-->
Você está aqui: Página Inicial SERVIÇOS SEAD Publicações

Publicações

De 2008 a 2016, com a demanda de produção de materiais didáticos impressos para apoiar os cursos a distância promovidos no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil, foi criada uma linha editorial na SEAD, denominada Série Educação a Distância. Ela reuniu diversos materiais didáticos produzidos como apoio aos cursos a distância, bem como acolheu livros sobre temas específicos que problematizassem a Educação a Distância (EaD). Ao longo desse período, foram produzidos materiais vinculados aos cursos de graduação, especialização e extensão, bem como para apoiar as capacitações promovidas pela SEAD.

Para respaldar essas produções, a SEAD criou o Comitê Editorial de Educação a Distância, constituído por pesquisadores oriundos de diferentes áreas de conhecimento e com experiência em EaD. Esse grupo diversificado permitiu realizar uma revisão dos originais apresentados pelos autores, baseada no mérito acadêmico e científico, seja pelos próprios membros do comitê ou por pesquisadores por eles indicados. Além disso, os membros do comitê orientavam a política editorial e aprovavam normas específicas para sua condução.

A partir de 2016, sentido a necessidade ampliar a temática proposta, a SEAD lançou a Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias, em substituição a antiga Série EaD, fazendo parte do catálogo da Editora da UFRGS.

A nova Série propõe a publicação de obras no campo de conhecimento da EaD e domínios correlatos com temas e discussões que perpassem, dialoguem, se articulem, problematizem e se tornem objeto de interesse, de pesquisa e de (re)elaboração de todos quanto se interessarem pela temática mais ampla do ensino e sua vinculação com a inserção das tecnologias nas práticas educacionais.

Considera-se a Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias um fértil celeiro de oportunidades para avançar nas políticas e conquistas institucionais no campo da EaD, gerando e divulgando conhecimentos e inovação na área, aperfeiçoando práticas no âmbito dos processos de ensino-aprendizagem, retroalimentando a permanente reflexão que qualifica a prática e colaborando de forma efetiva e qualificada para o desenvolvimento das ações de EaD na UFRGS, no estado do Rio Grande do Sul e em todo o país onde a Universidade atua.

Em outubro de 2016, algumas funções exercidas pelo antigo Comitê Editorial passaram a ser exercidas então pela Coordenação da Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias, com a seguinte composição:

  • Laura Wunsch – Vice-Secretária de Educação a Distância da UFRGS
  • Gabriela Trindade Perry – Professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
  • Tanara Forte Furtado – Supervisora Pedagógica do Centro de Formação Continuada de Professores da PROGRAD da UFRGS
  • Marcello Ferreira – Professor da Universidade Federal do Pampa

 

Tipo e formato das publicações: Livros, coletâneas, materiais didáticos, entre outros, nos formatos e-book e impresso.

Processo de submissão: Os autores deverão enviar o Manuscrito em arquivo de texto, por e-mail (laura.wunsch@sead.ufrgs.br) juntamente com um Parecer de professor ou pesquisador da área de conhecimento da obra. Também, é necessário o envio da Ficha de InformaçõesAutorização do Autor ou Autorização dos Organizadores para publicação do material no Lume, depois de finalizado.

A Coordenação da Série avaliará as obras submetidas, que, se aprovadas, serão encaminhadas ao Comitê Editorial da Editora da UFRGS e ao Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) para revisão textual, editoração/diagramação, e demais procedimentos.

Os autores deverão indicar um e-mail e telefone de contato para eventuais esclarecimentos da equipe de produção/revisão.

Entidade parceira:
Editora UFRGS

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br