-->
Você está aqui: Página Inicial SERVIÇOS SEAD Publicações Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias

Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias

A Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias propõe a publicação de obras no campo de conhecimento da EaD e domínios correlatos com temas e discussões que perpassem, dialoguem, se articulem, problematizem e se tornem objeto de interesse, de pesquisa e de (re)elaboração de todos quanto se interessarem pela temática mais ampla do ensino e sua vinculação com a inserção das tecnologias nas práticas educacionais.

Considera-se a Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias um fértil celeiro de oportunidades para avançar nas políticas e conquistas institucionais no campo da EaD, gerando e divulgando conhecimentos e inovação na área, aperfeiçoando práticas no âmbito dos processos de ensino-aprendizagem, retroalimentando a permanente reflexão que qualifica a prática e colaborando de forma efetiva e qualificada para o desenvolvimento das ações de EaD na UFRGS, no estado do Rio Grande do Sul e em todo o país onde a Universidade atua.

Em outubro de 2016, algumas funções exercidas pelo antigo Comitê Editorial passaram a ser exercidas então pela Coordenação da Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias, com a seguinte composição:

Laura Wunsch – Vice-Secretária de Educação a Distância da UFRGS

Gabriela Trindade Perry – Professora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
Tanara Forte Furtado – Supervisora Pedagógica do Centro de Formação Continuada de Professores da PROGRAD da UFRGS
Marcello Ferreira – Professor da Universidade Federal do Pampa

Tipo e formato das publicações: Livros, coletâneas, materiais didáticos, entre outros, nos formatos e-book e impresso.

Processo de submissão: Os autores deverão enviar o Manuscrito em arquivo de texto, por e-mail (laura.wunsch@sead.ufrgs.br) juntamente com um Parecer de professor ou pesquisador da área de conhecimento da obra. Também, é necessário o envio da Ficha de InformaçõesAutorização do Autor ou Autorização dos Organizadores para publicação do material no Lume, depois de finalizado.

A Coordenação da Série avaliará as obras submetidas, que, se aprovadas, serão encaminhadas ao Comitê Editorial da Editora da UFRGS e ao Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) para revisão textual, editoração/diagramação, e demais procedimentos.

Os autores deverão indicar um e-mail e telefone de contato para eventuais esclarecimentos da equipe de produção/revisão.

Entidade parceira:

Editora UFRGS

Estes são os livros publicados no âmbito da Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias:

2017

Economia e ambiente
Referência Bibliográfica:
DAL FORNO, Marlise Amália Reinehr; FERNANDEZ, Sarita Mercedes. Economia e Ambiente. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 66 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro introduz a discussão sobre a relação da economia com a natureza na modernidade, apresentando a evolução do debate sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento, com enfoque na questão da sustentabilidade. Também são discutidos outros tópicos que promovem o aprofundamento dos conteúdos. Tais tópicos abordam a economia ambiental e a economia ecológica, os mercados ambientais, a teoria das externalidades ambientais, além da valoração, da precificação e dos métodos de valoração de recursos naturais.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169197
Ler ou não ler: drama ou desafio? Formação continuada para professores de classes iniciais da rede pública de ensino
Referência Bibliográfica:
FOLBERG, Maria Nestrovsky; PAIM, Rose Maria de Oliveira. Ler ou não ler: drama ou desafio? Formação continuada para professores de classes iniciais da rede pública de ensino. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 170 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
É da dialética entre Psicanálise e Educação e de suas possibilidades de interlocução que surgiu a concepção do Curso Ler ou não Ler: Drama ou Desafio? Formação Continuada para Professores de Classes Iniciais, dentro do trabalho desenvolvido pelo NEPPE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação, Núcleo esse por sua vez gestado e nascido na Linha de Pesquisa Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação, integrante do PPG-Edu – Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169674
Pesquisa e análise de dados : problematizando o rural e a agricultura numa perspectiva científica
Referência Bibliográfica:
KÜHN, Daniela Dias. Pesquisa e análise de dados: problematizando o rural e a agricultura numa perspectiva científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 96 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
A realização de uma pesquisa envolve uma série de etapas e de processos que permitem que os estudantes e pesquisadores, a partir do reconhecimento de alguma situação interessante, sejam capazes de configurar um objeto e de analisá-lo, considerando também o contexto em que o interesse emerge. A identificação, seleção, organização e análise dos dados que ajudam a interpretação do problema de pesquisa constituem etapas importantes de um trabalho científico.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169165
Socioeducação: fundamentos e práticas
Referência Bibliográfica:
CRAIDY, Carmem Maria; SZUCHMAN, Karine. Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2017. 265 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro é parte de uma longa caminhada de extensão e pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que começou em 1997, quando a UFRGS inicia como unidade de execução de medida socioeducativa de Presta- ção de Serviços à Comunidade (PSC). Trabalho que ampliou sua ação nos últimos anos com a integração com o Grupo 10 do Serviço de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito, o tradicional SAJU, e o Projeto Estação Psi do Instituto de Psicologia. A integração dos três programas resultou no PIPA – Programa Interdepartamental de Práticas com Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei, núcleo da PROREXT aprovado pelo CONSUN da Universidade.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/169662

