-->
Você está aqui: Página Inicial SAIBA MAIS

SAIBA MAIS

Clique sobre as categorias abaixo e veja as perguntas e respostas relacionadas ao assunto:

Resposta:

Quais são os tipos de cursos a distância oferecidos pela UFRGS?
A UFRGS oferta, na modalidade a distância, cursos de graduação, especialização (pós-graduação lato sensu) e extensão universitária.

Quais cursos de graduação, especialização (pós-graduação lato sensu) e extensão a distância a UFRGS tem ofertado?
Para acessar a lista de cursos a distância, clique aqui.

A UFRGS oferece cursos de mestrado e doutorado a distância?
Até o momento a UFRGS não oferta cursos de mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu) na modalidade a distância.

O que é um curso MOOC?
A palavra MOOC é a sigla do termo em inglês Massive Open Online Course. Assim, é um tipo de curso online, aberto, ofertado em plataformas de ensino digitais, com o intuito de oferecer a oportunidade de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os MOOCs podem ser ou não certificados e geralmente não exigem pré-requisitos para a sua realização.
A UFRGS desenvolveu uma plataforma própria para este tipo de curso, o Lúmina.

Resposta: Os cursos de graduação a distância são ofertados anualmente, assim como os presenciais?
Não. Os cursos de graduação a distância da UFRGS são Programas Especiais de Graduação (PEG), que se caracterizam por uma entrada única de alunos no início do curso. A sua re-oferta depende da Unidade Acadêmica que o oferta, que verificará a existência de demanda, de recursos financeiros, da capacidade de atendimento para uma nova edição do curso, entre outras análises.

Como se caracterizam os cursos do tipo Programa Especial de Graduação (PEG)?
São cursos sem caráter de oferta permanente, que atendam necessidades emergenciais e temporárias da comunidade, ou ainda propostas experimentais ou inovadoras. A seleção de alunos ocorre separado do Vestibular e SiSU, em processo seletivo específico.

A SEAD é responsável pela oferta dos cursos a distância na UFRGS?
A oferta de cursos a distância é atividade exclusiva das Unidades Acadêmicas da UFRGS, assim como é a oferta de cursos presenciais.
A SEAD é um setor da Reitoria que promove institucionalmente o desenvolvimento e a implantação de políticas e ações em EaD, bem como o aperfeiçoamento pedagógico por meio das tecnologias de informação e comunicação.

Resposta: Os cursos de graduação a distância são gratuitos?
Os cursos de graduação a distância oferecidos pela UFRGS são gratuitos e atualmente são financiados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os cursos de especialização a distância são gratuitos?
A gratuidade dos cursos de especialização a distância depende do seu projeto. Aqueles apoiados pelo Sistema UAB são gratuitos.

Os cursos de extensão a distância são gratuitos?
A gratuidade dos cursos de extensão a distância depende do seu projeto.
Para conhecer os cursos de extensão a distância pela UFRGS, consulte o Catálogo de Ações da Extensão. No item "Modalidade da Ação", escolha "Curso a distância" ou "Curso a distância e presencial".
Resposta: Como é realizado o ingresso de aluno em cursos de graduação a distância da UFRGS?
O ingresso nos cursos de graduação a distância é feito por meio de processo seletivo específico, de acordo com o respectivo curso, realizado pela Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) da UFRGS. Essa seleção envolve a realização de prova de conhecimentos de conteúdos do ensino médio e prova de redação. As provas são realizadas na sede em Porto Alegre e/ou no Polo onde será ofertado o curso. Não há possibilidade de utilização de notas do ENEM, via SiSU, para a seleção.

Nos processos seletivos específicos para graduação a distância, há o sistema de "cotas" (reserva de vagas)?
Sim. Por lei, todos os processos seletivos para ingresso em cursos de graduação deverão reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Os outros 50% são destinados a ampla concorrência, também chamado de Acesso Universal. Saiba mais sobre Cotas na UFRGS clicando aqui.

Já sou formado e gostaria de ingressar em uma graduação a distância, pelos editais específicos de ingresso de diplomado. É possível?
Não. Como os cursos de graduação a distância são de entrada única de alunos e não possuem oferta permanente, o ingresso nos cursos por editais específicos para ingresso de diplomados fica impossibilitado, já que estes são regulares e de entrada contínua. Mas o interessado que já é diplomado pode participar normalmente do processo seletivo de alunos. 

Como acompanhar os processos seletivos para ingresso em cursos de graduação a distância da UFRGS?
Por meio dos editais de seleção, publicados nos sites da COPERSE, em www.ufrgs.br/coperse, e da SEAD, em www.ufrgs.br/sead.

