-->
Você está aqui: Página Inicial Notícias I Fórum EaD de 2017 abordou o tema “Direitos Autorais na produção de materiais educacionais digitais”

I Fórum EaD de 2017 abordou o tema “Direitos Autorais na produção de materiais educacionais digitais”

O evento teve como palestrantes Rodrigo Azevedo, Kelly Bruch e Marlise Bock Santos

O I Fórum EaD de 2017, promovido pela Secretaria de Educação a Distância da UFRGS (SEAD), ocorreu nesta última segunda-feira, 08 de maio, e teve como tema a questão dos Direitos Autorais na produção de material digital para a Educação a Distância. O evento ocorreu no Auditório Franz Semmelmann, do Polo de Apoio Presencial de EaD de Porto Alegre, no Campus do Vale da UFRGS, sendo um espaço para diálogo com os profissionais da área.

A abertura do Fórum foi realizada pelo professor Lovois de Andrade Miguel, Secretário de Educação a Distância da UFRGS, que deu boas vindas a todos os participantes. Em seguida, Alexandra Lorandi Macedo, Coordenadora Acadêmica da SEAD e mediadora da mesa, destacou a importância que os fóruns têm para o cenário da EaD e convidou o primeiro palestrante, Rodrigo Azevedo, para iniciar o evento.

A participação de Rodrigo foi bastante significativa para esclarecer a amplitude do tema “direitos autorais” e como eles se aplicam de forma diferente para cada tipo de ideia, criação e invenção a ser protegida. "Na década de 90, quando comecei a trabalhar com isso (Direitos Autorais), muita gente defendia que a Internet era o fim dos direitos autorais e é obvio que com o tempo as coisas vão se consolidando e vimos que é mais um canal, que fragiliza bastante a condição do autor, de proteger a obra por ela ficar muito exposta, mas também é mais um canal que amplifica as possibilidades de divulgação das obras”, explicou Rodrigo.

A seguir, Kelly Lissandra Bruch, professora de Direito Econômico da UFRGS, direcionou o foco para os direitos autorais na Educação a Distância. Ela trouxe a analogia de uma teia de aranha para explicar que a EaD se constitui como uma rede, que necessita muito trabalho para alcançar o aluno que está mais longe com uma educação de qualidade. "Quando você olha para o material de educação a distância ele se projeta para um centro, que caminha para fora em diversas direções. Se trata de uma gama muito ampla de conteúdos, que vai precisar de proteção jurídica", disse Kelly. Os esclarecimentos giraram em torno de duas linhas principais: os direitos da equipe envolvida na produção e os direitos do que foi utilizado para produzir o material. Para acessar o material apresentado por Kelly, clique aqui

Em seguida, houve um espaço para perguntas da plateia aos palestrantes.

O evento finalizou com a apresentação de Marlise Bock Santos, Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à EaD (NAPEAD/ UFRGS). Na oportunidade, ela apresentou como a questão dos direitos e licenças é tratada na produção de recursos digitais no NAPEAD. Abordou os cuidados necessários na utilização de imagens, vídeos, áudios, etc. Além disso, apresentou as licenças disponíveis no LUME e também repositórios livres de imagens, áudios e vídeos. Para acessar o material apresentado por Marlise, clique aqui

Devido à queda de energia elétrica, a palestra de Marlise não pôde ser gravada. Pedimos desculpas pelo transtorno.

O evento reuniu 156 participantes, sendo 108 presenciais e 48 a distância.

Para acessar o link da gravação do Fórum, clique aqui

Caso deseje informações sobre as edições anteriores do Fórum EaD, incluindo as gravações, clique aqui

Créditos das fotos: Marcos Vinícius Araujo (colaborador da SEAD)

registrado em:

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br