-->
Você está aqui: Página Inicial Notícias Ciência para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero é tema de Palestra organizada pela SEAD, CAF, DEDS e PROGRAD

Ciência para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero é tema de Palestra organizada pela SEAD, CAF, DEDS e PROGRAD

Será dia 28 de novembro e o palestrante é o Profº Alan Alves Brito

As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, para garantir, em todos os níveis da educação, o estudo das Relações Étnico-Raciais, ou seja, a história e a cultura dos povos Afro-Brasileiros, Africanos e Indígenas. Além disso, as resoluções 01/2004, 01/2012 e 02/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceram as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação para as Relações Étnico-Raciais, a Educação em Direitos Humanos e a Educação Ambiental. A partir desses elementos e usando a Física e Astronomia como estudos de caso, a palestra Pesquisa, Educação e Divulgação das Ciências para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero propõe reflexões críticas acerca da importância de se trabalhar marcadores sociais da diferença (raça, gênero, classe, geração, acessibilidade) nas Ciências, apresentando dados e referenciais teóricos e metodológicos.

O palestrante será o Profº Alan Alves Brito, professor do Instituto de Física da UFRGS. Alan é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorados no Chile e na Austrália. Atualmente, é Diretor do Observatório Astronômico da Universidade e é membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira.Também é pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outras atividades.

A palestra é voltada para Comissões de Graduação (COMGRAD’s), Núcleos Docente Estruturante (NDE’s), docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFRGS e demais interessados no tema. O local do evento será no Auditório Franz Semmelmann do Polo de Apoio Presencial de EaD de Porto Alegre, Campus do Vale da UFRGS (prédio 43.124) e é totalmente gratuito.

As inscrições para servidores da UFRGS são feitas pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS (EDUFRGS), através do Portal do Servidor, até o dia 21 de novembro. Já para os alunos e público externo, as inscrições serão feitas no dia da palestra, no local.

Para docentes da UFRGS em estágio probatório, a participação será válida para o módulo II do Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico (PAAP). Para técnico-administrativos, será válido para progressão funcional por capacitação.

Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo, por meio da Rede Multivídeos, por meio do link aovivo.ufrgs.br/redemultivideos.

O evento está sendo promovido pela Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF), pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-reitoria de Extensão (DEDS/PROREXT), pela SEAD e pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). A Ponto UFRGS também apoia o evento ao ceder os direitos de uso da imagem criada pela aluna Bárbara de Freitas Flores, originalmente desenvolvida para o concurso Meu Trabalho na Capa.

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br