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Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias

A Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias, vinculada à Editora da UFRGS, propõe a publicação de materiais didáticos, livros, coletâneas, entre outros, identificados como:
Oriundos de cursos da UFRGS na modalidade a distância e/ou de formação de professores;
Materiais didáticos nas diversas áreas do conhecimento em formato digital (e-book);
Obras no campo de conhecimento da educação a distância (EaD) e domínios correlatos, ou em temas que se articulem com a temática mais ampla do ensino e da aprendizagem e sua vinculação com a inserção das tecnologias nas práticas educacionais.
Coordenação:
Laura Wunsch – Vice-Secretária de Educação a Distância da UFRGS
Cínthia Costa Kulpa – Professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
Tanara Forte Furtado – Supervisora Pedagógica do Centro de Formação Continuada de Professores (FORPROF/ UFRGS)
Marcello Ferreira – Professor da Universidade de Brasília

Processo de submissão: Os autores deverão enviar o Manuscrito em arquivo de texto, por e-mail (laura.wunsch@sead.ufrgs.br) juntamente com um Parecer de professor ou pesquisador da área de conhecimento da obra. Também, é necessário o envio da Ficha de InformaçõesAutorização do Autor ou Autorização dos Organizadores para publicação do material no Lume, depois de finalizado.

A Coordenação da Série avaliará as obras submetidas, que, se aprovadas, serão encaminhadas ao Comitê Editorial da Editora da UFRGS e ao Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) para revisão textual, editoração/diagramação, e demais procedimentos.

Os autores deverão indicar um e-mail e telefone de contato para eventuais esclarecimentos da equipe de produção/revisão.

Clique aqui para orientações para envio dos arquivos (PDF)

Entidades parceiras:

Editora UFRGS

Estes são os livros publicados no âmbito da Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias:

2018

Análise de conflitos e relações de poder em espaços rurais
Referência Bibliográfica:
GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização social e movimentos sociais rurais
. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 2. ed. 124 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Sumário:
Essa obra tem origem na oferta da disciplina eletiva DERAD600 - Análise de Conflitos e Relações de Poder em Espaços Rurais, do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, PLAGEDER. O currículo do curso prevê o oferecimento de cinco disciplinas eletivas, a serem construídas a partir de: demanda dos alunos, e/ou interesse do corpo docente em oferecer temas relevantes e/ou emergentes que não estão contemplados ou aprofundados na grade curricular. Convidamos a Professora Patrícia Binkowski para propor a primeira disciplina eletiva do Curso. Ela presenteou os alunos e a equipe acadêmica com a proposta de análise e reflexão sobre a diversidade dos conflitos e as relações de poder no espaço rural brasileiro. O tema é atual, denso e complexo, mas a partir de textos acadêmicos, vídeos, reportagens e trabalhos empíricos os alunos do curso se apropriaram de conceitos e discussões sobre conflito, conflitualidade, relação de poder, território e negociação.


Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/180968
Destaques da Contabilidade Gerencial
Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários
Elaboração e avaliação de projetos para agroindústrias
Referência Bibliográfica:
CARDOSO, Susana. RÜBENSAM, Jane Maria. Elaboração e avaliação de projetos para agroindústrias. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 84 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Para que uma agroindústria obtenha resultados positivos, é necessário que as produções, primária e agroindustrial, e a comercialização estejam ordenadas e sintonizadas.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/179684

