-->
Você está aqui: Página Inicial SERVIÇOS SEAD Publicações Série Educação a Distância

Série Educação a Distância

Neste espaço, você tem acesso aos livros publicados no âmbito da Série Educação a Distância.

2014

Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: práticas e reflexões
Aprendizagem_em_Rede_na_EAD_capa.png
Referência Bibliográfica
NOVAK, Silvestre; ARAGÓN, Rosane; ZIEDE, Mariangela; MENEZES, Crediné. (Org.). Aprendizagem em rede na educação a distância : práticas e reflexões. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
Resumo:
O livro “Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: Práticas e Reflexões”, registra e discute um modelo de EAD, a partir de iniciativa pioneira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, no período de 2006 a 2011, primeiro curso de graduação a distância da Universidade, dentro de uma perspectiva da inovação pedagógica e da aprendizagem em rede, com o intenso uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Os resultados alcançados evidenciam novas possibilidades no campo educacional, no modo como se ensina e se aprende, constituindo importantes subsídios para projetos educativos inspirados numa concepção de educação que se pretende transformadora e que também se transforma.
Download

2013

Educação a Distância e Tutoria: Considerações Pedagógicas e Práticas
EAD_e_Tutoria_capa.jpg
Referência Bibliográfica
CARNEIRO, Mára Fernandes; TURCHIELLO, Luciana Boff. (Org.). Educação a Distância e Tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
Resumo:
Como a história das tecnologias influenciaram os modelos e gerações de cursos a distância?  Quais os diferentes conceitos e atribuições do tutor a distância? Como o tutor pode organizar-se na gestão do tempo em um curso online? Quais as competências necessárias para o exercício da tutoria a distância? Quais dinâmicas e estratégias potencializam interações no ambiente virtual de aprendizagem? Como a linguagem e a escrita do tutor no ambiente virtual produzem interações discursivas? Quais são as diretrizes legais para o funcionamento da educação a distância e do sistema Universidade Aberta do Brasil? Quais os fundamentos pedagógicos que envolvem o papel e função do tutor?
Download

2012

A Matemática na Escola: novos conteúdos, novas abordagens
A_Matematica_na_Escola.jpg
Referência Bibliográfica
BÚRIGO, Elisabete Zardo (org.). A Matemática na Escola: novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora UFRGS. 2012. 304 p.
Resumo:
Este é um livro que apresenta relatos e discussões sobre propostas de ensino experimentadas em salas de aula de matemática do ensino fundamental ou médio. Na primeira parte do livro, são apresentadas novas abordagens para tópicos usualmente ensinados na escola. Na segunda parte, são apresentadas experimentações de ensino de novos conteúdos. Em todos os relatos, transparece o ambiente vivo das salas de aula, onde as questões, as conjecturas e descobertas dos alunos surpreendem o(a) professor(a) a todo momento. As sequências ou abordagens apresentadas neste livro podem ser reproduzidas, com as adaptações que forem consideradas necessárias a cada sala de aula. Mas elas são publicadas, antes de tudo, como provocações, como convites para que cada professor reflita e inove sua própria didática docente e para que comunique suas aprendizagens aos colegas e à comunidade mais ampla de educadores matemáticos.
Download
EAD na Formação de Professores de Música: Fundamentos e Prospecções
EAD_na_Formacao_de_Professores_de_Musica.jpg
Referência Bibliográfica
NUNES, Helena de Souza (org). EAD na Formação de Professores de Música: Fundamentos e Prospecções. Tubarão: Copiart, 2012. 320 p.
Resumo:
em breve
Download
Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática
Matematica_Midias_Digitais_e_Didatica.jpg
Referência Bibliográfica
GRAVINA, Maria Alice (org.). Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática. Porto Alegre: Evangraf. 2012. 180 p.
Resumo:
Este livro discute possibilidades de inovações na matemática escolar e na formação continuada de professores. Relatos destas experiências de ensino, tendo como recursos didáticos diferentes mídias digitais, são apresentados nos diferentes capítulos do livro, junto com sugestões de uso de softwares, vídeos e objetos de aprendizagem que podem ser experimentadas por professores inquietos e interessados em provocar mudanças em suas práticas de ensino.
Download
Conceitos sobre Internet e Web
Conceitos.png
Referência Bibliográfica
MORAIS, Carlos Tadeu Queiroz de. LIMA, José Valdeni de. FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Conceitos sobre Internet e Web. Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 2012. 112 p.
Resumo:
O presente livro reúne os conteúdos da disciplina Internet e Web (INF007) oferecida no curso de especialização Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Instituto de Informática da UFRGS, na modalidade a distância. Esta obra busca esclarecer questões conceituais e elucidar a diferença entre os conceitos e os principais serviços que a Internet disponibiliza para auxiliar tanto o professor no processo de ensino quanto os demais integrantes das escolas. Nesse sentido, são abordados temas como rede de computadores, surgimento da internet e web e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Download
Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade
Mediadores_de_Leitura_na_Bibliodiversidade.png
Referência Bibliográfica
NEVES, Iara Conceição Bitencourt, MORO, Eliane Lourdes da Silva e ESTABEL, Lizandra Brasil (Org.) Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf/SEAD/UFRGS, 2012. 216 p.
Resumo:
A presente publicação resulta da produção textual dos docentes que atuaram na equipe coordenadora e executora do projeto Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade, na modalidade EAD. Os capítulos deste livro constituem-se na trajetória dos autores envolvidos no curso acerca dos temas desenvolvidos nos cinco Módulos do conteúdo programático, na sequência de seu desenvolvimento. Os conteúdos desenvolvidos objetivaram desenvolver competências para a fruição da literatura, da construção estética dos textos em suas diferentes linguagens e em diferentes ambientes; identificação de práticas leitoras; a reflexão e o debate sobre os aspectos teóricos, políticos e metodológicos da leitura e da mediação da leitura.
Download

