Mestrando pesquisa o aprendizado de peças de violão com afinações não usuais

Em entrevista para a Rádio da Universidade, João Souza fala sobre estratégias de estudo de obras com scordaturas
Foto: Ana Giollo/UFRGS

Nesta edição do Ciência 1080, Ana Giollo conversa com o aluno de mestrado em Práticas Interpretativas do Programa de Pós Graduação em Música da UFRGS João Souza. João é orientado pelo professor de violão Daniel Wolff e fala sobre sua dissertação “Estratégias de estudo para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais: um estudo com violonistas”, defendida em abril deste ano.

Na entrevista, João explica o que é a scordatura e quais as dificuldades em executar peças em diferentes afinações. Fala, também, sobre os processos metodológicos utilizados em sua pesquisa e sobre o trabalho com os violonistas.

 

Dissertação

Título: Estratégias para o aprendizado de obras com scordaturas não usuais: um estudo com violonistas
Autor: João Souza
Orientador: Daniel Wolff
Unidade: Programa de Pós-Graduação em Música

Leia também: