-->
Você está aqui: Página Inicial SERVIÇOS SEAD Monitoria EaD

Monitoria EaD

No segundo semestre de 2008, a UFRGS implantou o Programa de Monitoria Acadêmica a Distância, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o Centro de Processamento de Dados (CPD), no âmbito do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do Ministério da Educação (MEC).

Essa iniciativa busca atender as demandas da comunidade acadêmica, dando suporte aos professores e alunos, objetivando contribuir para a qualidade da formação dos estudantes por meio da mediação dos monitores nos processos pedagógicos. Os alunos-monitores têm também a possibilidade de aprofundar os conteúdos estudados anteriormente na disciplina em questão e de desenvolver competências quanto à atividade docente. Dessa maneira, o monitor vivencia, de certo modo, a docência, compreendendo como a inserção das tecnologias da informação e comunicação influenciam os processos de ensino e aprendizagem, tanto presenciais quanto a distância.

Devido a este foco, é priorizada a destinação de vagas/bolsas de monitoria aos professores que implementam disciplinas a distância, registradas no sistema acadêmico e/ou utilizam as tecnologias para apoio à realização de suas atividades didáticas (como por exemplo, organização dos materiais didáticos com o apoio do ambiente Moodle).

As solicitações de bolsa, o planejamento e o desenvolvimento do Programa são de responsabilidade dos Departamentos/Comissões de Graduação (COMGRAD), conforme cronograma de atividades divulgado semestralmente.

Condições para o aluno realizar a inscrição no Programa de Monitoria Acadêmica a Distância:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFRGS, entre o segundo e o último semestre do curso;
  • Comprovar aprovação na(s) disciplina(s) objeto da monitoria;
  • Apresentar disponibilidade de tempo de 20 (vinte) horas/semanais;
  • Não possuir qualquer outro tipo de bolsa ou registro em programa de atividade voluntária, exceto se a bolsa acumulada com a de monitoria for de assistência, isto é, Bolsa Permanência do MEC ou auxílio da PRAE;
  • Não estar em débito com a Universidade.

 

Os monitores têm direito a certificados ou atestados de participação, de acordo com o tempo de permanência no Programa e com o conceito obtido. Eles são orientados e avaliados pelos orientadores, professores da Carreira do Magistério Superior (Titular, Adjunto, Assistente, Auxiliar ou Associado), preferencialmente em regime de dedicação exclusiva.

Para mais informações gerais sobre o Programa de Monitoria, consulte a Instrução Normativa nº 03/2013 – PROGRAD/SEAD.
Para informações sobre as Regras de Concessão das vagas de Bolsas de Monitoria Acadêmicas Remuneradas, consulte o Ofício Circular nº 24/2016 - PROGRAD/SEAD.
Para informações sobre os prazos para solicitações e demais datas, consulte o Ofício Circular nº 017/2018 - PROGRAD/SEAD, que institui o Cronograma semestral do Programa de Monitorias Acadêmicas para 2019/1.


Atenção Departamentos e COMGRADs:

  • Para assistir aos tutoriais em vídeos sobre o Programa de Monitorias e o passo a passo sobre o Sistema de Monitoria, clique aqui.
  • Para consultar a apresentação sobre como é feita a distribuição das bolsas de Monitoria, clique aqui.

 

Para mais informações sobre a Monitoria EaD, entre em contato: monitoria.ead@sead.ufrgs.br

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br