2011

Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola
Estagio_Supervisionado_em_Unidades_de_Producao_Agricola.jpg
Referência Bibliográfica
CARDOSO, Susana; de LIMA BECK, Fábio; BASTOS de MELO, Fernanda; KESSLER DAL SOGLIO, Fábio. Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 100 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro restitui a experiência de alunos, professores e tutores a distância envolvidos na disciplina Estágio Supervisionado en Unidades de Produção Agrícola (DERAD 18) do Curso de graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS), na modalidade a distância. O Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola visa oportunizar aos docentes uma vivência junto a agricultores de sua região, permitindo relacionar esse experiência aos conteúdos didáticos. Além de aspectos legais, operacionais e pedagógicos, este livro procura apresentar uma reflexão acerca da experiência vivenciada pelos diferentes atores sociais envolvidos na preparação e realização desta atividade de estágio.
Download
Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais
Gestao_e_Planejamento_de_Organizacoes_Agroindustriais.jpg
Referência Bibliográfica
PHILIPPE PALMA RÉVILLION, Jean; SILVEIRA BADEJO, Marcelo. Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 100 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro aborda tópicos fundamentais relacionados ao planejamento estratégico e desenvolvimento das agroindústrias brasileiras. Na dimensão externa à organização, são tratadas temáticas emergentes relacionadas aos principais fenômenos balizadores das suas definições estratégicas: concorrência vertical entre o setor varejista e a agroindústria e, a crescente busca pelo alinhamento entre a oferta de produtos diferenciados e as demandas dos consumidores. Também é discutida a importância da consolidação de arranjos produtivos cooperativos para qualificar as agroindústrias de menor porte para esses desafios. De forma complementar, são apresentadas abordagens pertinentes à gestão agroindustrial: implementação de estratégias de qualidade e diferenciação de produtos, administração financeira e gestão estratégica de custos, gestão da produção e logística.   Esses conteúdos são desenvolvidos na disciplina Gestão e Planejamento de Organizações Agroindustriais (DERAD 19) oferecida no eixo temático “Organizações Agroindustriais” do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na modalidade à distância.
Download
A Modernização da Agricultura
A_Modernizacao_da_Agricultura.jpg
Referência Bibliográfica
ALMEIDA, Jalcione. A Modernização da Agricultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. 94 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este manual didático reúne os conteúdos didáticos da disciplina Seminário Integrador II (DERAD 14) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade ensino a distância. Pretende-se, neste manual didático, relacionar os conteúdos estudados em disciplinas oferecidas no âmbito do curso PLAGEDER (DERAD 06 - Organização social e movimentos sociais rurais; DERAD 07 - Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais do mundo rural; DERAD 08 - Agricultura e sustentabilidade; DERAD 10 - Estado e políticas públicas; e DERAD 11 - Questão agrária e legislação ambiental). Além de proporcionar a possibilidade de aprofundar a compreensão de abordagens teórico-metodológicas de interesse compartilhado, busca-se incentivar a produção de uma reflexão original e crítica acerca das políticas públicas e de seu impacto sobre a realidade agrária local e regional. Por fim, almeja-se, com este manual, proporcionar um espaço para discussão de aspectos relacionados à problemática agrária local e regional.
Download
Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural
Elaboracao_de_Monografia_na_Area_de_Desenvolvimento_Rural.jpg
Referência Bibliográfica
FRÖHLICH, Egon Roque e DORNELES, Simone Bochi (Org.). Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração de Monografia na Área de Desenvolvimento Rural (DERAD 23) oferecida no sexto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Com base em uma perspectiva multidisciplinar, este material didático disponibiliza os elementos básicos e indispensáveis para as diferentes etapas da elaboração do trabalho de conclusão de curso.
Download
Métodos de Comunicação e participação nas atividades de extensão rural
Metodos_de_Comunicacao_e_participacao_nas_atividades_de_extensao_rural.jpg
Referência Bibliográfica
WAGNER, Saionara Araújo (Org.). Métodos de Comunicação e participação nas atividades de extensão rural Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este manual aborda os conteúdos didáticos da disciplina Métodos de Comunicação e Participação nas Atividades de Extensão Rural (DERAD 24) do curso de graduação tecnológica em desenvolvimento rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Busca-se apresentar, de maneira sintética, a relação entre a educação e a prática extensionista no Brasil, relatando suas origens, métodos e consequências para o desenvolvimento rural do país. Igualmente é realizada uma análiseda utilização das metodologias participativas na extensão rural.
