-->

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias Fórum na UFRGS Debate Educação e Tecnologia no Brasil - cancelado

Fórum na UFRGS Debate Educação e Tecnologia no Brasil - cancelado

Evento reúne profissionais da área para discutir dilemas do setor e os novos desafios na Era da Informação
Fórum na UFRGS Debate Educação e Tecnologia no Brasil - cancelado

Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS - Arquivo

Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS - Arquivo

Este evento foi cancelado.

A UFRGS sedia, no dia 28 de maio, o Fórum Brasilianas Educação no Brasil: Desafios e o Papel da Tecnologia. O evento traz uma série de painéis sobre o tema ao longo da manhã e da tarde. Serão debatidos como as novas tecnologias podem ajudar a superar os desafios da educação brasileira contemporânea, expansão da modalidade de ensino a distância e suas contribuições para ampliar a formação no país, e a importância e papel do investimento público na Educação, gestão inteligente dos recursos e como escola/universidade podem e devem se aproximar da população local para ampliar trocas de conhecimento e estabelecer uma conexão real com a comunidade.

As atividades ocorrerem na Sala II do Salão de Atos (Paulo da Gama, 110 – Prédio 12.108 – Campus Centro). Inscrições e demais informações a respeito do Fórum Brasilianas podem ser obtidas pelo e-mail brasilianasforuns@gmail.com. As vagas são limitadas. Entrada franca.

O evento é promovido pela UFRGS em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Brasilianas.

Programação

Abertura – O quadro atual da educação brasileira

09h30 – 10h – Rui Vicente Oppermann, reitor da UFRGS

10h – 10h30 – José Valdeni de Lima, vice-diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da UFRGS

10h30 – 10h50 – Participação da Plateia

1º Painel – Como as novas tecnologias podem ajudar a superar os desafios da educação brasileira contemporânea?

10h50 – 11h20 – Eliseo Berni Reategui, Professor da Faculdade de Educação e do Programas de Pós-Graduação de Informática na Educação (PGIE) da UFRGS. Coordenou a Câmara de Sociais e Humanidades da CAPES (Área Interdisciplinar) na última Avaliação Quadrienal. Trabalha com desenvolvimento e emprego de tecnologia educacional para apoio aos processos de aprendizagem, sobretudo em questões ligadas ao letramento.

11h20 – 11h50 – Drª Carine B. Loureiro, Matemática e professora do IFRS, campus de Porto Alegre. Desenvolve pesquisas justamente na área em que a Educação, as políticas e práticas de inclusão e as novas tecnologias se articulam.

Participação da Plateia – 11h50 – 12h20

Almoço – 12h10 – 13h30

2º Painel – EaD: expansão da modalidade de ensino e contribuições para ampliar a formação no país

13h45 – 14h45 – Prof. Lovois de Andrade Miguel, Professor Secretário de Educação a Distância da UFRGS e coordenador da Universidade Aberta do Brasil junto a UFRGS (UAB/ CAPES/ UFRGS).

14h45 – 15h15 – Prof. João Vianney, Sócio e Consultor da Hoper Educação. Implantou e coordenou o LED-UFSC; Implantou e dirigiu o campus UnisulVirtual; Exerceu a Direção de Educação a Distância do IESB; Membro de comissões verificadoras e assessoras de educação a distância da SESU do MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; Coordenador para a região do Brasil da RIFET, da Organização Universitária Interamericana (OUI); Diretor do Blog do Enem; Membro do Conselho de Ética da ABED.

15h15 – 15h35 – Participação da Plateia

3º Painel – A Educação que queremos

15h35 – 16h05 – Maria Beatriz Moreira Luce, Professora Titular de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na mesma instituição. Foi a Reitora protempore para a implantação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), de 2008 a 2011; e Secretária de Educação Básica no Ministério da Educação, em 2014.

16h05 – 17h35 – Jane Tutikian, Vice-Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol, além de escritora, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. Foi diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17h35 – 17h55 – Participação da Plateia

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br