Como é realizado o processo seletivo de alunos para os cursos de especialização a distância da UFRGS?
Cada curso possui seu próprio processo de seleção de alunos, que define os critérios específicos da seleção e ingresso. De um modo geral, o processo seletivo envolve análise de currículo e, em alguns casos, entrevista e prova escrita.

Como é realizada a seleção de alunos para os cursos de extensão a distância da UFRGS?
Dependerá de cada projeto de extensão. Geralmente, nos cursos de extensão a seleção é feita por ordem de inscrição, caso haja vagas limitadas.
Resposta: Um curso a distância apresenta a mesma dinâmica de estudo de um curso presencial?
Não. Um curso a distância requer planejamento de tempo e de organização das atividades, uma vez que o aluno precisa acessar frequentemente a plataforma de ensino a fim de realizar diferentes tarefas, tais como leituras, participação em chats, trabalhos, etc. É muito importante que o estudante, ao se dispor a realizar um curso EaD, não deixe atividades e tarefas acumularem, pois dificilmente terá êxito no curso sem um planejamento que contemple sua rotina de vida pessoal, profissional e discente.

Sou aluno de graduação a distância da UFRGS e gostaria de trancar o semestre. Posso solicitar o trancamento no Portal do Aluno?
Não. A possibilidade de trancamento de matrícula é vedada ao aluno de graduação a distância da UFRGS.

Sou aluno de graduação a distância da UFRGS e gostaria de trocar de curso, por transferência interna. É possível?
Não. A solicitação de transferência interna (quando o aluno de curso de graduação da UFRGS pede para transferir-se para outro curso de graduação da UFRGS) é vedada ao aluno de graduação a distância.
Resposta: Os cursos na modalidade a distância são realizados 100% a distância?
Os cursos de extensão EaD podem ser realizados inteiramente a distância.
Já os cursos de graduação e especialização a distância podem prever uma parte presencial. Nestes, a proporção de atividades presenciais e a distância é definida pelo projeto pedagógico do curso. As avaliações, por exemplo, são obrigatoriamente presenciais, mas é possível que ocorram também outras atividades nas quais a presença do aluno é imprescindível.
No caso dos cursos de graduação a distância, por exemplo, é comum que ocorram atividades presenciais no início e no término de cada módulo, semestre ou disciplina, ou ainda estágios curriculares que obrigam o aluno a estar presente nos locais de estágio.

Resposta:

Onde são realizadas as atividades presenciais de cursos EaD?
Nos Polos de Educação a Distância ou na sede da Universidade, conforme o projeto pedagógico do curso.

O que são os Polos de Educação a Distância?
Os Polos de Educação a Distância são locais credenciados pelo MEC, descentralizados, onde se realizam parte das atividades presenciais dos cursos a distância. Um polo pode abrigar mais de um curso, de diversas instituições de ensino.

Onde ficam localizados os Polos de Educação a Distância?
Os Polos de Educação a Distância estão localizados em diferentes partes do país. Para conhecer os polos credenciados pelo Sistema UAB, clique aqui.

A UFRGS é responsável pelos Polos de Educação a Distância?
Não. A maior parte dos polos credenciados pelo Sistema UAB são do tipo Efetivo, e são mantidos por um governo estadual ou municipal.
Já os polos tipificados como Associados são mantidos pelas instituições de ensino superior. E a UFRGS mantém 2 polos Associados: o de Porto Alegre/RS, localizado no Campus do
Vale; e o de Imbé/RS, nas dependências do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR). Esses Polos fazem parte do Sistema UAB e, portanto, outras instituições de ensino superior podem oferecer cursos nesses locais.

Resposta: Qual a principal plataforma de educação a distância (ambiente virtual de aprendizagem) que a UFRGS utiliza?
A UFRGS possui duas plataformas institucionais para a EaD: o Moodle e o Rooda. O Moodle tem sido a plataforma de EaD mais difundida na instituição, com maior base de cursos e disciplinas ofertados para a comunidade acadêmica.

Qual a configuração mínima de computador necessária para um aluno participar dos cursos EaD da UFRGS?
Os cursos a distância envolvem o uso de plataformas de apoio às atividades a distância, também denominadas ambientes virtuais de aprendizagem. Uma dessas plataformas, e amplamente utilizada pela UFRGS, é o Moodle. Seu acesso pode ser realizado a partir de desktops (computadores de mesa), notebooks ou tablets, desde que possuam acesso à internet e o usuário esteja cadastrado na plataforma indicada pelo curso. Um equipamento padrão capaz de acessar a maioria dos sites na internet em geral estará apto para acessar a plataforma de educação a distância.

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br