Download
Tópicos Especiais
Topicos_especiais.jpg
Referência Bibliográfica
COELHO DE SOUZA, G. (Org.) Transformações no Espaço Rural . Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro apresenta, de forma acessível, os temas abordados na disciplina Tópicos Especiais (DERAD 25), oferecida no Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Dividida em quatro partes, esta obra apresenta as bases do conhecimento sobre impacto ambiental, etnoecologia, educação do campo, segurança alimentar e nutricional e turismo rural, bem como as ferramentas aplicáveis à gestão do espaço rural. Busca-se, assim, contribuir para as transformações que conduzam à diversificação das atividades, à valorização dos saberes e práticas locais e ao fortalecimento dos agricultores familiares e das populações tradicionais, ações essas que fortalecem a multiculturalidade brasileira.
Download
Políticas públicas e privadas e competitividade das cadeias produtivas agroindustriais
Politicas_publicas_e_Privadas_e_competitividade_das_cadeias_produtivas_agroindustriais.jpg
Referência Bibliográfica
SCHULTZ, Glauco e WAQUIL, Paulo Dabdab (Org.). Políticas públicas e privadas e competitividade das cadeias produtivas agroindustriais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este manual didático reúne os conteúdos da disciplina Seminário Integrador III (DERAD 26) oferecida no sexto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. A partir da articulação de diferentes abordagens, descritivas, analíticas e propositivas, tem-se a expectativa de contribuir com instrumentos voltados para o planejamento e a gestão do desenvolvimento rural. Considera-se que as abordagens e os instrumentos propostos ao longo deste material didático poderão contribuir para a esperada articulação interdisciplinar e para o diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento abrangidas pelo tema do desenvolvimento rural, sob o viés das políticas públicas e privadas voltadas para a competitividade das cadeias produtivas agroindustriais.
Download
Epistemologia
Epistemologia.jpg
Referência Bibliográfica
OSTERMANN. Fernanda e CAVALCANTI. Cláudio José de Holanda. Epistemologia. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 108 p.
Resumo:
Este livro mostra um panorama das visões mais modernas sobre o desenvolvimento da ciência. Problematizando a visão empirista-indutivista, busca mostrar alternativas para a concepção do pensamento científico. No livro é discutida a implicação das raízes históricas na definição do método científico, e são apontados caminhos para a sua atualização.
Download
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Metodos_Computacionais_no_Ensino_da_Fisica.jpg
Referência Bibliográfica
BETZ. Michel E. Marcel e TEIXEIRA. Rejane M. Ribeiro. Métodos Computacionais no Ensino da Física. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 174 p.
Resumo:
Este livro apresenta uma coletânea de atividades envolvendo o uso de softwares úteis no ensino da Física. Cada capítulo inicia com um problema exemplo de Física para expor os principais recursos de cada um dos softwares e demonstrar a sua utilização. Os dois capítulos iniciais tratam do estudo da planilha eletrônica, nos dois capítulos seguintes é estudado o software Modellus e, a seguir, nos dois capítulos finais, são apresentados os softwares HotPotatoes e CmapTools. Cada capítulo é finalizado com a sugestão de uma tarefa.
Download
Raios Catódicos
Raios_Catodicos.jpg
Referência Bibliográfica
PIERES, Adriano e DALT, Silvana de. Raios Catódicos. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 96 p.
Resumo:
Os tubos de raios catódicos são um bom exemplo de como a Ciência e a Tecnologia andam juntas e se auxiliam mutuamente. Este livro procura explorar tanto do ponto de vista histórico quanto científico as conexões entre as descobertas e as ideias que permearam e pesquisa dos tubos de raios catódicos. Por outro lado, relata também seu impacto na sociedade, fato não menos importante do que a pesquisa científica em si. Procura também preencher uma lacuna, pelo menos em nossa língua materna, sobre a divulgação científica em nossa área, a Física.
Download
Reflexão e Pesquisa na Formação de Professores de Matemática
Reflexao_e_Pesquisa_na_Formacao_de_Professores_de_Matematica.jpg
Referência Bibliográfica
GARCIA, Vera Clodilde Vanzetto (org.). Reflexão e Pesquisa na Formação de Professores de Matemática. Porto Alegre: Evangraf. 2011. 230 p.
Resumo:
Este livro traz parte da produção dos alunos do Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática para Educação Básica, em capítulos que resumem Trabalhos de Conclusão (TCC), elaborados em conjunto com docentes orientadores. Os alunos são profissionais que atuam em diferentes escolas e municípios do Estado do Rio Grande do Sul e os trabalhos foram selecionados para exemplificar diferentes caminhos trilhados, na sua formação como professores pesquisadores e reflexivos, com o uso e para o uso das tecnologias no ensino. O livro também descreve o desenvolvimento dessa proposta, o plano pedagógico, as hipóteses prévias, a sequência didática, a seleção de recursos – privilegiando o uso das mídias – o relato da prática, as análises posteriores e a avaliação final.
Download
Teorias de Aprendizagem
Teorias_de_Aprendiz.png
Referência Bibliográfica
OSTERMANN, Fernando e CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf/ UFRGS, 2011. 58 p.
Resumo:
Esse texto trilha um percurso no sentido de indicar a gênese da pesquisa em educação em ciências do ponto de vista de seus referenciais teóricos. Inicialmente, essa área mostra-se orientada por referenciais behavioristas; nos anos 80 há uma ênfase cognitivista e, mais recentemente, se reconhece o crescimento de perspectivas socioculturais, materializadas nas ideias de autores, como Paulo Freire, Vygotsky e Wertsch. Esses são teóricos que são estudados e discutidos no texto.
Download
Produção de Material Didático para Diversidade
Producao_de_Material_Didatico_para_Diversidade.png
Referência Bibliográfica
TONINI, Ivaine Maria e KAERCHER, Nestor André (Org.) Curso de Aperfeiçoamento Produção de Material Didático para Diversidade. Porto Alegre: Evangraf, UFRGS, 2011. 160 p.
Resumo:
em breve
Download
MOODLE Institucional: Recursos e Procedimentos – Passo a Passo
Moodle_Institucional.jpg
Referência Bibliográfica
KULPA, Cinthia Costa (org.). MOODLE Institucional: Recursos e Procedimentos – Passo a Passo. Porto Alegre: UFRGS/SEAD. 2011. 55 p.
Resumo:
Este livro foi concebido com a intenção de facilitar a navegação dos alunos/usuários iniciantes no MOODLE UFRGS, orientando-os sobre o uso dos recursos e procedimentos para a participação em cursos a distância. Para tanto, foi empregada uma linguagem simples, rápida e com muitas imagens, a fim de permitir a identificação e a utilização de ferramentas existentes, possibilitando ao usuário transitar pela plataforma computacional com maior conhecimento e segurança. No primeiro capítulo é indicada a forma de acesso ao ambiente virtual e ao curso em que o usuário está vinculado. Além disso, é feita uma apresentação da interface principal e do perfil do aluno. Do segundo capítulo em diante, são abordados temas como calendário; interatividade entre participantes, através de mensagens, fóruns e chats; direcionamento a links; utilização do glossário da disciplina; envio de arquivos; e questionário, entre outros.
Download
Diversidade no Ambiente Escolar: Ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos
Diversidade_no_ambiente_escolar.jpg
Referência Bibliográfica
BARBOSA, Maria Carmem Silveira, FERNANDES, Susana Beatriz (org.), Curso de Educação na Diversidade no ambiente escolar: ênfase na educação de 0 a 10 anos. Porto Alegre: Ed. Evangraf/UFRGS, 2011. 206 p.
Resumo:
Este livro é resultado do trabalho realizado em conjunto com os professores, tutores e alunos do curso de extensão a distância "Diversidade no Ambiente Escolar: Ênfase na educação de crianças de 0 a 10 anos". O desafio foi estabelecer uma conversa sobre a temática da diversidade e da diferença com profissionais que atuam com crianças, isto é, pensar sobre nossos conceitos e preconceitos e de como estabelecemos nossas relações sociais e nossas práticas pedagógicas. Os módulos que compõem este livro procuram abordar, a partir de diferentes pontos de vista, temos que mobilizam tanto para a reflexão quanto para a realização de ações educacionais afirmativas das diferenças nas salas de aula, nas escolas e nas comunidades.
Download
Estágio Supervisionado II
Estagio_Supervisionado_II.jpg
Referência Bibliográfica
CARDOSO, S. e RÜBENSAN, J. M. Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro busca documentar e divulgar a experiência de criação, estruturação e desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado II (DERAD 22) do Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na modalidade a distância. Ao restituir uma experiência pioneira na área de estágios em cursos superiores oferecidos na modalidade de ensino a distância, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento de experiências pedagógicas similares.
Download
Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias
Elaboracao_e_Avaliacao_de_Projetos_para_Agroindustrias.jpg
Referência Bibliográfica
CARDOSO, S. e RÜBENSAN, J. M. Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Esta obra apresenta os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração e Avaliação de Projetos para Agroindústrias (DERAD 21), do curso de graduação tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Busca, de uma maneira direta e objetiva, disponibilizar o instrumental teórico-conceitual para a concepção, a elaboração, a análise e a avaliação de projetos agroindustriais ligados à agricultura familiar. Além das etapas que antecedem a elaboração de projetos para agroindústrias e os principais elementos a serem considerados em sua elaboração, este manual didático apresenta as noções básicas sobre a transformação de alimentos e os diferentes aspectos relacionados à qualidade dos produtos agroindustriais. Igualmente, são apresentadas as legislações (sanitária, ambiental e tributário-fiscal) e os programas governamentais relacionados à implantação de projetos para agroindústrias. Por fim, são fornecidos subsídios para a montagem de projetos bem como para a avaliação da viabilidade da agroindústria.
Download

2010

Estado e Políticas Públicas
Estado_e_Politicas_Publicas.jpg
Referência Bibliográfica
XAVIER DA SILVA, Leonardo. Estado e Políticas Públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 72 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina Estado e Políticas Públicas (DERAD 10) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Parte-se do pressuposto que os governos, através do uso de políticas públicas, influenciam e, muitas vezes, procuram direcionar o comportamento das pessoas, no sentido de garantir o bem comum. A partir de uma argumentação fortemente ancorada na Ciência Econômica, esta obra apresenta aspectos relevantes acerca da lógica da ação pública e os instrumentos de política pública na inter-relação entre as várias instâncias de governo.
Download
Questão Agrária e Legislação Ambiental
Questao_Agraria_e_Legislacao_Ambiental.jpg
Referência Bibliográfica
MAZZINI FONTOURA, Luiz Fernando; VERDUM, Roberto. Questão Agrária e Legislação Ambiental. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 120 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro aborda as dinâmicas fundamentais da questão agrária brasileira no processo de expansão e modernização da agricultura e suas relações com as transformações ambientais. Nesse sentido, são abordados aspectos relacionados às manifestações e mobilizações diante da defesa do ambiente e a necessidade de criação de instrumentos de normatização das atividades agrícolas do ponto de vista ambiental. São reunidas neste livro os conteúdos da disciplina Questão Agrária e Legislação Ambiental (DERAD 11) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância.
Download
Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil
Politicas_Publicas_e_Desenvolvimento_Rural_no_Brasil.jpg
Referência Bibliográfica
ADALBERTO MIELITZ NETTO, Carlos Guilherme; MANOEL DE MELO, Lenivaldo; MACHADO MAIA, Cláudio. Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 82 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Brasil (DERAD 12) oferecida no terceiro módulo do curso de graduação tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Neste material didático pretende-se apresentar a temática da expansão do desenvolvimento capitalista no meio rural e seus impactos socioeconômicos a partir da revisão da discussão sobre a questão agrária brasileira, bem como da análise dos padrões de desenvolvimento da agricultura, desde a década de 1950 até os nossos dias. A partir de uma argumentação fortemente ancorada da lógica da ação pública e os instrumentos de política pública na inter-relação entre várias instâncias de governo.
Download
Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural
Planejamento_e_Gestao_de_Projetos_para_desenvolvimento_Rural.jpg
Referência Bibliográfica
BRACAGIOLI, Alberto; GEHLEN, Ivaldo; LÚCIO DE OLIVEIRA, Valter. Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010. 82 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Organizado no formato de manual, este livro reúne os conteúdos da disciplina Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural (DERAD 13) oferecida no terceiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Indubitavelmente, os projetos de desenvolvimento são o principal instrumento para promover processos de melhoria econômica e socioambiental. Busca-se, neste livro, apresentar as principais ferramentas conceituais e operacionais necessárias à elaboração e à análise de projetos de desenvolvimento rural.
Download
Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola
Gestao_e_Planejamento_de_Unidades_de_Producao_Agricola.jpg
Referência Bibliográfica
ARAÚJO WAGNER, Saionara; GIASSON, Elvio; ANDRADE MIGUEL, Lovois; DESSIMON MACHADO, João Armando. Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 128 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola (DERAD 15) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Parte-se do pressuposto que a compreensão da estrutura e funcionamento das unidades de Produção Agrícola (UPA) e as particularidades que envolvem os agentes diretamente envolvidos neste processo são condições fundamentais e insdispensáveis para a realização de ações de palnejamento e gestão. Pretende-se, com esta obra, apresentar o instrumental teórico-metodológico necessário para o entedimento da organização e funcionamento de unidades de produção agrícola. Além disso, busca-se apresentar, de maneira objetiva e direta, as etapas e as condições necessárias para a realização de um diagnóstico e de uma avaliação crítica do sistema produtivo implementado em nível da unidade de produção agrícolal.
Download
Mercados e Comercialização de Produtos Agrícolas
Mercados_e_Comercializacao_de_Produtos_Agricolas.jpg
Referência Bibliográfica
DABDAB WAQUIL, Paulo; MIELE, Marcelo; SCHULTZ, Glauco. Mercado e Comercialização de produtos Agrícolas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 71 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Concebido no formato de manual didático, este livro reúne os conteúdos da disciplina Mercados e Comercialização de Produtos Agrícolas (DERAD16) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. A partir da apresentação de uma base teórica e metodológica, busca-se compreender a estrutura, conduta e desempenho das mercados de produtos agrícolas, bem como os canais de comercialização e as especificidades destes mercados. Igualmente, são apresentadas as grandes tendências dos mercados e tópicos sobre economia solidária e redes de cooperação.
Download
Elaboração e Avaliação de Projetos para a Agricultura
Elaboracao_e_Avaliacao_de_Projetos_para_a_Agricultura.jpg
Referência Bibliográfica