2016

Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade
Referência Bibliográfica:
DAL SOGLIO, Fábio; KUBO, Rumi Regina. Desenvolvimento, agricultura e sustentabilidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 206 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Este livro foi preparado para enriquecer o acervo de textos originais de apoio aos alunos da disciplina Agricultura e Sustentabilidade, oferecida no Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural – PLAGEDER da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele dá continuidade à publicação de um primeiro volume, publicado em 2009, que tinha o escopo inicial de disponibilizar para os alunos do curso revisões atualizadas de artigos acadêmicos que versassem sobre temáticas relacionando a agricultura como um todo – e não exclusivamente seu recorte produtivo – com as perspectivas de desenvolvimento sustentável. Aquela primeira publicação não tinha a pretensão de esgotar a temática, e tampouco a de se constituir como referência para fora do curso.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/163891
Introdução à gestão de organizações

Referência Bibliográfica:
SCHULTZ, Glauco. Introdução à gestão de organizações. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 159 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:

Ao se estudar gestão de organizações, é necessário fazer delimitações, selecionando e priorizando características e dimensões que determinam a complexidade do contexto organizacional. No presente manual didático, Introdução à gestão de organizações, serão abordadas as dimensões interna e externa das organizações, ou seja, respectivamente, a estrutura organizacional e o ambiente organizacional.

Link para acesso ao livro no LUMEhttp://hdl.handle.net/10183/150140


Introdução às teorias do desenvolvimento

Referência Bibliográfica:
NIEDERLE, Paulo André; RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. Introdução às teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 118 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
As teorias do desenvolvimento ganharam grande importância política e social após a Segunda Guerra Mundial. As negociações que objetivavam o estabelecimento de organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), visando a consolidação de uma governança global para o novo contexto geopolítico do pós-guerra, a formulação de acordos internacionais para o crescimento do comércio internacional, sobretudo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), e a fundação do Banco Mundial com vistas à reconstrução dos países devastados pelo conflito revelam que o cenário se havia tornado propício a uma espécie de compromisso global em nome da estabilidade econômica pró-crescimento.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/163909

Operacionalização da atividade discente na EaD
Referência Bibliográfica:
CARRARO, Wendy Beatriz Witt Haddad; BEHR, Ariel . Operacionalização da atividade discente na EaD. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 109 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).
Resumo:
A disciplina Instrumentalização para o Ensino a Distância integra a programação do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, oferecido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Da mesma forma como ocorreu com a disciplina ministrada em caráter pioneiro pela Professora Mára Lúcia Fernandes Carneiro em 2009/1, esta edição da disciplina tem o escopo de apresentar os instrumentos necessários para implementar o ensino a distância, proporcionando aos alunos a possibilidade de exploração e apropriação do uso dos recursos disponíveis no ambiente virtual adotado pelo curso, ou seja, a Plataforma MOODLE.
Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/163934
Psicopedagogia e TICs
Referência Bibliográfica:
REAL, Luciane Magalhães Corte; MARQUES, Tânia Beatriz Iwaszko (Org.). Psicopedagogia e TICs. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2016. 218 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Fruto do trabalho realizado no curso de Especialização em Psicopedagogia e TICs, o livro conta com textos de docentes, técnicas e tutores do curso, que buscam compartilhar experiências e reflexões visando trazer subsídios para pensar as questões psicopedagógicas a partir das contribuições das Tecnologias da Informações e da Comunicação.

Link para acesso ao livro no LUME: http://hdl.handle.net/10183/150130
Temáticas rurais: do local ao regional

Referência Bibliográfica:
VERDUM, Roberto. Temáticas rurais: do local ao regional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 65 p. (Série Ensino, Aprendizagem e Tecnologias).

Resumo:
Com este material didático, você vai encontrar um suporte para desenvolver os trabalhos propostos que tratam de duas categorias de análise do espaço geográfico: a paisagem e a região. A proposta de trabalho visa problematizar as questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à realidade agrária em duas escalas espaciais: a local e a regional. Nesse sentido, você vai poder realizar uma primeira abordagem de temas relevantes da sua realidade local e regional, assim como compreender as abordagens teórico-metodológicas de interesse compartilhado. Como fundamentos, podem-se destacar o estudo da problemática do desenvolvimento rural, a caracterização da realidade agrária e a identificação dos fatores limitantes e das potencialidades locais e regionais.

Link para acesso ao livro no LUMEhttp://hdl.handle.net/10183/163907


Av. Paulo Gama, 110 - Anexo III - Sala 213
CEP 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3308-3885 - sead@ufrgs.br