-->
Você está aqui: Página Inicial SERVIÇOS SEAD Publicações Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias

Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias

Neste espaço, você tem acesso aos livros publicados no âmbito da Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias.

2016

Operacionalização da atividade discente na EaD
Referência Bibliográfica:
CARRARO, Wendy Beatriz Witt Haddad; BEHR, Ariel . Operacionalização da atividade discente na EaD. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 109 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).
Resumo:
A disciplina Instrumentalização para o Ensino a Distância integra a programação do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, oferecido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Da mesma forma como ocorreu com a disciplina ministrada em caráter pioneiro pela Professora Mára Lúcia Fernandes Carneiro em 2009/1, esta edição da disciplina tem o escopo de apresentar os instrumentos necessários para implementar o ensino a distância, proporcionando aos alunos a possibilidade de exploração e apropriação do uso dos recursos disponíveis no ambiente virtual adotado pelo curso, ou seja, a Plataforma MOODLE.
Link para acesso ao e-book pelo LUME: http://hdl.handle.net/10183/150119
Introdução às teorias do desenvolvimento

Referência Bibliográfica:
NIEDERLE, Paulo André; RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. Introdução às teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 118 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
As teorias do desenvolvimento ganharam grande importância política e social após a Segunda Guerra Mundial. As negociações que objetivavam o estabelecimento de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), visando a consolidação de uma governança global para o novo contexto geopolítico do pós-guerra, a formulação de acordos internacionais para o crescimento do comércio internacional, sobretudo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), e a fundação do Banco Mundial com vistas à reconstrução dos países devastados pelo conflito revelam que o cenário se havia tornado propício a uma espécie de compromisso global em nome da estabilidade econômica pró-crescimento.

Link para acesso ao e-book pelo LUME: http://hdl.handle.net/10183/150107

Introdução à gestão de organizações

Referência Bibliográfica:
SCHULTZ, Glauco. Introdução à gestão de organizações. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 159 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:

Ao se estudar gestão de organizações, é necessário fazer delimitações, selecionando e priorizando características e dimensões que determinam a complexidade do contexto organizacional. No presente manual didático, Introdução à gestão de organizações, serão abordadas as dimensões interna e externa das organizações, ou seja, respectivamente, a estrutura organizacional e o ambiente organizacional.

Link para acesso ao e-book pelo LUME: http://hdl.handle.net/10183/150140

Temáticas rurais: do local ao regional

Referência Bibliográfica:
VERDUM, Roberto. Temáticas rurais: do local ao regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 54 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Com este material didático, você vai encontrar um suporte para desenvolver os trabalhos propostos que tratam de duas categorias de análise do espaço geográfico: a paisagem e a região. A proposta de trabalho visa problematizar as questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à realidade agrária em duas escalas espaciais: a local e a regional. Nesse sentido, você vai poder realizar uma primeira abordagem de temas relevantes da sua realidade local e regional, assim como compreender as abordagens teórico-metodológicas de interesse compartilhado. Como fundamentos, podem-se destacar o estudo da problemática do desenvolvimento rural, a caracterização da realidade agrária e a identificação dos fatores limitantes e das potencialidades locais e regionais.

Link para acesso ao e-book pelo LUME: http://hdl.handle.net/10183/150429

Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade
Referência Bibliográfica:
DAL SOGLIO, Fábio; KUBO, Rumi Regina. Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 206 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro foi preparado para enriquecer o acervo de textos originais de apoio aos alunos da disciplina Agricultura e Sustentabilidade, oferecida no Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele dá continuidade à publicação de um primeiro volume, publicado em 2009, que tinha o escopo inicial de disponibilizar para os alunos do curso revisões atualizadas de artigos acadêmicos que versassem sobre temáticas relacionando a agricultura como um todo – e não exclusivamente seu recorte produtivo – com as perspectivas de desenvolvimento sustentável. Aquela primeira publicação não tinha a pretensão de esgotar a temática, e tampouco a de se constituir como referência para fora do curso.

Link para acesso ao e-book pelo LUME: http://hdl.handle.net/10183/150139
Psicopedagogia e TICs
Referência Bibliográfica:
REAL, Luciane Magalhães Corte; MARQUES, Tânia Beatriz Iwaszko (Org.). Psicopedagogia e TICs. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2016. 218 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Fruto do trabalho realizado no curso de Especialização em Psicopedagogia e TICs, o livro conta com textos de docentes, técnicas e tutores do curso, que buscam compartilhar experiências e reflexões visando trazer subsídios para pensar as questões psicopedagógicas a partir das contribuições das Tecnologias da Informações e da Comunicação.

Link para acesso ao e-book pelo LUME: http://hdl.handle.net/10183/150130

Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br