LÚCIO DE OLIVEIRA, Valter. Elaboração e Avaliação de Projetos para a Agricultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 80 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este manual reúne os conteúdos didáticos da disciplina Elaboração e Avaliação de projetos para a Agricultura (DERAD 17) oferecida no quarto módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Neste material didático, busca-se disponibilizar ferramentas conceituais e operacionais para a elaboração e avaliação de projetos voltados para a Unidade de Produção Agrícola na sua integralidade, buscando apontar alternativas viáveis como forma de apoio à melhoria nas condições de produção e de vida da família agricultora.
Download
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade - Módulo I
Curso_de_aperfeicoamento_em_Educacao_para_Diversidade_Modulo_I.png
Referência Bibliográfica
CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo I Introdução ao Curso e ao uso do Ambiente Virtual Moodle. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.
Resumo:
Neste módulo você conhecerá a proposta pedagógica do curso, a organização do trabalho, os objetivos e as ferramentas a serem utilizadas. Dedicaremos atenção especial ao tema do ambiente virtual de aprendizagem, uma vez que se trata de um curso de educação a distância. O objetivo é que obtenha o melhor aprendizado e convívio com os professores e os colegas, bem como com as ferramentas e materiais disponibilizados.
Download
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade - Módulo II
Curso_de_aperfeicoamento_em_Educacao_para_Diversidade_Modulo_II.png
Referência Bibliográfica
CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo II Educação Escolar: Conhecendo “Direito” o Direito à Escola. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.
Resumo:
Neste módulo você conhecerá a proposta de compreender a importância de saber viver e valorizar a diversidade no ambiente escolar. Dedicaremos atenção em especial ao direito à educação, que não pode ser apenas um direito legal e formal, mas deve ser efetivo no acesso, na permanência dos alunos em escolas que proporciona a qualidade no processo de aprendizagem.  Também será abordado o tema da desigualdade e da diversidade na realidade do ambiente escolar, com a contribuição especial da visão antropológica e da arte.
Download
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade - Módulo III
Curso_de_aperfeicoamento_em_Educacao_para_Diversidade_Modulo_III.png
Referência Bibliográfica
CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo III Diversidade ética, de gênero e sexualidade. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.
Resumo:
Neste módulo serão apresentados dois objetivos de estudo. O primeiro será a discussão conceitual de diversidade e desigualdade. O segundo será a compreensão da aplicação desses conceitos em quatro cenários diferentes: a diversidade e a desigualdade envolvendo a populações indígenas; a diversidade e a desigualdade envolvendo a afrodescendência e quilombolas; a diversidade e a desigualdade envolvendo questões de gênero e a diversidade e a desigualdade envolvendo questões de sexualidade.
Download
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade - Módulo IV
Curso_de_aperfeicoamento_em_Educacao_para_Diversidade_Modulo_IV.png
Referência Bibliográfica
CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo IV Movimentos Sociais, Ação Política e atualizações da LDB. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.
Resumo:
Este módulo enfocará as questões relacionadas ao papel dos movimentos sociais na transformação de problemas sociais em políticas públicas. Mostrará  o ordenamento legal referente aos direitos sociais, em especial a educação.
Download
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade - Módulo V
Curso_de_aperfeicoamento_em_Educacao_para_Diversidade_Modulo_V.png
Referência Bibliográfica
CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo V Educação em e para direitos humanos. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.
Resumo:
Neste quinto módulo examinará com atenção o campo dos direitos humanos e articulará este campo com o tema da diversidade. Trabalhar com o propósito de que é possível educar para o respeito aos direitos humanos e que a escola pode fazer parte desse empreendimento educativo. O módulo segue duas linhas de trabalho. Na prime ira será no sentido de ler, se informar, estudar e debater o tema dos direitos humanos e como estabelecer um processo de educação em direitos humanos no âmbito da escola. Na segunda será conhecer o que já existe no Brasil e em alguns países do mundo em termos de legislação e de investigação que lidam com o tema direitos humanos.
Download
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade - Módulo VI
Curso_de_aperfeicoamento_em_Educacao_para_Diversidade_Modulo_VI.png
Referência Bibliográfica
CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo VI Educação Ambiental. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.
Resumo:
O módulo seis a argumentação e as atividades se encontram organizadas em três unidades. Na primeira tomará como ponto de partida o alerta sobre o poder das palavras, onde propomos uma discussão acerca dos significados atribuídos a dois termos em particular: ambiente e natureza. Na segunda unidade, a proposta de uma revisão dos caminhos, mediante os quais os pensamentos ecológicos brasileiros e gaúcho se constituíram e seguem se desenvolvendo. E na terceira unidade, apontará caminhos possíveis para a construção de um processo educativo ambiental mais sensível e atento aos diferentes modos de ser e estar neste planeta.
Download
Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade - Módulo VII
Curso_de_aperfeicoamento_em_Educacao_para_Diversidade_Modulo_VII.png
Referência Bibliográfica
CAREGNATO, Célia Elizabete (Org.) Curso de Aperfeiçoamento em Educação para a Diversidade. Módulo VII Intervenção no ambiente escolar do professor. Porto Alegre: Ed. Gráfica Benvenutti, 2010.
Resumo:
Este módulo está organizado em três unidades. Na primeira, abordará o chamado Estudo do Ambiente Escolar e Construção de uma Proposta de Intervenção; na segunda, retoma de forma sintética, os temas planejados para a intervenção na realidade da escola. E na terceira será a escolha da metodologia.
Download