Jogos e ensino de história
Referência Bibliográfica:
GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 129 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
A presente publicação reúne as reflexões produzidas para o curso de aperfeiçoamento “Ensino de História: modos de pensar, modos de fazer, modos de avaliar – Jogos e Ensino de História”, 1ª edição, oferecido pela UFRGS na modalidade EAD para quatro municípios do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Picada Café e Três Passos) no ano de 2013, e tendo como ponto de conexão o uso do jogar na educação e no Ensino de História.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/174705
Organização social e movimentos sociais rurais
Referência Bibliográfica:
GEHLEN, Ivaldo; MOCELIN, Daniel Gustavo. Organização social e movimentos sociais rurais. 2ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 2. ed. 124 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
A disciplina Organização Social e Movimentos Sociais Rurais (DERAD107), componente curricular do Curso Superior a distância Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder/UFRGS, parte do pressuposto de que vivemos nosso cotidiano numa sociedade complexa sobre a qual muito se tem discutido e para cuja compreensão se têm criado muitas teorias nos últimos duzentos anos. Apropriar-nos de uma pequena parte do conhecimento produzido para que ela ajude a pensar e tomar decisões relativas ao desenvolvimento rural e à organização da vida social local constitui-se no principal desafio desta disciplina. Os conteúdos selecionados estão focados, sobretudo, em conceitos teóricos, pois sua apropriação correta pode ser transformada em ferramenta eficiente de planejamento e de imaginação, bem como de operacionalização de estratégias de transformação da realidade, fortalecendo a cooperação e a divisão de responsabilidades.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/180969
Planejamento e gestão de projetos
Referência Bibliográfica:
NETO, Alberto Bracagioli; GEHLEN, Ivaldo; OLIVEIRA, Valter Lúcio de. Planejamento e gestão de projetos. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2018. 112 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
O manual oferece a alunos de diversas formações ferramentas conceituais e operacionais que lhes permitem pensar, propor e analisar projetos de desenvolvimento. A sequência das Unidades proporciona-lhes a oportunidade de acompanhar todos os passos da elaboração de um projeto.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/180090

2017

Economia e ambiente
Referência Bibliográfica:
DAL FORNO, Marlise Amália Reinehr; FERNANDEZ, Sarita Mercedes. Economia e Ambiente. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 66 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro introduz a discussão sobre a relação da economia com a natureza na modernidade, apresentando a evolução do debate sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento, com enfoque na questão da sustentabilidade. Também são discutidos outros tópicos que promovem o aprofundamento dos conteúdos. Tais tópicos abordam a economia ambiental e a economia ecológica, os mercados ambientais, a teoria das externalidades ambientais, além da valoração, da precificação e dos métodos de valoração de recursos naturais.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169197
Fundamentos em gestão ambiental
Referência Bibliográfica:
DAL FORNO, Marlise Amália Reinehr. Fundamentos em gestão ambiental. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 86 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro apresenta os instrumentos de gestão ambiental, os modelos e os princípios básicos de minimização dos impactos ambientais nas organizações, a definição e a metodologia de produção mais limpa, a implantação de sistemas de gestão ambiental em unidades de produção agrícola e em organizações agroindustriais, e discute gestão ambiental e responsabilidade social empresarial.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/172220
Ler ou não ler: drama ou desafio? Formação continuada para professores de classes iniciais da rede pública de ensino
Referência Bibliográfica:
FOLBERG, Maria Nestrovsky; PAIM, Rose Maria de Oliveira. Ler ou não ler: drama ou desafio? Formação continuada para professores de classes iniciais da rede pública de ensino. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 170 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
É da dialética entre Psicanálise e Educação e de suas possibilidades de interlocução que surgiu a concepção do Curso Ler ou não Ler: Drama ou Desafio? Formação Continuada para Professores de Classes Iniciais, dentro do trabalho desenvolvido pelo NEPPE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação, Núcleo esse por sua vez gestado e nascido na Linha de Pesquisa Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação, integrante do PPG-Edu – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169674
Natureza do espaço e o desenvolvimento
Referência Bibliográfica:
RAMOS, João Daniel Dorneles; WIVES, Daniela Garcez. Natureza do espaço e o desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 164 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
O livro “Natureza do Espaço e o Desenvolvimento” apresenta reflexões conceituais e práticas sobre o Espaço, bem como sobre uma diversidade de conceitos de categorias, a saber: região, território, lugar, paisagem, ambiente e cultura. Buscamos, ao longo do livro, compreender as diferentes visões sociais, antropológicas e do Desenvolvimento Rural, contribuindo para a ampliação dos entendimentos possíveis sobre a prática e os conceitos abordados. Ao elaborarmos esta obra, foi necessário priorizar uma série de iniciativas e perspectivas de trabalho e de pesquisa que não estão apartadas da vida coletiva e de suas realizações. Ao descrevermos o que cada parte deste livro apresenta, ao falarmos sobre cada conceito e categoria de análise, ao trazermos à baila o que determinados grupos sociais, políticos e étnicos reivindicam como direitos, modos de existência e como possibilidade de construção de outros mundos (possíveis), produzimos, em nosso entendimento, outras noções que evocam a urgência em reconhecermos estes direitos, estes povos e grupos, que nos indicam caminhos de pensamento nos quais as diferenças surgem como alternativas aos processos de sedentarização da ciência.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/175290
Para pensar a educação infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela educação infantil
Referência Bibliográfica:
ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Velhinho. Para pensar a educação infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela educação infantil. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 306 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Pluralidade. Singularidade. Palavras, significantes que tecem um dos grandes desafios contemporâneos nas políticas públicas, na organização dos serviços e na formação profissional em diferentes áreas do conhecimento: o acolhimento e a valoração da alteridade humana. Na educação, seus fios-sentidos tramam uma complexa e delicada rede que envolve, entre outras coisas, a escolarização de crianças e adolescentes que vivem impasses em seu processo de constituição subjetiva – também nomeadas, segundo os manuais classificatórios, como autistas, com transtorno do espectro autista (TEA) ou transtorno global do desenvolvimento (TGD). São sujeitos que, em consequência de uma estruturação psíquica singular, podem apresentar comportamentos estereotipados, falas descontextualizadas ou aparentemente sem nexo, escritas e leituras presas na literalidade do texto ou com sentidos errantes. Constantemente, essas diferenças são percebidas como impedimentos, justificando-se, assim, a ausência de escola ou de práticas reeducativas, com vistas à adaptação comportamental.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/170729
Para pensar a educação infantil: políticas, narrativas e cotidiano
Referência Bibliográfica:
ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Velhinho. Para pensar a educação infantil: políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 244 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Os artigos que compõem este livro refletem o importante trabalho do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Os três eixos em que este livro se organiza falam da abrangência dessa formação ao incluir a discussão das políticas públicas da área de educação infantil, a educação da criança pequena e o cotidiano da criança nas instituições de educação infantil. São muitos temas e, como costumo lembrar, variados olhares para um aspecto de nosso sistema educacional.


Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/171480
Pesquisa e análise de dados : problematizando o rural e a agricultura numa perspectiva científica
Referência Bibliográfica:
KÜHN, Daniela Dias. Pesquisa e análise de dados: problematizando o rural e a agricultura numa perspectiva científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 96 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
A realização de uma pesquisa envolve uma série de etapas e de processos que permitem que os estudantes e pesquisadores, a partir do reconhecimento de alguma situação interessante, sejam capazes de configurar um objeto e de analisá-lo, considerando também o contexto em que o interesse emerge. A identificação, seleção, organização e análise dos dados que ajudam a interpretação do problema de pesquisa constituem etapas importantes de um trabalho científico.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169165
Psicanálise, educação especial e formação de professor: construções em rasuras
Referência Bibliográfica:
VASQUES, Carla K, MOSCHEN, Simone Zanon. Psicanálise, educação especial e formação de professor: construções em rasuras. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 168 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Pluralidade. Singularidade. Palavras, significantes que tecem um dos grandes desafios contemporâneos nas políticas públicas, na organização dos serviços e na formação profissional em diferentes áreas do conhecimento: o acolhimento e a valoração da alteridade humana. Na educação, seus fios-sentidos tramam uma complexa e delicada rede que envolve, entre outras coisas, a escolarização de crianças e adolescentes que vivem impasses em seu processo de constituição subjetiva – também nomeadas, segundo os manuais classificatórios, como autistas, com transtorno do espectro autista (TEA) ou transtorno global do desenvolvimento (TGD). São sujeitos que, em consequência de uma estruturação psíquica singular, podem apresentar comportamentos estereotipados, falas descontextualizadas ou aparentemente sem nexo, escritas e leituras presas na literalidade do texto ou com sentidos errantes. Constantemente, essas diferenças são percebidas como impedimentos, justificando-se, assim, a ausência de escola ou de práticas reeducativas, com vistas à adaptação comportamental.


Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/173125
Socioeducação: fundamentos e práticas
Referência Bibliográfica:
CRAIDY, Carmem Maria; SZUCHMAN, Karine. Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 265 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro é parte de uma longa caminhada de extensão e pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que começou em 1997, quando a UFRGS inicia como unidade de execução de medida socioeducativa de Presta- ção de Serviços à Comunidade (PSC). Trabalho que ampliou sua ação nos últimos anos com a integração com o Grupo 10 do Serviço de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito, o tradicional SAJU, e o Projeto Estação Psi do Instituto de Psicologia. A integração dos três programas resultou no PIPA – Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei, núcleo da PROREXT aprovado pelo CONSUN da Universidade.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169662

2016

Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade
Referência Bibliográfica:
DAL SOGLIO, Fábio; KUBO, Rumi Regina. Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 206 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro foi preparado para enriquecer o acervo de textos originais de apoio aos alunos da disciplina Agricultura e Sustentabilidade, oferecida no Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele dá continuidade à publicação de um primeiro volume, publicado em 2009, que tinha o escopo inicial de disponibilizar para os alunos do curso revisões atualizadas de artigos acadêmicos que versassem sobre temáticas relacionando a agricultura como um todo – e não exclusivamente seu recorte produtivo – com as perspectivas de desenvolvimento sustentável. Aquela primeira publicação não tinha a pretensão de esgotar a temática, e tampouco a de se constituir como referência para fora do curso.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/163891
Introdução à gestão de organizações

Referência Bibliográfica:
SCHULTZ, Glauco. Introdução à gestão de organizações. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 159 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:

Ao se estudar gestão de organizações, é necessário fazer delimitações, selecionando e priorizando características e dimensões que determinam a complexidade do contexto organizacional. No presente manual didático, Introdução à gestão de organizações, serão abordadas as dimensões interna e externa das organizações, ou seja, respectivamente, a estrutura organizacional e o ambiente organizacional.

Link para acesso ao livro no LUMEhttp://hdl.handle.net/10183/150140


 

Introdução às teorias do desenvolvimento

Referência Bibliográfica:
NIEDERLE, Paulo André; RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. Introdução às teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 118 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
As teorias do desenvolvimento ganharam grande importância política e social após a Segunda Guerra Mundial. As negociações que objetivavam o estabelecimento de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), visando a consolidação de uma governança global para o novo contexto geopolítico do pós-guerra, a formulação de acordos internacionais para o crescimento do comércio internacional, sobretudo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), e a fundação do Banco Mundial com vistas à reconstrução dos países devastados pelo conflito revelam que o cenário se havia tornado propício a uma espécie de compromisso global em nome da estabilidade econômica pró-crescimento.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/163909

 

Operacionalização da atividade discente na EaD
Referência Bibliográfica:
CARRARO, Wendy Beatriz Witt Haddad; BEHR, Ariel . Operacionalização da atividade discente na EaD. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 109 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).
Resumo:
A disciplina Instrumentalização para o Ensino a Distância integra a programação do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, oferecido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Da mesma forma como ocorreu com a disciplina ministrada em caráter pioneiro pela Professora Mára Lúcia Fernandes Carneiro em 2009/1, esta edição da disciplina tem o escopo de apresentar os instrumentos necessários para implementar o ensino a distância, proporcionando aos alunos a possibilidade de exploração e apropriação do uso dos recursos disponíveis no ambiente virtual adotado pelo curso, ou seja, a Plataforma MOODLE.
Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/163934
Psicopedagogia e TICs
Referência Bibliográfica:
REAL, Luciane Magalhães Corte; MARQUES, Tânia Beatriz Iwaszko (Org.). Psicopedagogia e TICs. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2016. 218 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Fruto do trabalho realizado no curso de Especialização em Psicopedagogia e TICs, o livro conta com textos de docentes, técnicas e tutores do curso, que buscam compartilhar experiências e reflexões visando trazer subsídios para pensar as questões psicopedagógicas a partir das contribuições das Tecnologias da Informações e da Comunicação.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/150130
Temáticas rurais: do local ao regional

Referência Bibliográfica:
VERDUM, Roberto. Temáticas rurais: do local ao regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 65 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Com este material didático, você vai encontrar um suporte para desenvolver os trabalhos propostos que tratam de duas categorias de análise do espaço geográfico: a paisagem e a região. A proposta de trabalho visa problematizar as questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à realidade agrária em duas escalas espaciais: a local e a regional. Nesse sentido, você vai poder realizar uma primeira abordagem de temas relevantes da sua realidade local e regional, assim como compreender as abordagens teórico-metodológicas de interesse compartilhado. Como fundamentos, podem-se destacar o estudo da problemática do desenvolvimento rural, a caracterização da realidade agrária e a identificação dos fatores limitantes e das potencialidades locais e regionais.

Link para acesso ao livro no LUMEhttp://hdl.handle.net/10183/163907


 

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