sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e abrir um espaço para debate sobre o futuro da educação a distância no Brasil. Reunindo cerca de 100 participantes, o evento contou com dois dias de palestras, oficinas e plenárias, colocando em pauta temas como gestão nos polos UAB, ações conjuntas, mapeamento dos alunos, portabilidade e disciplinas em rede e evasão. Este encontro da região sul é um dos eventos promovidos pela CAPES, pois haverá outros encontros, envolvendo as demais regiões brasileiras.

O evento contou com transmissão online via Mconf, através da Rede Multivídeos da UFRGS

A mesa de abertura do evento foi composta por Lovois de Andrade Miguel, Coordenador UAB e Secretário de Educação a Distância da UFRGS, Edilson Carlos Balzzan, Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos da UAB, Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, Coordenadora Geral de Inovação em Ensino a Distância da CAPES e Rui Vicente Oppermann, Reitor da UFRGS.

Foto: Pâmela de Oliveira Bernardo

Os integrantes da mesa destacaram a importância da discussão sobre os rumos da educação a distância no Brasil para melhor entender as demandas e por suprir as necessidades e expectativas do futuro da educação superior. “Este encontro faz parte de uma estratégia de planejamento que nós temos, onde estamos fazendo uma série de adequações e reformulações no sentido de avançar naquilo que já obtemos hoje com a Universidade Aberta do Brasil e para isso entendemos que é muito importante melhorarmos a comunicação com o que acontece nas universidades e também em relação à realização dos cursos e quem está lá na ponta fazendo toda essa estratégia acontecer. Então, por isso esse encontro tem como principal objetivo escutar mais do que falar, para que possamos incluir as necessidades, os desafios e os avanços de uma forma mais contundente no nosso planejamento estratégico e em sua execução”, explicou Margô Gomes de Oliveira Karnikowski.

O Reitor da UFRGS lembrou o quanto são grandes suas expectativas para com a EaD na universidade, demanda que compõe o atual plano de gestão da UFRGS: “Entendemos a estratégia de educação a distância como uma estratégia de inclusão e extensão das universidades federais e é uma das mais importantes estratégias, porque representa uma oportunidade de inclusão que hoje não tem perspectiva semelhante para o país. Nós ainda temos um grande desafio de fazer essa inclusão de uma forma mais efetiva e produtiva e tenho certeza que todos que estão envolvidos com a UAB e a educação a distância estão comprometidos exatamente por compreenderem que talvez esta seja a principal potencialidade que temos para as universidades em termos de alcançar parcelas da população que de outra forma não teriam acesso ao ensino superior qualificado, que lhes abra portas.” Além disso, destacou que atualmente a UFRGS se prepara para uma conferência regional de educação superior e ao longo de todo este ano e no início do ano que vem a universidade terá conferências para refletir sobre a educação superior na América Latina e no Caribe: “Nossa responsabilidade em preservar o ensino público, inclusivo e o ensino que se estenda a todas as populações é muito grande (...) e se quisermos dar o salto que precisamos dar para entrar no século XXI ele terá que ser feito a partir da participação ativa da educação superior. A partir desse pensar, convido a todos a colaborar e pensar em como podemos dar a nossa contribuição para que na conferência regional a educação a distância esteja ali colocada como uma das estratégias importantes para esse ensino superior.”

Foto: Pâmela de Oliveira Bernardo

Dando continuidade ao evento, Margô G. de O. Karnikowski explicou o contexto atual do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Em seguida, Alexandre Magalhães Martins tratou das ações da Coordenação de Tecnologia em Educação a Distância da CAPES. Houve, então, um espaço para perguntas do público, que foram respondidas pela equipe da DED (Diretoria de Educação a Distância)/ CAPES. Finalizando a programação da manhã, Edilson Carlos Balzzan falou sobre a gestão institucional de polos da UAB.

Iniciando as atividades da tarde, o Diretor de Educação a Distância da CAPES, Carlos Cezar Modernel Lenuzza, pediu que os participantes do evento se identificassem, dizendo seu nome e de que polo ou universidade eram coordenadores. O Diretor afirmou que este era o encontro mais representativo que a CAPES havia realizado até o momento e agradeceu a participação de todos. Em seguida, Lenuzza abordou o tema "sistema UAB e os mestrados profissionais", falando também das etapas da articulação de ofertas do sistema e explicando a situação atual das vagas do Edital 75/2014. Após, houve perguntas do público, que foram respondidas pelo palestrante.

Foto: Laiz Battisti

Após a palestra de Carlos Lenuzza, os coordenadores se dividiram em grupos e participaram de oficinas sobre o funcionamento dos polos.

Iniciando a programação do segundo dia do evento, o Coordenador de Apoio a Polos da CAPES, Alexandre Marques Póvoa, falou sobre o desenvolvimento estratégico da Diretoria de Educação a Distância (DED) e sobre as ações da Coordenação de Apoio a Polos. Após a palestra, o grupo dividiu-se para participar de novas oficinas com temáticas diversas, reunindo-se ao final do evento para a plenária de discussões sobre os temas trabalhados e os desafios que os coordenadores enfrentam na gestão dos polos.

Lovois de Andrade Miguel agradeceu a participação e colaboração de todos os participantes, reconhecendo a importância deste envolvimento para avançar na construção e aprimoramento da estrutura dos polos. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski encerrou o evento lembrando do compromisso de mútuo apoio dos servidores públicos em prol da educação e convidou todos os presentes a reunirem-se para fazer a foto de encerramento, marcando assim o que seria um recomeço para a rede de polos da UAB.

Foto: Pâmela de Oliveira Bernardo

Acesse as gravações do evento:

14 de agosto: https://mconf-gravacao.ufrgs.br/playback/presentation/0.9.0/playback.html?meetingId=ee72f088eb9f355cc72eb69225583c3773b19709-1502709396265

15 de agosto - manhã: https://mconf-gravacao.ufrgs.br/playback/presentation/0.9.0/playback.html?meetingId=ee72f088eb9f355cc72eb69225583c3773b19709-1502794786821

15 de agosto - tarde: https://mconf-gravacao.ufrgs.br/playback/presentation/0.9.0/playback.html?meetingId=ee72f088eb9f355cc72eb69225583c3773b19709-1502809526956

Para ler a noticia publicada no site da UFRGS, clique aqui

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br