2009

Instrumentalização para o Ensino a Distância
Instrumentalizacao_para_ensino_a_distancia.jpg
Referência Bibliográfica
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Instrumentalização para o ensino a distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 72 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Concebido no formato de Manual Didático, este livro reúne os conteúdos da disciplina Instrumentalização para o Ensino a Distância (DERAD001) oferecida no primeiro módulo do Curso de Graduação Tecnológica Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS, na modalidade a distância. Organizado de maneira objetiva e concisa, este livro apresenta os procedimentos e orientações necessárias aos alunos para a participação em um curso a distância via Internet. São abordados temas relacionados com a plataforma Moodle, a comunicação em ambientes virtuais de aprendizagem, a Internet como ferramenta de comunicação e pesquisa, a educação a distância e seus recursos, o papel do aluno e o processo de avaliação no ensino a distância.
Download
Dinâmica e Diferenciação de Sistemas Agrários
Dinamica_e_diferenciacao.jpg
Referência Bibliográfica
MIGUEL, Lovois de Andrade (org). Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 152 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Esta obra aborda os conceitos e a aplicação da teoria sistêmica para o estudo e compreensão de realidades agrárias complexas, com ênfase especial no conceito de sistema agrário em suas diferentes abordagens. Busca, através do conceito de sistemas agrários, apresentar os grandes momentos que marcaram o surgimento, a expansão e diferenciação das grandes formas de agricultura do mundo. Em especial, aborda a caracterização, a evolução e a diferenciação dos sistemas agrários no estado do Rio Grande do Sul. Este livro reúne os conteúdos da disciplina Dinâmica e Diferenciação de Sistemas Agrários (DERAD002) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS.
Download
Teorias do Desenvolvimento
Teorias_do_desenvolvimento.jpg
Referência Bibliográfica
CONTERATO, Marcelo Antonio; FILIPPI, Eduardo Ernesto. Teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 56 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro reúne os conteúdos didáticos da disciplina teorias do Desenvolvimento (DERAD003) oferecida no curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. A partir de um enfoque multidisciplinar, este livro introduz o tema do desenvolvimento agrário brasileiro em seu aspectos mais amplos: históricos, sociais, econômicos e demográficos. Busca-se contribuir para a compreensão de como, institucionalmente, distintas teorias do desenvolvimento, abordadas a partir das referências bibliográficas propostas, auxiliam na explicação do caráter desigual do desenvolvimento rural brasileiro no período republicano.
Download
Temáticas Rurais do Local ao Regional
Tematicas_Rurais_do_local_ao_regional.jpg
Referência Bibliográfica
VERDUM, Roberto; FONTOURA, Luiz Fernando Mazzini. Temáticas rurais: do local ao regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 48 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro reúne os conteúdos da disciplina Temáticas Rurais: do local ao regional (DERAD004) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Esta obra objetiva problematizar as questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à realidade agrária em suas escolas especiais: o local e o regional. Para tanto, este livro destaca o estudo da problemática do desenvolvimento rural, a caracterização da realidade agrária e a identificação dos fatores limitantes e das potencialidades locais e regionais.
Download
Métodos de Pesquisa
Metodos_de_pesquisa.jpg
Referência Bibliográfica
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Esta obra aborda os princípios fundamentais da pesquisa científica, do tema ao problema, a revisão da literatura, a classificação das pesquisas e o planejamento da pesquisa. Ao longo desta obra são apresentados os enfoques específicos de pesquisas quantitativas e qualitativas, os aspectos relacionados ao desenvolvimento e a aplicação dos instrumentos e técnicas de pesquisa assim como o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. São reunidos neste livro os conteúdos da disciplina Métodos de Pesquisa (DERAD005) oferecida no primeiro módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS.
Download
Organização Social e Movimentos Sociais Rurais
Organizacao_Social_e_Movimentos_Sociais_Rurais.jpg
Referência Bibliográfica
GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo (orgs). Organização social e movimentos sociais rurais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 96 p. (Série Educação a Distância)
Resumo:
Organizado no formato de manual, este livro reúne os conteúdos da disciplina Organização Social e Movimentos Sociais Rurais (DERED006) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distancia Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Partindo do pressuposto que a sociedade em que vivemos é complexa e dinâmica, este livro busca, através de conceitos teóricos, proporcionar elementos para uma reflexão acerca do desenvolvimento rural, da organização da vida social, bem como da operacionalização de estratégias de transformação da realidade.
Download
Etnodesenvolvimento e Mediações Político-culturais no Mundo Rural
Etnodesenvolvimento.jpg
Referência Bibliográfica
ANJOS, José Carlos dos; LEITÃO, Leonardo. Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais no mundo rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 64 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro apresenta os conteúdos da disciplina Etnodesenvolvimento e Mediações Político-Culturais no Mundo Rural (DERAD007) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Esta obra tem como objetivo fornecer instrumentos conceituais para a análise das relações entre complexas tessituras culturais, das formas de ocupação ecológico-econômica de espaços rurais, da estruturação de identidades minoritárias e lutas sociais correlatas ao processo de emergência político-institucional das comunidades tradicionais no mundo rural brasileiro. Assim, aborda-se a questão da mediação em circunstâncias de grande distanciamento cultural entre aquele que se apresenta como agente estimulador do desenvolvimento e aqueles reduzidos à condição de público-alvo de políticas, programas e projetos.
Download
Agricultura e Sustentabilidade
Agricultura_e_Sustentabilidade.jpg
Referência Bibliográfica
DAL SOGLIO, Fábio; KUBO, Rumi Regina (orgs). Agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 152 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
Este livro reúne o conteúdo didático da disciplina Agricultura e Sustentabilidade (DERAD008) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Os textos apresentados abordam as diversas crises que hoje afetam o espaço rural, fortemente ligado à agricultura. Assim, são abordadas as crises ambiental, tecnológica e social, que hoje se encontram estreitamente vinculadas aos espaços rurais. Com isso, pretende-se demonstrar que o modelo atual de desenvolvimento para o espaço rural está em crise, crise essa estreitamento vinculada às demais crises da civilização atual.
Download
Seminário Integrador I
Seminario_Integrador_I.jpg
Referência Bibliográfica
BEROLDT, Leonardo. et al (orgs). Seminário Integrador I. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 88 p. (Série Educação a Distância).
Resumo:
São reunidos neste livro os conteúdos da disciplina Seminário Integrador I (DERAD009) oferecida no segundo módulo do curso de graduação tecnológica na modalidade a distância Desenvolvimento Rurall (PLAGEDER) da UFRGS. Os diferentes textos apresentados buscam promover uma reflexão de cunho multidisciplinar acerca da problemática do desenvolvimento local e regional, seus fatores limitantes e suas potencialidades. Amparando-se fortemente em conteúdos didáticos das disciplinas até então oferecidas no âmbito do curso PLAGEDER, busca-se colocar em evidência a dimensão da ação dos atores sociais nas diversas instâncias dos processos de desenvolvimento.
Download

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br